PB INFORMA

Notícias da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Noticias

Nunca houve uma garota possuída pelo demônio como Regan

Nunca houve uma mulher como Gilda. Nunca houve um Tarzan como Johnny Weissmuller. Nunca houve um James Bond como Sean Connery. Pois é. Nem nunca houve uma menina possuída pelo demônio como Regan. Lembrei dela porque a atriz, Linda Blair, acabou de fazer 65 anos.

Regan é a personagem central de O Exorcista. Uma garota de 14 anos possuída pelo demônio. O filme dirigido por William Friedkin é de 1973. Levou para a tela o best seller de William Peter Blatty.

O Exorcista foi lançado nos Estados Unidos no final de 1973. Chegou aos cinemas brasileiros um ano depois, um pouco antes do Natal de 1974. Quando realizou O Exorcista, o cineasta William Friedkin vinha do grande êxito de Operação França, vencedor do Oscar.

Esta é Linda Blair no papel de Regan. 1973, 14 anos. Uma menina doce, filha de uma atriz, que, uma vez possuída pelo demônio, se transforma numa figura assustadora. Blair se projetou internacionalmente através de O Exorcista, mas não conseguiu construir uma carreira de sucesso.

Quando O Exorcista chegou ao Brasil. as pessoas enfrentavam filas quilométricas para ver o filme, proibido para menores de 18 anos. Os exibidores botavam ambulância na frente do cinema para atendimento dos espectadores que passassem mal durante a projeção. Marketing. Puro marketing.

Se o livro de William Peter Blatty era um best seller, o filme de William Friedkin era um sucesso absoluto. Mas a crítica não gostou muito. Acredito que houve uma reação preconceituosa ao êxito comercial. 50 anos depois, O Exorcista é considerado um grande filme de terror e um dos clássicos do gênero.

O cinema de terror feito atualmente é mais explícito, além de tecnicamente mais bem acabado. Só que carece de elementos subjetivos que há em O Exorcista e que mexem muito mais com o medo do espectador.

Max Von Sydow tinha 54 ans quando fez o padre Merrin, chamado para o exorcismo. Ator predileto de Ingmar Bergman, Sydow é o cara que, na juventude, jogou xadrez com a morte no clássico O Sétimo Selo.

Ellen Burstyn tinha 41 anos quando fez Chris MacNeil, a mãe da menina endemoniada. Em 2022, aos 90, apareceu em O Exorcista – O Devoto, sequência do filme de 1973. Ao contrário de Blair, Burstyn tem longa e profícua carreira.

Presença notável no elenco de O Exorcista é a de Lee J. Cobb, no papel do policial. Coob tinha 61 anos quando atuou em O Exorcista e, oriundo do Actors Studio, já era uma lenda do cinema americano.

Linda Blair contracenou com Burt Lancaster em O Exorcista 2 – O Herege, sequência de O Exorcista. Também atuou num dos filmes da franquia Aeroporto, muito populares nos anos 1970. Aos 65 anos, protetora de animais, não faz cinema há mais de uma década.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *