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Veja as cores que representam as campanhas de conscientização de cada mês do ano

Com a chegada de 2024 também se iniciam as campanhas de conscientização que se tornam o foco de ações de saúde e de serviço voltadas para a população. O Jornal da Paraíba trouxe algumas delas e as cores que são escolhidas para cada campanha.

Durante o ano, cores como roxo, amarelo e azul podem representar mais de uma campanha de conscientização. Confira algumas das campanhas que acontecem ao longo do ano abaixo:

Janeiro

Branco

O primeiro mês do ano não podia começar com uma cor diferente. A campanha do Janeiro Branco visa chamar a atenção para a Saúde Mental e Emocional das pessoas e instituições humanas.

Esse mês foi escolhido, de acordo com o Instituto Janeiro Branco, por inspirar as pessoas a fazerem reflexões acerca das suas vidas, das suas relações, dos sentidos que possuem, dos passados que viveram e dos objetivos que desejam alcançar no ano que se inicia.

Roxo

Já a campanha do Janeiro Roxo tem como foco a conscientização e combate à Hanseníase. O mês recebeu essa cor, porque dia 26 de janeiro é o Dia Mundial Contra a Hanseníase.

Janeiro Roxo conscietiza sobre o diagnóstico da hanseníase. Foto: Freepik

A hanseníase é uma doença contagiosa que atinge os nervos e uma de suas principais sequelas é a perda de sensibilidade da pele. A comorbidade pode ser controlada e seu tratamento é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Fevereiro

Roxo

A cor roxa continua em alta em fevereiro. Neste mês, a campanha busca conscientizar a população sobre o Lúpus, a Fibromialgia e o Mal de Alzheimer.

Laranja

Além do roxo, a cor laranja se faz presente no mês de fevereiro, essa campanha busca conscientizar a população sobre a Leucemia, uma doença nos glóbulos brancos e, geralmente, tem origem desconhecida.

A campanha também frisa a importância da doação de medula óssea. A doação é muito importante, pois a cada cem mil pacientes, apenas um doador é compatível.

Março

Azul Marinho

O mês de fevereiro traz consigo a campanha Março Azul-Marinho, que visa conscientizar a população contra o câncer colorretal, também conhecido como câncer de intestino. No Brasil, essa comorbidade é o terceiro câncer mais incidente na população em geral e ocupa a segunda posição tanto entre homens quanto em mulheres. São, aproximadamente, 40 mil novos casos diagnosticados por ano.

Lilás

O mês de março também marca a campanha do Março Lilás de conscientização e prevenção do câncer de colo do Útero.

Abril

Azul

A cor azul representa a campanha de conscientização sobre o Autismo. O “Abril Azul” foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas, ONU, como uma forma de conscientizar as pessoas sobre o autismo, assim como dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma em cada 160 crianças no mundo tem TEA.

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, o TEA é um transtorno de desenvolvimento neurológico, caracterizado pela dificuldade de comunicação e/ou interação social.

Lei garante que pessoas com transtorno do espectro autista sejam atendidos primeiro. Foto: divulgação.

Verde

Aparecendo pela primeira vez nesta lista, o verde representa a campanha de prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. A iniciativa busca sensibilizar trabalhadores, empresários, sindicatos e governos sobre a necessidade de se investir em políticas e práticas que garantam um ambiente de trabalho seguro e saudável.

O movimento surgiu como uma forma de lembrar o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho, que é celebrado no dia 28 de abril.

Maio

Amarelo

A campanha do Maio Amarelo tem como objetivo alertar a população para o alto índice de mortes e feridos no trânsito no Brasil, e em todo mundo. Colocando em evidência também o tema da segurança no trânsito.

A campanha começou em 11 de maio de 2011, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito, e, com isso, tornando o mês de maio a referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza, e um único momento, no primeiro semestre de cada ano.

Junho

Vermelho

A campanha do Junho Vermelho celebra o Dia Mundial do Doador de Sangue (14 de junho) e tem o intuito de sensibilizar a população em prol dessa causa e de agradecer àqueles que doam um pouco de si para salvar vidas.

Os critérios básicos para a doar sangue são:

  • Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal);
  • Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.
  • Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (serão aceitos documentos digitais com foto).
  • Pesar no mínimo 50 kg.
  • Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.
  • Estar alimentado (evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue. Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas).
Foto: Herbert Clemente

Julho

Amarelo

No sétimo mês do ano, prevalece a campanha do “Julho Amarelo” que alerta sobre as hepatites virais. Essa campanha foi instituída no Brasil pela Lei nº 13.802/2019 e tem por finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais, que são causadas por vírus classificados pelas letras A, B, C, D e E.

Nem sempre a doença apresenta sintomas, mas quando aparecem, estes se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

A principal forma de prevenção das hepatites se dá pela vacinação que pode ser encontrada de forma gratuita pelo SUS.

Agosto

Dourado

Chegou a vez dos tons metálicos, o mês de agosto inicia com a campanha “Agosto dourado“. O mês de agosto foi instituído como o mês do Aleitamento Materno no Brasil pela Lei nº 13.435/2017.

Durante esse período, ações são feitas para a conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno. O nome Agosto Dourado veio do padrão ouro de qualidade dado ao aleitamento materno, além de simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação.

O mês de agosto foi instituído como o mês do Aleitamento Materno no Brasil pela Lei nº 13.435/2017. Amamentação (Foto: Freepik)

Setembro

Verde

A cor verde volta a aparecer, em setembro desta vez e destacando a importância da doação de órgãos. a iniciativa também consiste em conscientizar e incentivar a doação de órgãos.

Amarelo

No mês de setembro também ocorre a campanha do “Setembro Amarelo”, que é dedicada a prevenção do suicídio. A iniciativa teve início em 2015 e visa conscientizar a população sobre o sucídio e prevenir seu acontecimento.

Outubro

Rosa

No mês de outubro se destaca a campanha “Outubro Rosa” que tem como principal objetivo conscientizar a população sobre a prevenção do câncer de mama. Veja quais são os principais sintomas:

  • Caroço na mama;
  • Mamilo retraído;
  • Pele da mama avermelhada;
  • Algum nódulo na axila;
  • Saída de secreção nos mamilos.

A Sociedade Brasileira de Mastologia e outras sociedades recomendam que a mamografia seja realizada anualmente em mulheres a partir dos 40 anos.

A campanha do Outubro Rosa, em que as informações sobre o câncer de mama são intensificadas, pode ajudar as mulheres a descobrirem a doença e iniciar o tratamento imediatamente.

A campanha”Outubro Rosa” marca o mês de outubro. Foto: Freepik

Novembro

Azul

O penúltimo mês do ano traz consigo a campanha do “Novembro Azul“, que tem como objetivo sensibilizar e conscientizar a população masculina em relação aos cuidados com a saúde e a importância da realização dos exames de prevenção contra o câncer de próstata que é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma).

A iniciativa internacional “Novembro Azul” teve origem na Austrália no ano de 2003 e foi comemorado no Brasil pela primeira vez em 2008. O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata é no dia 17 de novembro.

Dezembro

Vermelho

No mês de dezembro acontece a campanha do “Dezembro Vermelho”, tendo como foco a prevenção e tratamento do vírus da Aids, HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

O diagnóstico da infecção pelo HIV é feito a partir da coleta de sangue venoso ou digital (ponta do dedo), para realização de testes rápidos ou laboratoriais que detectam os anticorpos contra o HIV. Com os testes rápidos é possível obter um resultado em cerca de 30 minutos.

Terceiro paciente que recebeu transplante de células-tronco foi curado do HIV

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