PB INFORMA

Notícias da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Noticias

o que fazer para viajar de avião com seu pet

Final de ano chegando e com ele o verão, férias e as esperadas viagens!

Muitas pessoas deixam de viajar de avião por causa de seus pets, mas é possível inseri-los na programação de viagens, desde que eles preencham os requisitos necessários que variam de acordo com a companhia aérea escolhida.

Algumas regras são obrigatórias em todas as companhias, como o atestado de saúde, fornecido pelo médico veterinário contendo os dados do animal e do tutor e o comprovante da vacinação antirrábica atualizada, contendo o carimbo e a assinatura do médico veterinário.

Fique atento aos prazos na hora de organizar a documentação do seu pet –  o atestado de saúde só é válido por 10 dias após emissão e a vacina contra raiva deverá estar atualizada, ou seja, com menos de 1 ano de administrada se for a dose de reforço e, para primeira dose, as companhias só autorizam o embarque após no mínimo 21 dias após administração.

Para que seu pet viaje na cabine junto com você também existe um limite de peso, que pode variar entre 7 a 10 kgs, já incluindo a caixa transporte, que deve ser comprada seguindo as orientações da companhia aérea. Cães de médio a grande porte não podem viajar na cabine, mas podem embarcar no porão na mesma aeronave que seu tutor, dependendo da disponibilidade de vagas no voo.

Por questões de segurança para o animal, a maioria das companhias aéreas não permite que cães e gatos braquicefálicos como bulldog francês, shih-tzu, bullmastiff, himalaio e persa embarquem no porão.

Para destinos internacionais, é necessário apresentar um certificado de saúde internacional, microchip e verificar se o país de destino possui alguma outra exigência – recomenda-se planejar com certa antecedência porque, dependendo do país, o processo para liberação da viagem levar meses.

Dicas importantes para quem quer viajar com seu pet

– Em primeiro lugar, faça uma avaliação sobre o comportamento do seu pet. Uma viagem irá deixá-lo estressado? Ele consegue ficar bem em locais desconhecidos? Ele tem o hábito de latir excessivamente? Ele sabe se portar em locais petfriendly? Ele tem o hábito de passear?

– Escolha o destino e a programação pensando em locais onde seu pet poderá estar junto com você. Pesquise hotéis, restaurantes, transportes, pontos turísticos que permitam a entrada de seu peludo. Tenha em mãos também alguns contatos de clínicas veterinárias para uma possível emergência.

– Selecione a companhia, entre em contato e fique a par de toda a documentação exigida. Faça sua reserva e de seu cãozinho com antecedência e esteja com toda a documentação pronta pelo menos uma semana antes da viagem.

– Lembre-se de manter no seu pet uma coleira com plaquinha de identificação com o número do seu celular; assim, em caso de fuga, será mais fácil contactá-lo quando alguém o encontrar.

– Se tem a intenção de viajar com seu pet é fundamental treiná-lo para usar a caixa de transporte, fazendo associações positivas e de forma gradativa, para que seu pet fique calmo durante o voo.

– Leve tudo que será necessário para seu pet; alimentação, produtos de higiene, mordedores/brinquedo e, se possível, peça  a seu veterinário uma indicação do que você poderia levar para primeiros socorros.

Malas prontas, pet na guia e aproveite suas férias!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *