PB INFORMA

Notícias da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Noticias

TRE marca, finalmente, data do julgamento de laranjas de Campina Grande

Demorou muito. Depois de quinze meses da decisão de 1ª instância, que reconheceu a existência de candidaturas laranjas no União Brasil nas eleições de 2020, em Campina Grande, cassando os mandatos de dois vereadores, o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) marcou data para julgamento: os processos entraram na pauta do próximo dia 30, segunda-feira.

Semana passada o relator do caso negou um pedido feito pela legenda e os vereadores Dinho Papaléguas e Waldeny Santana para que o processo fosse ‘baixado’, sob a alegação de que áudios periciados pela Polícia Federal não teriam sido anexados ao procedimento.

O magistrado sustentou que, há muito tempo, as provas estão disponíveis para análise das partes. O pedido era, é preciso dizer, protelatório. 

Na próxima segunda-feira irá a julgamento não apenas o processo que cassou Waldeny e Dinho.

A análise será feita em bloco, com o julgamento de outras ações que também apuram a existência de candidaturas fictícias – mas foram julgadas improcedentes em 1ª instância.

O caso do União Brasil é bem mais complicado para as defesas. Além da decisão procedente em primeira instância há, também, um parecer do Procuradoria Regional Eleitoral (PRE), desde abril, opinando pela manutenção da cassação.

Se o TRE mantiver o mesmo entendimento firmado em outros julgamentos… há uma tendência enorme de manutenção da decisão de 1º grau. Finalmente o processo entrou na pauta do TRE.

Câmara Municipal de Campina Grande. Foto: divulgação/cmcg

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *