PB INFORMA

Notícias da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Noticias

Três parlamentares da Paraíba vão relatar Orçamento Geral da União para 2024

Três parlamentares da bancada federal da Paraíba foram designados relatores setoriais do Projeto de Lei Orçamentária para 2024. O senador Efraim Filho e os deputados federais Ruy Carneiro (PSC) e Wilson Santiago (Republicanos) vão atuar na análise da primeira peça orçamentária enviada pelo governo Lula.

O texto será debatido na Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização do Congresso Nacional, que tem a senadora Daniella Ribeiro (PSD) como presidente.

O senador Efraim Filho (União) vai relatar a área temática ‘Ciência & Tecnologia e Comunicações’ e o deputado federal Wilson Santiago (Republicanos) foi designado para a área temática ‘Justiça e Segurança Pública’.

Já Ruy Carneiro vai relatar a Área Temática Poderes de Estado e Representação, que trata do orçamento anual da Presidência da República, Ministério de Relações Exteriores, Controladoria-Geral da União, Gabinete da Vice-presidência da República, Advocacia-Geral da União. Também compõe a área 16 os órgãos do Poder Legislativo, Poder Judiciário, Procuradoria Geral da União e Defensoria Publica da União.

“Essa convocação é reflexo do trabalho sério e incansável que tenho desempenhado no Congresso. Estou consciente da grande responsabilidade que tenho, mas essa construção será feita com muito estudo, diálogo e ouvindo os representantes da sociedade e integrantes de todos os poderes”, assegurou Ruy.

O texto-base, enviado ao Congresso pelo Governo Federal, será fundamental para conduzir todas as tratativas, afirmou o deputado. “A base de informações enviada ao Congresso pelo Governo Federal será o ponto de partida para fundamentação de todas as tratativas. Eles já reconheceram a importância do nosso trabalho na votação da PEC da Transição e do novo arcabouço fiscal. Tenho certeza que vamos conseguir superar as dificuldades e priorizar as questões sociais e econômicas para o país conseguir avançar”, enfatizou Ruy.

LOA 2024

A LOA prevê as receitas e fixa as despesas do governo federal para o ano seguinte, indicando quanto será aplicado em cada área e de onde virão os recursos. Para 2024, a LOA estima R$ 5.54 trilhões em receitas e fixa a despesa em igual valor.

Entre outros itens, a LOA:

– Projeta parâmetros macroeconômicos, como o Produto Interno Bruto (PIB), a inflação e a taxa de juros;
– Prevê a arrecadação do governo com tributos e outras fontes de recursos;
– Define metas para a política fiscal – medidas que o governo toma para equilibrar suas despesas e receitas;
– Define os valores que a União poderá usar para investimentos e financiamentos, por área;
– Define despesas determinadas por sentenças judiciais, chamadas precatórios;
– Lista as obras e serviços com indícios de irregularidades graves.

Depois de aprovado, o projeto do Orçamento volta ao Executivo para a sanção pelo presidente da República, transformando-se em lei. A partir desse momento, inicia-se a fase de execução, que é a liberação das verbas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *