PB INFORMA

Notícias da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Noticias

Prefeitura realiza ação ‘Saúde + Perto Mulher’ em Mangabeira

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza no próximo sábado (7) o ‘Saúde + Perto Mulher’, em alusão ao Outubro Rosa. A ação é voltada ao público feminino e acontecerá a partir das 8h, na Escola Municipal Índio Piragibe, no bairro de Mangabeira.

Até as 16h, a Secretaria de Saúde estará ofertando atendimento com mastologista e ginecologista, coleta de citológico, planejamento familiar, orientações e roda de conversa sobre saúde da mulher, realização de testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e práticas integrativas, além de serviços de beleza como corte de cabelo e esmaltação das unhas. A SMS também estará com um ponto de vacinação no local, sendo este serviço ofertado a toda a população.

“O cuidado com a saúde da mulher é uma rotina em nossos serviços, mas neste mês de outubro intensificamos esse cuidado e, diante disso, estaremos realizando a ação Saúde + Perto, que é sempre um sucesso junto aos nossos usuários, mas desta vez, teremos serviços pensados exclusivamente no cuidado com a saúde da população feminina. Para isso teremos uma estrutura montada para o acolhimento das nossas mulheres com serviços especializados e um cuidado integral”, destaca a secretária executiva de Saúde, Janine Lucena.

Outras ações – Ao longo do mês, as Unidades de Saúde da Família e Policlínicas Municipais estarão realizando ações que envolvem a realização de exames, inserção de DIU, coleta de citológico, encaminhamento para a mamografia, palestras, rodas de conversa, testes rápidos, atualização da caderneta de vacinação e práticas integrativas.

Neste mês de outubro, no Instituto Cândida Vargas (ICV) e no Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) as consultas com mastologistas estão acontecendo por livre demanda, ou seja, basta que a mulher compareça ao ambulatório de uma dessas unidades hospitalares, de segunda a sexta-feira, no turno da manhã, a partir das 7h. Para o atendimento é necessário estar portando documento de identidade com foto, cartão SUS e comprovante de residência. Também é orientado que a mulher leve para a consulta o exame já realizado.

Para ter acesso à mamografia, a mulher, a partir de 40 anos, deve passar pela Unidade de Saúde da Família (USF) onde receberá o encaminhamento para o exame, que poderá ser realizado indo diretamente aos seguintes serviços: Centro Especializado no Diagnóstico do Câncer (CEDC), Hospital São Vicente, Hospital Laureano ou Hospital Universitário (HU).

No dia 21 de outubro (sábado), no ICV e HMSI, será realizado um mutirão de histeroscopia diagnóstica para identificar miomas e pólipos.

Outubro Rosa – É um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, criado no início da década de 1990. A data, celebrada anualmente, tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

No Brasil, em 2018, a Lei nº 13.733 instituiu o mês de conscientização sobre o câncer de mama, o Outubro Rosa. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer, na população feminina.

Serviço
A Escola Municipal Índio Piragibe está localizada na Rua Beatriz Maria de Oliveira, s/n°, em Mangabeira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *