PB INFORMA

Notícias da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Noticias

Espetáculo ‘A Vela’ será apresentado no Teatro Santa Roza com atores Herson Capri e Leandro Luna

Os atores Herson Capri e Leandro Luna estão em João Pessoa para apresentar o espetáculo “A vela”. A peça será encenada neste sábado (16), no Teatro Santa Roza, às 19h, dentro da programação do Festival Centro em Cena, realizado pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), com apoio do Governo da Paraíba. Após a apresentação, haverá um bate-papo com os artistas. No domingo (17), o espetáculo será reapresentado no mesmo horário. A entrada é gratuita com vagas limitadas.

“É uma felicidade grande para nós receber um espetáculo com essa qualidade e importância no nosso projeto Centro em Cena. Entendemos que essa é uma forma de estimular, valorizar e dinamizar a cena teatral de João Pessoa. Ter um espetáculo com essa importância só valoriza e legitima ainda mais o nosso festival”, comemora o diretor-executivo da Funjope, Marcus Alves.

Escrita por Raphael Gama, com direção de Elias Andreato, ‘A Vela’ fala sobre reconciliação familiar e conta a história do pai, um professor aposentado, que expulsou o filho de casa por não aceitar a sua orientação sexual. Vinte anos depois eles se reencontram. O filho agora é uma drag queen e eles têm o tempo de uma vela se consumir para acertarem as diferenças.

“É uma história contada com delicadeza para que o espectador possa se identificar com os personagens. O nosso objetivo é mergulhar numa relação verdadeiramente teatral e humana. O teatro sempre será a arena necessária para debater todas as formas de preconceitos”, conta o diretor Elias Andreato.

O ator Leandro Luna também fala sobre a peça. “É muito importante, principalmente nos dias de hoje, estarmos em constante discussão sobre as diferenças e estimularmos a tolerância e o respeito ao próximo. Vivemos tempos muito polarizados, onde o conceito de moral e conservadorismo tem alimentado a sociedade com discursos odiosos, segregacionistas, em vez de criar o diálogo respeitoso e democrático. Precisamos, através da arte, propor o discurso de temáticas que incentivem o respeito entre os indivíduos, principalmente, a partir do ponto de vista da educação familiar.”

Herson Capri ressalta a atualidade do tema. “A peça discute preconceito, acolhimento e a relação familiar de uma forma inteligente e sensível. Os preconceitos estão por aí, à nossa volta, o tempo todo. Convivemos, de uma forma ou outra, com pessoas conservadoras e até negacionistas. Acho que a arte tem o dever de abordar os temas que tocam e afligem a sociedade. Acolher as diferenças é um deles. E negá-las, também é preciso ser discutido.”

O escritor Raphael Gama ressalta: “A Vela não é sobre mocinhos e bandidos, não é sobre vítimas e vilões. É sobre algo que todos nós conhecemos intimamente. É sobre família e amor. Sobre erros humanos. Sobre conflito de gerações e de identidades. E a importância do diálogo em tempos tão odiosos. Mais do que falar sobre quaisquer tabus ou polêmicas, quando falamos sobre amor falamos sobre reflexão e cura,” conclui.

Convites – A entrada é gratuita, mas o público precisa retirar os convites para o espetáculo na bilheteria do teatro, no dia das apresentações, das 10h às 12h. Será liberado um convite por CPF.

Centro em Cena – Centro em Cena – O Festival, realizado pela Fundação Cultural da Prefeitura de João Pessoa (Funjope), acontece de 15 a 20 de setembro, envolvendo culturas populares, artistas locais, circo e dança. A programação completa pode ser conferida neste link.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *