PB INFORMA

Notícias da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Noticias

estruturas subterrâneas originais do Cruzeiro são encontradas no Centro Cultural São Francisco

As estruturas subterrâneas originais do Cruzeiro do Centro Cultural São Francisco, em João Pessoa, foram encontradas debaixo do calçadão por restauradores e arqueóloga durante o processo de restauração do projeto Caminhos da Fé.

A primeira etapa deste projeto é a restauração do Cruzeiro, que data do século XVIII. Os restauradores não sabem ao certo, mas, se a estrutura for oca, ele pesa cerca de 160 toneladas. Caso o Cruzeiro for feito de pedra maciça, o monumento ultrapassa as 400 toneladas.

>> Como doar ao projeto ‘Caminhos da Fé’

Segundo o restaurador Jorge Eduardo, o cruzeiro não apresenta nenhuma fissura, o que significa que, além de ser bem construído, o terreno em que o Cruzeiro está é sólido.

Antes de começar a obra, os restauradores perceberam que a estrutura vista do Cruzeiro não poderia terminar na linha do solo em que se encontra nos dias de hoje. Por isso, uma escavação foi feita, e uma arqueóloga percebeu que a base do cruzeiro continua mais abaixo.

Além disso, foram encontradas pedras que fazem parte do pavimento original da construção. O restaurador explica que, com essa descoberta, é possível ter a noção de que não houve um erro construtivo no século XVIII e sim que, quando o pavimento atual do centro Cultural São Francisco foi feito, o nível do solo do local foi elevado, assim cobrindo a base do Cruzeiro.

Os restauradores irão estudar junto com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) o que fazer com esse achado.

Relógio solar do Centro Cultural São Francisco, em João Pessoa. Foto: reprodução/TV Cabo Branco.

Futuras restaurações

Após o Cruzeiro, outras quatro estruturas serão restauradas, e esse trabalho deve demorar um ano e meio.

De acordo com o diretor do Centro Cultural São Francisco, o padre Marcondes Meneses, a segunda parte do projeto será a restauração do adro, que comporta os muros laterais com azulejos portugueses.

Já a terceira fase será a restauração da fachada da igreja e, por fim, a quarta parte será a restauração do relógio solar e a fonte.

O Caminhos da Fé é um projeto para restaurar igrejas do Centro Histórico de João Pessoa. O projeto está sendo custeado com recursos direcionados por agentes públicos, empresas e pessoas físicas.

É possível doar para o projeto ‘Caminhos da Fé’ por dois caminhos diferentes. O primeiro, através do PIX, serviço de pagamento instantâneo, pela chave [email protected].

Além disso, também é possível depositar o valor que será doado diretamente em uma conta específica para este fim. Conforme a Arquidiocese da Paraíba, o número da conta é 37650-7 e a agência, número 435, do banco Bradesco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *