Hospital Municipal Santa Isabel realiza cirurgias sem corte para retirada de pedras nos rins

Serviço estruturado

Hospital Municipal Santa Isabel realiza cirurgias sem corte para retirada de pedras nos rins

04/06/2023 | 08:00 | 303

Os usuários da rede municipal de saúde contam com um serviço pioneiro no tratamento de cálculos renais grandes. O procedimento para retirada de pedras nos rins, conhecido como nefrolitotripsia percutânea, é realizado sem corte no Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI), que integra a rede de saúde da Prefeitura de João Pessoa.

Pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o Santa Isabel é a única unidade que faz esse tipo de procedimento na Capital, voltado para cálculos volumosos de rim, ressalta o urologista Rafael Rebouças, que coordena o Serviço de Urologia do HMSI. “A cirurgia, realizada de forma minimamente invasiva, beneficia pacientes que sofrem com dor crônica ou infecções de repetição, sangramentos e que convivem com cálculos dentro do rim por muito tempo”, explicou o médico.

Ele destaca que o atendimento aos usuários foi ampliado após o serviço ser todo estruturado no hospital recentemente. “Havia uma demanda reprimida muito grande de pacientes esperando por essa cirurgia para retirada de pedra nos rins. A gente conseguiu estruturar o serviço, tornando uma cirurgia bem rotineira. Esse foi um avanço, um grande ganho, a rotina dessas cirurgias sendo feitas no SUS”, comemora Rafael Rebouças.

O médico informa que o procedimento é feito através de um furo pelas costas, por onde é inserido um aparelho para acessar o rim e remover as pedras. Geralmente, o paciente tem alta precoce, com um ou dois dias, e se recupera rápido para suas atividades.

Têm acesso ao serviço os usuários da rede municipal de saúde encaminhados pela regulação, após passarem pelas unidades de saúde da família (USFs).

  • Texto: Glaudenice Nunes Edição: Cristina Cavalcante Fotografia: Arquivo/SECOM

  • Secretarias

    sms

  • Tags

    cálculos renais grandes cirurgias hospital santa isabel minimamente invasiva pedras nos rins saúde serviço estruturado SMS SUS