PB INFORMA

Notícias da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Noticias

Crianças participam do primeiro encontro do projeto ‘Sábado Inclusivo’ no Parque Arruda Câmara

Espaço acolhedor

Crianças participam do primeiro encontro do projeto ‘Sábado Inclusivo’ no Parque Arruda Câmara

27/05/2023 | 17:30 | 95

Com uma programação dedicada à promoção da inclusão social e bem-estar de grupos específicos, o Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), administrado pela Prefeitura de João Pessoa, realizou, na manhã deste sábado (27), a primeira atividade do projeto ‘Sábado Inclusivo’ com crianças autistas. As ações vão acontecer todo último fim de semana de cada mês.

O principal objetivo da ação é abrir as portas da Bica para a inclusão, mostrando que é um ambiente que pode ser uma área de lazer, de terapia e diversão, criando um espaço acolhedor e inclusivo, onde todos possam desfrutar da beleza natural e se envolver em atividades enriquecedoras. É uma oportunidade para aprender, interagir e se divertir em um ambiente acolhedor.

De mãos dadas com seu filho, Dayse França participou da atividade e elogiou a ação da Prefeitura de João Pessoa. “É algo muito importante, principalmente para ele, pois vemos a inclusão acontecendo. A gente necessita, todos os dias, de adaptar nosso filho, e quando temos uma ação como essa, isso mostra para a sociedade a importância da integração”, contou.

“Como a Bica é um local aberto, pensamos em criar uma atividade que integrasse as pessoas com necessidades especiais à natureza e aos animais. Oferecemos a trilha, um belo passeio para conhecer os animais e atividades de acordo com o público que vamos atingir. Além disso, colocamos as crianças para ter contato direto com os animais”, destacou Glauber Travassos, que é um dos coordenadores do setor ambiental da Secretaria de Meio Ambiente (Semam).

O projeto tem em sua programação atividades educativas e de lazer cuidadosamente planejadas para proporcionar uma experiência agradável, envolvida na exuberante natureza do parque. Nesta primeira edição, serão recebidos grupos de autistas e idosos previamente agendados.

O coordenador dos atendimentos da Associação Integrada Mães de Autistas (Aima), Kelvyn Douglas, destacou a importância da atividade para interação das famílias que têm seus filhos autistas. “Pra gente é muito importante, pois essas crianças, muitas vezes, são privadas de coisas que outras têm. Como por exemplo, o simples fato de vir à Bica, pois enfrentam algumas dificuldades. Então, ter um evento desse exclusivo para eles é maravilhoso”, disse.

As atividades são para grupos específicos previamente agendados, porém, todos os PCDs, idosos e seus acompanhantes e familiares de 1º grau (pai, mãe e irmãos) possuem entrada franca no Parque Arruda Câmara no dia do evento.

  • Texto: Rômulo Teodorico Edição: Felipe Silveira Fotografia: Kleide Teixeira

  • Secretarias

    semam parque-arruda-camara sem-categoria

  • Tags

    arruda camara bica parque sabado inclusivo