PB INFORMA

Notícias da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Noticias

Esquema de extração e venda irregular de minérios na PB e RN é investigado pela Receita Federal


Compartilhe

Foi deflagrada nesta quarta-feira (17) uma operação para combater um esquema de extração e venda irregular de minérios, sonegação fiscal e lavagem de dinheiro. A ação, denominada de Operação Cordyceps, foi comandada pela Receita Federal e Polícia Federal.

São cumpridos seis mandados de busca e apreensão nas residências dos sócios e nas empresas investigadas, na Paraíba e no Rio Grande do Norte.

Com a Operação Cordyceps os órgãos participantes apuram os indícios encontrados durante as investigações de extração de minérios sem autorização legal, bem como a aquisição da extração irregular de pequenos produtores locais, que são então beneficiados e comercializados com empresas nacionais e do exterior.

Há indícios de crime contra a ordem tributária, pela contabilização irregular dos minérios adquiridos em pequenas propriedades e sonegação fiscal, e de crime ambiental, por parte da extração ocorrer em áreas de proteção permanente.

A Seção Especial de Pesquisa e Investigação (Sapei), do Rio Grande do Norte, a Equipe de Fiscalização com Fraudes Estruturadas (Eqfrau04) e a Divisão de Vigilância e Repressão (Direp04) participam dos mandados de busca e apreensão. As equipes buscam comprovar indícios de contabilização irregular de despesas operacionais, sonegação fiscal e lavagem de dinheiro por parte dos investigados.

Participam da operação onze auditores-fiscais e analistas da Receita Federal do Brasil e vinte policiais federais.

O nome da operação, Cordyceps, refere-se a um fungo que se apodera do controle de alguns insetos e os faz agirem em seu interesse. Do mesmo modo, os investigados se utilizam de pequenos produtores locais para explorar irregularmente minérios, que são então beneficiados e comercializados pelas empresas.

  • destaques
  • extração de minérios
  • polícia federal
  • Receita Federal
  • venda de minérios

Jornal da Paraíba

Deixe um comentário Cancelar resposta

Leia também

Notícias

Reajuste de 9,3% na tarifa da passagem de ônibus de Campina Grande passa a valer a partir desta quarta (17)

Tarifa do transporte público de Campina Grande passa a ser de R$ 4,10.

Notícias

Passagem de ônibus em Campina Grande sobe 35 centavos e passa a custar R$ 4,10

Reajuste foi definido nesta segunda-feira (15). Novo valor será cobrado a partir de quarta-feira (17).

Notícias

Motoristas de aplicativo fazem paralisação para reajuste de tarifa

Na Paraíba, o sindicato dos profissionais informou que cerca de 70% dos profissionais aderiram a paralisação e só devem retornar o trabalham a partir da meia noite.

Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se na nossa newsletter