PB INFORMA

Notícias da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Noticias

O que é a vacina bivalente contra Covid-19 e como ela funciona


Compartilhe

A população paraibana segue se vacinando contra a Covid-19. Quase três anos após o início da pandemia, no entanto, muitas variantes da ‘doença originária’ surgiram e, com isso, a ciência desenvolveu alguns tipos de vacinas que podem dar um reforço a mais na proteção contra os muitos tipos de mutações do vírus.  Este é o caso das vacinas bivalentes, que foram distribuídas para os municípios paraibanos um total de 148 mil doses, desde o dia 23 de fevereiro.  

Pensando nisso, o JORNAL DA PARAÍBA preparou uma lista com as principais dúvidas sobre esse novo tipo de vacina que chega aos braços dos paraibanos e brasileiros neste ano. Saiba o que são as vacinas bivalentes, a diferença delas para as outras versões de imunizantes e, ainda, quem pode se vacinar com ela. 

O que é a vacina bivalente

Depois das primeiras versões das vacinas contra a Covid-19, os grandes laboratórios que desenvolvem medicamentos no mundo, como Pfizer e Moderna, procuraram formas mais eficientes de abranger mais cepas do vírus no mesmo imunizante. 

Ou seja, as vacinas bivalentes são formulações baseadas em duas mutações do vírus, no caso a ‘cepa originária’, a Sars-CoV-2, e a Ômicron. Por isso, esse tipo de vacina é considerada mais atualizada em relação às variantes que circulam no Brasil e no mundo. No entanto, ela é utilizada como dose de reforço, então as pessoas precisam ter recebido pelo menos duas doses da vacina original. 

No caso dos imunizantes bivalentes utilizados na Paraíba e em todo o território nacional, são os desenvolvidos pela Pfizer, que foram os que receberam aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A diferença da bivalente para as vacinas aplicadas contra a doença em um momento mais primário da pandemia, as chamadas de monovalentes, é de que as vacinas originais abrangem apenas a primeira cepa do Coronavírus que gerou a pandemia.

Veja também  Veja onde se vacinar contra a Covid-19 em João Pessoa nesta terça-feira (28)

Vacina bivalente na Paraíba

Desde o dia 23 de fevereiro, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) distribui cerca de 148 mil doses das vacinas bivalentes contra a Covid-19 para os municípios paraibanos. A recomendação do órgão de saúde é de que sejam vacinados a população com faixa etária a partir dos 70 anos, indígenas, pessoas imunocomprometidas a partir dos 12 anos, pessoas vivendo e trabalhando em instituições de longa permanência, comunidades ribeirinhas e quilombolas. 

Em João Pessoa, a campanha de vacinação contra a Covid-19 segue acontecendo. Desde o sábado (25), a capital paraibana já vacina com a bivalente, seguindo as orientações da SES em relação aos grupos prioritários a serem imunizados. O mesmo acontece em Campina Grande, outra cidade que já começou a campanha de imunização contra a doença utilizando-se da formulação bivalente. 

  • como funciona
  • destaque
  • vacina bivalente
  • vacinas

Jornal da Paraíba

Deixe uma resposta Cancelar resposta

Leia também

Saúde

Veja onde se vacinar contra a Covid-19 em João Pessoa nesta terça-feira (28)

Vacina bivalente está disponível para idosos a partir de 70 anos, imunossuprimidos e comunidade quilombola. Já a vacina monovalente é aplicada a partir dos 6 meses.

Saúde

João Pessoa inicia vacinação com bivalente em imunocomprometidos neste sábado (25)

Pfizer bivalente também está disponível para idosos com mais de 70 anos. Demais doses da vacina contra Covid-19 estão disponíveis para todos os públicos a partir de seis meses.

Saúde

Lotes de preservativos são suspensos pela Anvisa por falhas em teste de estouro

Decisão de suspender lotes foi tomada após preservativos falharam no teste de estouro após três anos.

Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se na nossa newsletter