Regulação Municipal encerra o ano com mais de 800 mil marcações de exames, consultas e outros procedimentos

Cuidando da saúde

Regulação Municipal encerra o ano com mais de 800 mil marcações de exames, consultas e outros procedimentos

31/12/2022 | 15:27 | 26

A Central de Regulação Municipal da Secretaria de Saúde (SMS) de João Pessoa realizou 818 mil agendamentos de exames, consultas e outros procedimentos ambulatoriais no período de janeiro até 22 de dezembro deste ano. O número representa uma média 68 mil agendamentos ao mês e um aumento de 12,5% em relação aos procedimentos autorizados no ano passado, quando foram realizados 727 mil marcações.

O serviço é responsável pelo gerenciamento de toda a oferta de procedimentos da Rede Municipal de Saúde, rede conveniada e rede contratada, adotando o sistema de classificação de risco para a definição das prioridades no acesso a exames laboratoriais e de imagem, além de consultas de diversas especialidades. Além de João Pessoa, a Regulação Municipal atende também os outros 222 municípios da Paraíba, por meio de pactuação.

Para a diretora da Regulação Municipal, Ana Giovana Medeiros, o número alcançado representa o grande esforço de todos os profissionais do serviço. “Celebramos com muita, neste ano, o marco de mais de 800 mil procedimentos agendados, beneficiando são o município de João Pessoa, mas também todos os municípios pactuados, garantindo de forma efetiva os agendamentos dos procedimentos e ultrapassando os números dos anos anteriores em igual período”, afirmou.

Regulação Itinerante – Em janeiro deste ano, o serviço deu início ao programa Regulação Itinerante, que leva profissionais da Central de Regulação até as Unidades de Saúde da Família (USF) para fazer a entrega das autorizações dos procedimentos, consultas e exames diretamente aos usuários. Na ocasião, o paciente recebe a autorização e marcação para realização dentro de um prazo de até 15 dias, seja uma consulta com especialista até um exame ou procedimento de alto custo.

O programa já percorreu 72 unidades, contemplando 134 equipes de saúde da família em 48 bairros, distribuídos nos cinco distritos sanitários do município. Ao todo, a Regulação Itinerante já autorizou a realização de 21,1 mil procedimentos em sua passagem pelas USFs da Capital. Além disso, as equipes estão visitando, também, os serviços municipais voltados para as pessoas com deficiência e a Caravana do Cuidar, promovida pela Prefeitura de João Pessoa.

Serviço – De forma geral, a porta de entrada para marcar as consultas, exames e outros procedimentos é a Atenção Básica, por meio das equipes de saúde da família, que encaminham para a Central de Regulação a requisição de agendamento. Em alguns casos, o próprio usuário leva a requisição diretamente para a Regulação, a exemplo de cateterismo, colonoscopia e ressonância com contraste.

A Central de Regulação Municipal está localizada na Avenida Rio Grande do Sul, nº 1.280, Bairro dos Estados. Os números de telefone para contato são: 3218-9882, 3218-9861 ou 3218-9865. O horário de funcionamento é das 8h às 15h30.

  • Texto: Thibério Rodrigues Edição: Andrea Alves Fotografia: Kleide Teixeira e Assessoria

  • Secretarias

    sms

  • Tags

    agendamentos balanço Central de Regulação Municipal consultas exames marcações procedimentos ambulatoriais rede municipal de saúde regulação itinerante saúde serviço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *