PB INFORMA

Notícias da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Noticias

Motel na Paraíba é condenado a pagar insalubridade em grau máximo a camareira


Compartilhe

Um motel da Paraíba terá pagar adicional de insalubridade em grau máximo, com reflexos em aviso prévio, a uma camareira que atua no local. A decisão foi tomada pela Primeira Turma do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região) após o estabelecimento tentar na Justiça reverter a decisão de 1º grau.

O caso teve relatoria da desembargadora Margarida Araújo. Ela avaliou, sendo seguida pelos demais membros, que a trabalhadora tem direito ao bônus na remuneração por, durante o desempenho de suas funções, entrar em contato com agentes biológicos, a exemplo de vírus e bactérias.

“Assim, a atuação como camareira em motel envolvendo limpeza dos quartos e respectivos banheiros, com exposição da trabalhadora ao risco de contágio por agentes biológicos, constitui atividade que não se equipara à limpeza em residências e escritórios, ensejando, por isso, ‘o pagamento de adicional de insalubridade em grau máximo, incidindo o disposto no Anexo 14 da NR-15 da Portaria do MTE nº 3.214/78 quanto à coleta e industrialização de lixo urbano’”, argumentou a desembargadora.

A decisão da Turma levou em conta também jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho, que trata da alta rotatividade de pessoas em estabelecimentos desta natureza e as consequências em relação à limpeza e higienização dos ambientes. “Ressalte-se que, a meu juízo, em se tratando de motel, a alta rotatividade de pessoas é inerente à própria atividade empresarial exercida pelo empregador, sendo de rigor concluir que a higienização de instalações sanitárias e respectiva coleta de lixo em tais estabelecimentos não se equiparam à mera limpeza em residências e escritórios”, destacou.

Veja também  João Pessoa será enredo de escola de samba do Carnaval de São Paulo 2023

Além do pagamento do adicional de insalubridade em grau máximo com reflexos em aviso prévio, o motel foi condenado a pagar itens como 13º salário, férias acrescidas de 1/3, FGTS acrescido de 40%, horas extras e adicional noturno.

Ambiente insalubre

O debate sobre o direito ao adicional de insalubridade veio desde o primeiro grau, quando o perito concluiu que, por ser camareira do estabelecimento, a trabalhadora não poderia ter seu trabalho tido como insalubre, considerando as Normas Regulamentadoras 14 e 15.

Apesar dessa conclusão, a primeira instância condenou o motel, que recorreu afirmando que a sentença não poderia afastar-se do laudo pericial, que considerou a atividade desempenhada como salubre.

No entanto, para a relatora, o recurso não poderia ser provido. Segundo justificou, mesmo se tratando de elemento técnico, o laudo pericial, sendo prova, também está sujeito à atividade valorativa do juiz. Dessa forma, conforme explicou, não há problema em o julgador abandonar as conclusões do especialista, desde que o faça mediante exposição das razões que o conduziram a tal afastamento. Para além disso, as conclusões do juízo de origem estão em acordo com a perspectiva decisória de ambos os fracionários deste Tribunal.

 

  • insalubridade
  • motel

imagem27-06-2022-14-06-23

Angélica Nunes

Jornalista formada pela UFPB, com bacharelado em Direito (Unipê). Atua na cobertura política no Jornal da Paraíba, na CBN e nas TVs Cabo Branco e Paraíba.

imagem27-06-2022-14-06-24

Laerte Cerqueira

Doutor em Comunicação (UFPE), professor do Mestrado em Jornalismo da UFPB. Autor do livro A Função Pedagógica do Telejornalismo (Insular, 2018). É repórter, editor e comentarista político das TVs Cabo Branco e Paraíba e CBN/PB.

Deixe uma resposta Cancelar resposta

Leia também

imagem27-06-2022-14-06-24

Conversa Política

Bolsonaro apela para Auxílio Brasil de R$ 600, “voucher caminhoneiro” de R$ 1 mil e aumento do vale gás

Além dessas medidas de auxílio, o governo quer dar gratuidade para passageiros idosos nos transportes públicos. Detalhe: todas as iniciativas só valerão até o final de 2022. Escancarada medida eleitoreira.

imagem27-06-2022-14-06-26

Conversa Política

Artesanato e arte popular: João Pessoa e Campina “estrelam” websérie lançada pelo Ministro do Turismo

A websérie contará com 12 episódios com cerca de 10 minutos cada e a Paraíba é o único Estado que terá duas cidades participando.

imagem27-06-2022-14-06-27

Conversa Política

Azevêdo acelera agenda de inaugurações na semana final permitida pela lei eleitoral

Na lista, a reforma da Biblioteca Augusto dos Anjos, no Centro da capital. João Azevêdo entrega também a reforma e ampliação da Companhia de Policiamento com Cães – Canil do Bope, em Cabedelo.

Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se na nossa newsletter

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *