PB INFORMA

Notícias da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Noticias

TJ analisa nesta quarta embargos em processo

FOTO EDNALDO ARAUJO

Os membros do Órgão Especial do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) irão analisar nesta quarta-feira (21), mais uma vez, o processo que pede a inconstitucionalidade da Lei de Uso de Ocupação do Solo de João Pessoa – que flexibilizaria, em seu artigo 62, a regra do Gabarito.

Relator do caso, o desembargador Carlos Beltrão pediu a inclusão dos embargos de declaração apresentados pela prefeitura na pauta desta quarta.

Mês passado o TJ declarou inconstitucional a legislação aprovada em 2024 pela Câmara pessoense. Os desembargadores consideraram que existem vícios formais e materiais e optaram por derrubar toda a lei.

A decisão desagradou o setor da construção civil, que diz estar sendo prejudicado. Os construtores dizem que empreendimentos erguidos longe do limite de proteção também estão sendo afetados com a derrubada de toda a lei.

Também em dezembro o prefeito Cícero Lucena (MDB) suspendeu, por Medida Provisória, os efeitos do artigo 62 da LUOS. E posteriormente a isso a Procuradoria do município ingressou com embargos de declaração, pedindo a revisão da decisão.

No julgamento de amanhã o TJ poderá seguir, basicamente, três caminhos: manter a decisão da forma como ela foi tomada em dezembro, ampliando os prejuízos para edificações erguidas longe da orla; reformar o entendimento e reavaliar a constitucionalidade formal da lei, mantendo a inconstitucionalidade apenas do artigo 62; ou seguir o parecer do MP e manter as duas formas de inconstitucionalidade, mas abrindo exceção para que prédios erguidos longe da orla sob a LUOS sejam regularizados.

A sessão de julgamento está marcada para 9h desta quarta-feira.