PB INFORMA

Notícias da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Noticias

Quando a punição é necessária?


Compartilhe

A resposta é NUNCA.

Recentemente, em um evento, um tutor relatou que contratou uma profissional que se dizia positiva pra adestrar seu cão e que a mesma recomendou o uso da guia unificada para que o cão parasse de puxar nos passeios.

Depois de um tempo conversando com esse tutor, percebemos que falta um pouco de informação sobre as abordagens utilizadas no adestramento de maneira geral, confundindo um pouco os tutores que precisam treinar o seu cãozinho e não sabem qual a melhor maneira.

Nós acreditamos que um treinamento punitivo não é a solução para nenhum problema comportamental.

Agressão gera agressão, seja ela física ou psicológica.

Separamos algumas dicas para que você possa identificar se o profissional é adepto da punição ou se é um profissional atualizado, preocupado com o bem estar físico e emocional dos seus alunos.

“Não pode deixar teu cachorro te dominar”

Essa frase é CLÁSSICA da galera mais tradicional, que tem o conhecimento um tanto ultrapassado e que gosta de uma puniçãozinha.

O mito da teoria da dominância caiu por terra, foi desmentido pelo próprio pesquisador que o criou.

Seu cachorro não quer te dominar e nem precisa ser dominado, acredite!

Seu cachorro precisa de uma liderança amorosa para que possa te enxergar como porto seguro e precisa de equilíbrio para fazer as escolhas corretas na sua presença ou ausência.

Mas anota aí: esse equilíbrio só pode ser atingido se você suprir as necessidades básicas do seu peludo, que são o cuidado com a saúde (incluindo boa alimentação e ambiente salubre), atividades físicas e mentais (incluindo treinos) e interação social adequada para ele.

Tipo de equipamentos utilizados

Os adestradores que utilizam enforcadores, guia unificada, coleiras de choque, barulhos fortes, borrifador de água e outros elementos desse tipo para impedir que um comportamento aconteça são adestradores que não estão muito preocupados com os impactos desses instrumentos na saúde física e/ou mental dos cães.

Relação cão – família

Um adestrador que não utiliza métodos punitivos, buscará entender a dinâmica familiar e o lugar do cão nessa família, irá observar os motivos causadores dos problemas, irá explicar todo o processo que precisará ser feito, sem isentar a família da responsabilidade que é ter um cão e irá auxiliar no entendimento da comunicação do cão.

O que seu cão quer dizer quando late demasiadamente para outros cães na guia?

O que seu cão quer dizer quando destrói a casa ao ficar sozinho?

Grande parte dos problemas de nossos cães são gerados por nós mesmos, quando reforçamos comportamentos indesejados sem nem perceber.

Por mais absurdo que pareça, ainda existem adestradores que ensinam aos tutores como corrigir seus cães com tapas no focinho ou assustando-o para que pare que latir ou para tentar suprimir algum comportamento. Isso não vai resolver problema algum, pelo contrário, pode até piorar.

Infelizmente, a punição pode gerar uma resposta rápida, o que faz com que os tutores acreditem que só dessa forma o cachorro irá aprender.

O que nenhum adestrador punitivo te conta é que a correção não ensina o comportamento adequado.

A punição é ótima para gerar cães medrosos, é perfeita para aumentar a reatividade e até a agressividade e o caminho certo para suprimir a personalidade de um cachorro. E não é isso que queremos para nossos cães, não é mesmo?

Antes de contratar um profissional, pergunte como é a conduta dele, observe se ele usa ferramentas para “correção”, atente para o discurso que ele utiliza, acompanhe as aulas.

O aprendizado através do conhecimento da necessidade do cão, do amor e do reforço positivo pode levar um pouco mais de tempo e exigir mais dedicação mas é um aprendizado mais sólido e livre de traumas.

Você prefere que o seu cão te obedeça por respeito ou por medo?

  • Adestramento Positivo
  • Aprendizagem canina
  • Cães Educados
  • comportamento canino
  • Educação Canina
  • Educando cães e tutores
  • Saúde mental canina
  • Treino de cães
  • Tutor consciente
  • Tutor responsável

Fabi Cavalcanti

Pedagoga, mãe da Tropa de Cãolite, petlover e gestora da Dog Moke Escola Parque.

Deixe uma resposta Cancelar resposta

Leia também

Caderno Animal

♫♪”Vem chegando o verão…”♫♪

Caderno Animal

Lançamento chegando na área!!!!!

Caderno Animal

Ataque de cães nos passeios: como evitar?

Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se na nossa newsletter

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *