Nono Festival de Música da Paraíba consagra Lily Sanfoneira com canção vencedora e prêmio do júri popular — Governo da Paraíba

A canção “A Saída Perfeita”, defendida por Lily Sanfoneira, foi a grande vencedora do 9º Festival de Música da Paraíba, levando os prêmios de primeiro lugar e mais votada pelo júri popular. Além de Lily, Guga Limeira, Ely Porto e Helinho Medeiros também assinam a composição campeã. O segundo lugar foi para Caatinga, de RobSom MC. A terceira posição no pódio ficou com Cecília Albuquerque e Ana Wal e a canção Relampeou no Sertão. Já Gaby Hardman foi escolhida como melhor intérprete da noite.

A finalíssima do 9º Festival de Música da Paraíba aconteceu na noite do último sábado (30), no Teatro de Arena do Espaço Cultural, em João Pessoa. Além das quatro vencedoras, outras 10 canções passaram pelo palco do evento acompanhadas pela banda Glauco Andreza, formada por Sérgio Gallo, na direção musical e baixo; Uirá Garcia na guitarra; Cesar Cambojano no teclado; Almir Cesar na bateria; Priscilla Fernandes e Otacílio Feitosa na percussão; Gilvando Azeitona no trombone; Fernando Alves no trompete; Arimatéia Formiga (Teinha) no saxofone; Lau Capym e Ricardo Ribeiro no backing vocal.

Após o anúncio das vencedores, a banda Os Fulano subiu ao palco com tributo a Cecéu, artista viva homenageada nesta edição. Ao receber a homenagem, ela cantou algumas de suas músicas compostas em parceria com Antônio Barros. Sua participação especial foi ao lado da filha, a também cantora Mayra Barros. Outra participação especial foi da cantora Sandra Belê.

Prêmios – A premiação para os vencedores foi de R$ 10 mil para o 1º lugar; R$ 7 mil para o 2º; R$ 5 mil para 3º colocado; R$ 3 mil para melhor intérprete e R$ 5 mil para a mais votada pelo júri popular, que este ano superou a marca de 80 mil votos no total. Os shows foram transmitidos, ao vivo, pela Rádio Tabajara 105.5 FM e sua página no YouTube, pelo canal da Funesc no YouTube, assim como pela TV Assembleia e continuam disponíveis.

O evento foi uma realização do Governo da Paraíba, por meio da Empresa Paraibana de Comunicação SA (EPC), da Fundação Espaço Cultural (Funesc) e da Secretaria de Estado da Comunicação Institucional (Secom), com apoio da PBGás e Codata. Além de Cecéu, a 9ª edição do festival também homenageou o compositor Luiz Ramalho, já falecido.

O Festival encerrou a sua 9ª edição reafirmando o seu objetivo maior que é incentivar a criação musical e revelar talentos; promover intercâmbio cultural entre artistas da capital e dos demais municípios paraibanos proporcionando o fortalecimento da cultura musical paraibana; além de ter importante papel educativo e de fomento à cultura quando permite à população conhecer a diversidade e a criatividade da música paraibana.

Paraíba registra mais de 70 homicídios de mulheres em 2024; negras são maioria

Vítimas de feminicídios no Brasil são, principalmente, negras e morrem dentro de casa.

A Paraíba registrou 71 homicídios de mulheres em 2024, segundo dados do Atlas da Violência 2026, divulgados nesta terça-feira (26). O estado apresentou taxa de 3,4 mortes para cada 100 mil mulheres, índice igual à média nacional.

O levantamento é produzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) e reúne indicadores de violência letal em todo o país.

Apesar do número de casos, o relatório aponta queda nos homicídios de mulheres na Paraíba nos últimos anos. Em comparação com 2023, houve redução de 10,1% na taxa de mortalidade feminina no estado. Já no acumulado entre 2014 e 2024, a diminuição foi de 39,3%, acima da média nacional, que registrou queda de 27,7% no mesmo período.

Mulheres negras são maioria das vítimas

Os dados do Atlas também mostram desigualdade racial nos casos de violência letal contra mulheres na Paraíba. Em 2024, 54 mulheres negras foram assassinadas no estado. A taxa foi de 4 homicídios para cada 100 mil mulheres negras, mantendo estabilidade em relação ao ano anterior.

Entre as mulheres não negras, foram registradas 12 mortes, com taxa de 1,6 homicídio por 100 mil mulheres.

Segundo o estudo, mulheres negras têm risco 2,5 vezes maior de serem vítimas de homicídio na Paraíba em comparação com mulheres não negras.

Na comparação regional, a Paraíba apresentou taxa inferior à de outros estados do Nordeste. Enquanto o estado registrou 3,4 mortes por 100 mil mulheres, o Ceará teve índice de 5,7. Pernambuco e Bahia registraram taxa de 5,4.

Mesmo assim, o índice paraibano ainda é mais que o dobro do registrado em São Paulo, estado com a menor taxa do país, de 1,5 homicídio por 100 mil mulheres.

Dados sobre idosos, indígenas e crianças

O Atlas da Violência também trouxe indicadores relacionados a outros grupos vulneráveis na Paraíba.

Entre as mulheres idosas, o estado registrou taxa de 2,1 internações por agressão para cada 100 mil habitantes no sistema de saúde. Ao todo, foram contabilizados 49 homicídios de idosos, considerando homens e mulheres.

Em relação à população indígena, a Paraíba registrou um homicídio de pessoa indígena em 2024, sem detalhamento sobre o sexo da vítima.

No recorte da violência infantil, o levantamento apontou três homicídios de crianças de 0 a 4 anos e seis homicídios de crianças entre 5 e 14 anos, considerando meninos e meninas.

Malvino Salvador ampara Kyra Gracie durante despedida em velório

Por MRNews

Malvino Salvador ampara Kyra Gracie durante despedida

A família Gracie viveu um momento de profunda emoção durante a despedida de um dos maiores nomes da história do jiu-jitsu no Brasil. O velório de Robson Gracie reuniu familiares, amigos, atletas e personalidades que prestaram as últimas homenagens ao mestre, falecido aos 88 anos.

Entre os presentes estavam a lutadora Kyra Gracie e seu marido, o ator Malvino Salvador. O casal chamou a atenção pela forma emocionante como participou da cerimônia, marcada por tradições ligadas ao universo das artes marciais.

Homenagem reuniu familiares e praticantes de jiu-jitsu

O velório aconteceu no Palácio da Cidade, em Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro. Atendendo a um pedido da família, muitos dos presentes compareceram vestindo kimono branco, uma forma simbólica de homenagear o legado deixado por Robson Gracie.

Após afogamento, morte de vice-prefeito causa comoção e mobiliza homenagens

Edital da EBC seleciona programas da RNCP para exibir nas rádios

Reconhecido como um dos principais responsáveis pela expansão do jiu-jitsu brasileiro, Robson era filho de Carlos Gracie, considerado um dos pioneiros da modalidade no país. Sua contribuição ajudou a transformar a arte marcial em um fenômeno mundial.

Diversos integrantes da família Gracie participaram da cerimônia, além de amigos próximos e personalidades ligadas ao esporte. O ator Maurício Mattar também esteve presente usando kimono em sinal de respeito ao mestre.

Kyra Gracie recebe apoio do marido durante momento difícil

Muito emocionada, Kyra Gracie foi vista recebendo apoio constante do marido, Malvino Salvador, durante a despedida. As imagens registradas no local mostram o ator ao lado da esposa em diversos momentos da cerimônia.

Kyra sempre demonstrou forte ligação com o avô, uma das figuras mais importantes da história da família Gracie. A lutadora, que construiu uma carreira vitoriosa nos tatames e também atuou como comentarista esportiva, compartilhou mensagens de carinho e gratidão após a perda.

EBC e MinC assinam acordo para integrar acervo ao Tela Brasil

Luto na segurança pública: morte de policial civil comove colegas, amigos e moradores

Legado que marcou gerações

Robson Gracie dedicou décadas ao desenvolvimento do jiu-jitsu brasileiro, formando atletas e contribuindo para a expansão da modalidade dentro e fora do país. Sua influência ultrapassou os limites do esporte e ajudou a consolidar a tradição da família Gracie no cenário internacional.

A despedida emocionante evidenciou o respeito conquistado ao longo de sua trajetória. Familiares, alunos e admiradores lembraram não apenas do mestre das artes marciais, mas também do homem que dedicou a vida ao ensino e à preservação dos valores do jiu-jitsu.

Mesmo diante da tristeza da perda, o legado deixado por Robson Gracie permanece vivo entre as novas gerações de atletas e praticantes da modalidade, que seguem carregando os ensinamentos de uma das figuras mais importantes da história do esporte brasileiro.

Tags: Robson Gracie, Kyra Gracie, Malvino Salvador, jiu-jitsu, família Gracie, celebridades, Rio de Janeiro, artes marciais, esporte brasileiro, MRNews.

Canção ‘A Saída Perfeita’, de Lily Sanfoneira, vence 9° Festival de Música da Paraíba

Canção ‘A Saída Perfeita’, de Lily Sanfoneira, vence 9° Festival de Música da Paraíba | Foto: Divulgação. Cantora e sanfoneira Lily se apresenta nesta sexta-feira (5), em João Pessoa. Foto: reprodução/Instagram.

A canção “A Saída Perfeita”, de Lily Sanfoneira, é a grande campeã do 9° Festival de Música da Paraíba. A final do festival aconteceu neste sábado (30) no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, com apresentações dos 14 finalistas selecionados nas fases eliminatórias e vários outros shows gratuitos.

“A Saída Perfeita” foi composta por Lily Sanfoneira, Guga Limeira, Ely Porto e Helinho Medeiros e ficou na primeira colocação na categoria “Melhor Música”. A música “Caatinga”, de RobSom MC, ficou em segundo lugar e em terceiro, ficou a composição “Relampeou no Sertão”, de Cecília Albuquerque e Ana Wal.

A música “A Saída Perfeita” também foi escolhida na votação popular, com 42,1% dos votos. Gaby Hardman conquistou o prêmio de Melhor Intérprete pela interpretação da música “Jacumã”.

A vencedora do festival recebeu R$ 10 mil, enquanto o segundo e o terceiro colocados foram premiados com R$ 7 mil e R$ 5 mil, respectivamente. Também houve premiação para melhor intérprete, no valor de R$ 3 mil, e para o vencedor do júri popular, com R$ 5 mil.

Além das premiações, a final do Festival de Música da Paraíba contou com uma homenagem à cantora Cecéu, conhecida pela trajetória ao lado de Antônio Barros. Os Fulanos e Sandra Belê também se apresentaram no evento.

Camisa 9 de Matheus Cunha na Seleção já foi usada por lendas do futebol brasileiro; veja a lista

Confirmado como o camisa 9 do Brasil na Copa do Mundo 2026, Matheus Cunha entra para um grupo seleto. Afinal de contas, vários nomes importantes do nosso futebol já utilizaram o número em Mundiais.

Matheus Cunha será o 9 do Brasil na Copa do Mundo 2026. (Arte: ChatGPT)

Quem puxa a fila é Ronaldo Fenômeno, três vezes eleito melhor jogador do mundo pela Fifa e campeão do mundo duas vezes com a Seleção. Em 1998, inclusive, o craque foi o artilheiro daquela edição do Mundial que terminou com o título da França e o vice do Brasil.

Por sinal, desde a saída de Ronaldo, nenhum outro atacante conseguiu ser tão decisivo pela seleção brasileira em Copas do Mundo. Também não é para menos herdar um número tão pesado.

Além de Ronaldo, o Brasil já teve nomes marcantes utilizando a camisa 9 em Copas do Mundo. São os casos de Careca em 1986 e 1990, Serginho Chulapa em 1982, Reinaldo em 1978 e Tostão em 1970.

Matheus Cunha em coletiva na última sexta-feira (29). (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)

Sem ser um grande goleador, Matheus Cunha se destaca pela versatilidade na nova seleção brasileira. Mesmo vestindo a camisa 9, o nosso conterrâneo é capaz de fazer uma função de meio-campista, e também jogar pelas pontas.

Na Copa do Mundo 2026, o atacante do Manchester United deve ser um dos titulares de Carlo Ancelotti.

Em 21 jogos oficiais com a Seleção, Matheus Cunha acumula 21 jogos e um gol marcado, justamente no clássico contra a Argentina em Buenos Aires.

Camisa 9 foi utilizada por Matheus Cunha nas Olimpíadas

Garantido como o camisa 9 na Copa do Mundo, Matheus Cunha tem um bom histórico com a camisa jogando pela seleção brasileira. É que nas Olimpíadas de Tóquio 2020, disputada no ano seguinte, o jogador foi o 9 do Brasil que terminou conquistando a medalha de ouro.

Matheus Cunha comemora gol contra a Espanha na final das Olimpíadas de Tóquio. (Foto: Stoyan Nenov/Reuters)

Na ocasião, Matheus foi um dos destaques do time, marcou gol na decisão contra a Espanha e terminou o ciclo olímpico como o goleador máximo do Brasil, marcando 18 gols em 23 jogos, começando no Pré-Olímpico.

Veja todos os camisas 9 do Brasil em Copas do Mundo:

  • 2022: Richarlison
  • 2018: Gabriel Jesus
  • 2014: Fred
  • 2010: Luis Fabiano
  • 2006: Ronaldo Fenômeno
  • 2002: Ronaldo Fenômeno
  • 1998: Ronaldo Fenômeno
  • 1994: Zinho
  • 1990: Careca
  • 1986: Careca
  • 1982: Serginho Chulapa
  • 1978: Reinaldo
  • 1974: César
  • 1970: Tostão
  • 1966: Rildo
  • 1962: Coutinho
  • 1958: Zózimo
  • 1954: Baltazar
  • 1950: Baltazar e Ademir Menezes

*Nas primeiras Copas, a numeração não era fixa ou oficializada para os torneios da mesma forma que nas últimas décadas.

Clique aqui e leia mais do blog Entre Linhas

Após afogamento, morte de vice-prefeito causa comoção e mobiliza homenagens

Por MRNews

Após afogamento, morte de vice-prefeito causa comoção e mobiliza homenagens

A confirmação da morte de um ex-vice-prefeito gerou grande repercussão e comoção entre familiares, amigos e moradores da cidade onde ele construiu sua trajetória política. A notícia foi divulgada após dias de expectativa desde o registro de um afogamento que mobilizou equipes de resgate e autoridades locais.

Segundo informações divulgadas por familiares e pessoas próximas, o ex-gestor era bastante conhecido na região e mantinha forte ligação com a comunidade, mesmo após deixar a vida pública. A confirmação do falecimento provocou uma onda de homenagens nas redes sociais, onde amigos e admiradores destacaram sua dedicação ao município e seu legado político.

Buscas mobilizaram equipes de resgate

O incidente ocorreu durante uma atividade em área aquática, circunstância que levou ao acionamento imediato das equipes de emergência. Desde então, operações de busca foram realizadas para localizar a vítima.

Edital da EBC seleciona programas da RNCP para exibir nas rádios

EBC e MinC assinam acordo para integrar acervo ao Tela Brasil

Após dias de trabalho intenso, as autoridades confirmaram o desfecho trágico, encerrando a expectativa de familiares e amigos que acompanhavam o caso com esperança.

Comunidade lamenta perda

A notícia rapidamente se espalhou pela cidade e por municípios vizinhos. Diversas lideranças políticas, representantes de entidades locais e moradores manifestaram solidariedade à família.

Mensagens de pesar destacaram não apenas a atuação política do ex-vice-prefeito, mas também seu relacionamento próximo com a população. Muitos o descreveram como uma pessoa acessível, dedicada às causas da comunidade e sempre presente nos principais acontecimentos da região.

Homenagens nas redes sociais

Nas redes sociais, dezenas de publicações lamentaram a perda. Amigos recordaram momentos marcantes e ressaltaram o legado deixado ao longo dos anos de atuação pública.

Luto na segurança pública: morte de policial civil comove colegas, amigos e moradores

Programa Conversa com o Autor, da Rádio MEC, recebe Luize Valente

As manifestações também reforçaram o impacto da notícia para a cidade, que perdeu uma figura bastante conhecida e respeitada.

Despedida marcada por emoção

Familiares informaram que as cerimônias de despedida devem reunir parentes, amigos e moradores que desejam prestar as últimas homenagens. O clima é de tristeza e consternação diante da perda repentina.

Neste momento de luto, a comunidade se une para prestar solidariedade à família e recordar a trajetória de uma personalidade que fez parte da história política local.

Aos familiares e amigos, ficam as condolências e os votos de conforto diante deste momento de dor.

Tags: ex-vice-prefeito, afogamento, morte, política, comunidade, homenagem, luto, notícia, cidade, MRNews.

Secretaria Municipal de Saúde reforça alerta sobre combate ao cigarro e disponibiliza locais para tratamento

O Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado neste domingo (31), reforça a importância da conscientização sobre os danos causados pelo cigarro e incentiva ações voltadas à prevenção e ao tratamento da dependência da nicotina. Em João Pessoa, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibiliza uma rede estruturada de atendimento para pessoas que desejam parar de fumar, por meio do Programa Nacional de Controle do Tabagismo, desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

O programa oferece acolhimento, acompanhamento multiprofissional, suporte psicológico e auxílio medicamentoso para ajudar os usuários no processo de cessação do tabagismo e na adoção de hábitos mais saudáveis. O atendimento acontece em policlínicas municipais, unidades de saúde da família (USFs), Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e hospitais parceiros da rede municipal.

Para Niviane Ribeiro, coordenadora do Programa de Tabagismo do Município de João Pessoa, o primeiro passo para quem quer largar o vício do cigarro é escolher uma data para ser o seu primeiro dia sem fumar. “Esse momento não precisa ser encarado com sofrimento, mas como o início de uma nova etapa de cuidado com a saúde e qualidade de vida. Transforme essa data em uma ocasião especial, procure realizar atividades que lhe tragam prazer, tranquilidade e bem-estar, ajudando a distrair a mente e tornar esse processo mais leve e positivo”, enfatizou.

Como o cidadão pode ter acesso – Para iniciar o tratamento, o acesso ao serviço ocorre por demanda espontânea. Ou seja, o cidadão pode procurar diretamente uma das unidades de referência, onde passará por uma triagem inicial e será encaminhado para realização de exames e início do acompanhamento terapêutico.

O tratamento é realizado em grupo, com média de 15 a 20 participantes, ao longo de 12 meses, envolvendo encontros semanais, quinzenais e mensais. Durante esse período, os usuários recebem suporte por meio da Abordagem Cognitivo-Comportamental e, quando necessário, auxílio medicamentoso, como adesivos transdérmicos de nicotina, gomas de mascar e comprimidos. Caso haja recaída, o usuário pode retornar ao grupo e reiniciar o acompanhamento.

A coordenadora do Programa de Tabagismo da SMS, Niviane Ribeiro, destaca ainda a importância da rede de apoio oferecida pelo Município e o impacto positivo do trabalho desenvolvido pelas equipes de saúde. “Fico muito feliz com os avanços do Programa de Tabagismo em João Pessoa e com o trabalho da equipe multiprofissional que temos, fazendo a diferença na vida de tantas pessoas que desejam parar de fumar. Os profissionais desempenham um papel fundamental na conscientização, educação e acompanhamento dos pacientes, oferecendo apoio e construindo, junto a cada pessoa, um plano individualizado para superar o vício do cigarro”, ressaltou.

Entre as histórias de superação está a do aposentado Amaro Guimarães, de 75 anos, que fumou durante cinco décadas e conseguiu abandonar o cigarro, há 13 anos, após participar do grupo de tabagismo da Policlínica de Jaguaribe. Hoje, ele atua como voluntário no mesmo serviço em que iniciou sua trajetória de recuperação.

“Tentei por várias vezes parar sozinho e nunca conseguia. Até que minha esposa me falou desse grupo, foi quando comecei a participar dos encontros e mudou totalmente a minha vida. Pouco tempo depois já estava sem fazer uso do cigarro. A dependência é algo muito grave. Você se livrar de um vício que lhe acompanha por 50 anos não é fácil. É preciso querer muito e nem sempre só isso basta, por isso o grupo é tão importante”, relatou.

Amaro também destaca o papel do acolhimento e do apoio coletivo no processo de cessação do tabagismo. “Por mais que se tenha a medicação, ela não é tudo, ela auxilia, mas é sua força de vontade e apoio das pessoas que estão ali no grupo que lhe faz realmente querer e foi assim comigo. Sou muito grato por quem me tornei a partir do grupo. A mudança não é apenas largar um cigarro, ela é completa em quem nós somos e na nossa vida. Hoje sou outra pessoa. Por isso faço questão de permanecer no grupo, como voluntário agora, para retribuir tudo o que fizeram por mim um dia, para ajudar novas pessoas a largar esse vício que só acaba com nossas vidas”, acrescentou.

Confira as unidades de referência do Programa de Controle de Tabagismo na Rede Municipal de Saúde:

Policlínica Municipal de Jaguaribe – Rua Alberto de Brito, nº 413, Jaguaribe

Policlínica Municipal de Mandacaru – Av Mascarenhas de Morais, s/nº, Mandacaru

Policlínica Municipal do Cristo – Rua Olivia de Almeida Guerra, s/nº, Cristo Redentor

USF Bessa – Rua Napoleão Gomes Varela, nº 385, Bessa

USF Grotão – Rua Severino Bento de Morais, s/nº, Grotão

USF Boa Esperança – Rua Joana Maria da Silva, s/nº, Gramame

CAPS AD Davi Capistrano – Rua Prof. Álvaro Carvalho, nº 262, Tambauzinho

Ambulatório do Hospital Municipal Santa Isabel – Praça Caldas Brandão, s/nº, Tambiá

Ambulatório do Hospital Universitário Lauro Wanderley – Rua Tabelião Estanislau Eloy, nº 585, Castelo Branco

veja o índice de acerto das figurinhas nas convocações

Com mais da metade das seleções classificadas para a Copa do Mundo de 2026 já convocadas oficialmente, os torcedores começaram a comparar as listas divulgadas pelos treinadores com os jogadores presentes no álbum de figurinhas da Panini.

Álbum da Copa do Mundo 2026: veja o índice de acerto das figurinhas nas convocações. (Divulgação/Panini)

O levantamento, feito pelo jornalista Alexandre Lozetti, aponta que 25 das 48 seleções participantes do Mundial já anunciaram seus convocados até o dia 25 de maio. A partir da pesquisa, foi possível medir o índice de acerto do álbum em relação às listas oficiais.

Como ficou o Brasil?

Na Seleção Brasileira, o álbum acertou 13 dos 18 jogadores retratados, o equivalente a 72% de aproveitamento. Esse é o pior aproveitamento da empresa no últimos 40 anos.

Entre os atletas convocados para defender o Brasil na Copa, mas que não aparecem nas figurinhas, estão Neymar, Endrick, Bremer, Igor Thiago e Rayan.

Versão da Copa do Mundo 2026. Divulgação

Já nomes que aparecem no álbum, como Bento, João Pedro, Éder Militão, Rodrygo e Estêvão, ficaram fora da lista final divulgada pela comissão técnica.

A Panini informou que irá lançar um pacote de atualização após a confirmação de todas as convocações. A empresa, no entanto, ainda não revelou quais jogadores serão incluídos nas novas figurinhas.

Produção antecipada explica diferenças

As divergências entre o álbum e as listas oficiais acontecem porque o material precisa ser produzido e distribuído antes do início da Copa do Mundo.

Por isso, a editora define previamente os atletas que estarão representados nas figurinhas, levando em consideração projeções esportivas, popularidade e acordos comerciais.

Seleções com maior índice de acerto

Até o momento, Portugal, Suíça, Colômbia, Inglaterra, Áustria e Nova Zelândia aparecem entre as seleções com 100% de acerto nas figurinhas do álbum oficial.

Já a Tunísia registra o menor aproveitamento entre as equipes já convocadas, com 11 dos 18 jogadores presentes no álbum confirmados na lista final.

Confira o índice de acerto do álbum da Copa 2026:

100% de acerto (18/18)

  • Portugal, Suíça, Colômbia, Inglaterra, Curaçao, Congo, Áustria, Nova Zelândia e Bósnia.

94% de acerto (17/18)

  • Noruega, Senegal, Coreia do Sul e Bélgica.

88% de acerto (16/18)

  • Croácia, Cabo Verde e Haiti.

83% de acerto (15/18)

  • Inglaterra, Costa do Marfim, França e Suécia.

77% de acerto (14/18)

72% de acerto (13/18)

61% de acerto (11/18)

Leia mais notícias do esporte paraibano no Jornal da Paraíba

Ancelotti define seleção para jogo com Panamá e garante Neymar na Copa

Por MRNews

O técnico italiano antecipou neste sábado (30) a escalação da seleção brasileira masculina de futebol para o amistoso contra o Panamá no domingo (31), às 18h (horário de Brasília), no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. Será o último duelo da Amarelinha no país antes do embarque para os Estados Unidos, onde disputará a primeira fase da Copa do Mundo.

O Brasil começará jogando com Alisson; Wesley, Bremer, Léo Pereira e Alex Sandro; Casemiro e Bruno Guimarães; Matheus Cunha, Raphinha, Vinicius Júnior. e Luiz Henrique. Ancelotti assegurou que fará substituições ao longo da partida e todos os convocados – com exceção de Neymar, lesionado, e de Gabriel Martinelli. Gabriel Magalhães e Marquinhos, que jogam neste sábado a final da Liga dos Campeões, em Budapeste (Hungria). O amistoso terá transmissão ao vivo da Rádio Nacional, direto do Maracanã, a partir das 18h, com narração de Luciana Zogaib, reportagem de Maurício Costa e comentários de Rachel Motta.

Durante a concorrida coletiva de imprensa na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), onde a seleção está reunida desde a úlitma quarta (27), Ancelotti detalhou a função de alguns titulares.

Edital da EBC seleciona programas da RNCP para exibir nas rádios

EBC e MinC assinam acordo para integrar acervo ao Tela Brasil

“Wesley foi muito bem na Roma como lateral-esquerdo. Foi uma surpresa. Mas precisamos dele aqui como lateral-direito. Ele vai atuar como lateral-direito. Nessa posição com ele pode estar o Ibañez, que tem um aspecto mais defensivo. O Danilo também pode jogar nessa posição. O outro lado está bem definido com o Douglas Santos e o Alex Sandro. Amanhã vão jogar todos os jogadores porque é uma partida de preparação. Um jogo importante para nos despedirmos dos nossos torcedores e estádio. Amanhã vão jogar todos”, enfatizou o treinador de 66 anos, que assumiu o comando da Amarelinha há pouco mais de um ano.

Antes mesmo de anunciar a escalação para o amistoso, Ancelotti foi questionado sobre a permanência de Neymar na seleção. O atacante teve uma lesão muscular grau 2 na panturrilha, confirmada pelo médico Rodrigo Lasmar na última quinta (28). Inicialmente, o Santos informara à CBF que Neymar apresentava um edema na panturrilha (inchaço causado pelo acúmulo de líquidos, após um trauma), condição de menor gravidade. No último dia 17, Neymar entrou em campo contra o Coritiba, em partida do Campeonato Brasileiro.

“Antes da convocação, recebemos comunicado do Santos de que ele teria um edema. O Santos ia cuidar desse assunto. Ele foi convocado porque, para a comissão, teria que ser convocado. Depois a CBF toma conta do problema do Neymar. E estamos tomando conta do problema dele. Pensamos que ele vai recuperar o mais rápido possível. Está animado. Tomara que ele possa se recuperar logo”, disse Ancelotti.

Ancelotti bateu o martelo sobre permanêndia de Neymar na seleção brasileira que disputará a Copa do Mundo, daqui a 12 dias, no Canadá, México e Estados Unidos. Na foto, o atacante (á esquerda) aparece ao lado de Vinicius Júnior e Lucas Paquetá  – Rafael Ribeiro/CBF/Direitos Reservados

“Para ser claro. Ele [Neymar] vai estar conosco até o dia que se recuperar e ficar disponível. Pensamos que ele pode se recuperar para o primeiro jogo. Se não puder, para o segundo jogo. Não temos nenhuma dúvida de que não vamos trocar ninguém. Os jogadores escolhidos são estes 26 e estes 26 vão jogar a Copa do Mundo. Por azar, Neymar teve esse pequeno problema que não permite trabalhar com o grupo, mas ele está muito bem em nível individual”, completou Ancelotti.

Seleção faz último amistoso nos EUA

Na próxima segunda-feira (1º de junho) a seleção embarca para os Estados Unidos. Antes da estreia na Copa, a Amarelinha fará o último amistoso preparatório contra o Egito, no dia 6 de junho (quarta-feira), em Cleveland (EUA). A estreia no Mundial será contra Marrocos, em 13 de junho (um sábado), às 19h, no MetLife Stadium, no estado de Nova Jersey. O Brasil está no Grupo C, que tem ainda Haiti e Escócia.

Lucas Ribeiro entrega pavimentação em Cuité, autoriza reforma de escola e assina convênio para recuperação de praças em Nova Floresta

O governador Lucas Ribeiro esteve, na tarde deste sábado (30), em Cuité, município do Curimataú paraibano, ocasião em que entregou a pavimentação asfáltica do acesso ao Distrito do Bujari, tirando do isolamento moradores que, havia décadas, conviviam com lama, durante o inverno; e, no verão, com muitos buracos e poeira. Os investimentos do Tesouro estadual são superiores a R$ 4,3 milhões e contemplam um trecho de 4,4 quilômetros de extensão, ampliando a modernização da infraestrutura rodoviária do Estado e trazendo mais qualidade de vida para a população.  

Mais cedo, o chefe do Executivo estadual esteve em Nova Floresta, também na região do Curimataú, onde assinou ordem de serviço para a reforma da Escola Cidadã Integral Técnica José Rolderick de Oliveira e firmou convênio para requalificar três praças do município, com investimentos de cerca de R$ 1,5 milhão.  

Durante a solenidade de entrega da pavimentação do Bujari, Lucas Ribeiro destacou que a obra nasceu das demandas do Orçamento Democrático Estadual. “Essa estrada, que começou ainda em dezembro do ano passado, já está sendo entregue hoje e vai trazer muito desenvolvimento para o Distrito do Bujari e toda essa região. É uma obra que nasceu das reivindicações feitas no Orçamento Democrático, uma prova de que é um instrumento que traz resultados para a população. Por isso, as plenárias aumentam ano após ano”, observou.  

O prefeito de Cuité, Caio Camaraense, agradeceu os investimentos que Cuité e Distritos como Melo e Bujari têm recebido do Governo da Paraíba. “É uma alegria estar hoje participando da entrega dessa importante obra não apenas para Cuité, mas também para Nova Floresta, já que aqui há um grande acesso. É a prova de que a gestão do governador Lucas Ribeiro segue olhando para todos os lugares da Paraíba. Sem o apoio do Governo do Estado, Cuité não teria nem 20% do que tem hoje”, disse.  

Moradores celebram conquista — As dificuldades que os antigos moradores enfrentavam por falta de infraestrutura básica deram origem ao nome do Distrito. As poças de água que se acumulavam durante o inverno eram chamadas de bujari — daí nasceu Distrito do Bujari.  

Por isso, a entrega da pavimentação asfáltica foi muito comemorada na tarde deste sábado pelos moradores do Bujari. Aos 72 anos, a aposentada Luzia Maria dos Santos é só felicidade pelo novo momento do lugar onde ela nasceu e construiu uma grande família — só os netos chegam a oito. “Esse asfalto é uma benção, porque a gente sofria muito quando tinha de ir a Cuité. No verão, a gente sofria também, mas a situação era mais difícil mesmo durante o inverno, com muita lama, muitos buracos. É um benefício não só para mim, mas para todos os outros moradores”, externou.  

Juraci dos Santos, de 47 anos, conhece bem as possibilidades de desenvolvimento que chegam com o asfalto do Distrito do Bujari. “O nosso lugar está no meio de três cidades — Cuité, Nova Floresta e Jaçanã. Lógico que, a partir de agora, quando a gente quiser comprar alguma coisa, por exemplo, a gente vai até Cuité, de preferência, ou Nova Floresta, e não mais em Jaçanã, que fica lá no Rio Grande do Norte. Depois desse asfalto, a vida melhorou em cem por cento para todos nós aqui do Bujari”, celebrou.

Elizângela Mendes também compartilhou um pouco das dificuldades que viveu antes da chegada do asfalto. “A vida era bem difícil, principalmente no inverno. Acumulavam-se muitas poças d’água — e, para quem ia para Cuité de moto como eu, era um suplício. Para quem ia de bicicleta, nem se fala”, contou. 

Entre os benefícios trazidos pela pavimentação asfáltica do Bujari, estão o desenvolvimento sustentável; a modernização da infraestrutura rodoviária; a geração de empregos e aumento da renda local; a redução das desigualdades regionais; e melhoria na qualidade de vida da população do Distrito. 

Nova Floresta – Mais cedo, o governador assinou a ordem de serviço para reforma da Escola Cidadã Integral Técnica José Rolderick de Oliveira e firmou convênio para requalificação de três praças em Nova Floresta. Os investimentos somam cerca de R$ 1,5 milhão. 

“Estamos investindo em áreas essenciais para garantir mais oportunidades para a população. A reforma da escola vai fortalecer ainda mais a educação em Nova Floresta, enquanto a requalificação das praças proporcionará espaços mais adequados para o lazer, a convivência e o bem-estar das famílias”, afirmou Lucas Ribeiro. 

Na educação, serão aplicados R$ 568,7 mil na modernização da escola, referência no Curimataú e tricampeã do título Escola Nota Mil. Já para as praças Parque dos Flamboyants, dos Pinheiros e Pedro Miguel, o investimento será de R$ 910 mil, ampliando opções de lazer e convivência para a população. 

O prefeito Irã Santos destacou a importância da parceria institucional. “Esses investimentos representam avanços importantes para o município e melhoram diretamente a vida da nossa população”, declarou.