Prefeitura reforça vacinação contra sarampo antes das férias, festas juninas e viagens internacionais

Com a aproximação das férias de meio de ano, das tradicionais festas juninas e do aumento da circulação de pessoas para acompanhar a Copa do Mundo, a Prefeitura de João Pessoa reforça o alerta sobre a importância da atualização da caderneta de vacinação, especialmente contra o sarampo.

A ação acompanha a campanha de orientação e conscientização do Ministério da Saúde diante do aumento de casos da doença nos Estados Unidos, México e Canadá, países-sede do evento mundial, o que acende o sinal de alerta para possíveis casos importados.

A recomendação vale não apenas para quem pretende viajar ao exterior, mas também para quem vai passar por aeroportos, rodoviárias e eventos com grande concentração de pessoas durante o período de férias.

O sarampo é uma doença altamente contagiosa, transmitida pelo ar, e pode causar complicações graves. Segundo Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização da Prefeitura de João Pessoa, o Brasil segue com o certificado de país livre da circulação endêmica da doença, mas o aumento no fluxo de turistas e viajantes exige atenção redobrada.

“Disponibilizamos a vacina que protege contra o sarampo e demais imunizantes que integram o Programa Nacional de Imunização em todas as salas de vacinas e pontos móveis da Capital. No momento em que muitas pessoas planejam viajar, é importante inserir a avaliação do documento de vacinação nesse checklist. Não relaxar e manter sempre o cuidado com a saúde da família, em especial as crianças”, completou o coordenador.

No esquema vacinal – A recomendação é que pessoas de 1 a 29 anos devem comprovar duas doses da vacina tríplice viral. Já adultos de 30 a 59 anos precisam ter pelo menos uma dose registrada. Crianças de 6 a 11 meses que forem viajar podem receber a chamada ‘dose zero’.

No calendário de rotina do Sistema Único de Saúde (SUS), a primeira dose da tríplice viral é aplicada aos 12 meses de idade e a segunda aos 15 meses, geralmente por meio da vacina tetraviral, que também protege contra catapora.

Fernando Virgolino também chama a atenção para algumas situações específicas. “A vacina tríplice viral é contraindicada durante a gravidez, por isso a recomendação é que mulheres atualizem a vacinação antes de engravidar ou aguardem o fim da gestação. Já os profissionais de saúde, independentemente da idade, devem comprovar duas doses da vacina para atuarem protegidos”, completou.

Além da proteção contra o sarampo a população deve observar outras vacinas importantes para viagens como Influenza, Covid-19, febre amarela, hepatite B e tétano, conforme indicação para cada público, faixa etária e o destino da viagem.

Atenção viajantes – O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) alerta que os principais riscos para viajantes incluem doenças como sarampo, síndrome gripal, encefalite transmitida por carrapatos, doença de Lyme e arboviroses, entre elas dengue, zika e chikungunya. O órgão orienta que pessoas que apresentarem sintomas durante ou após a viagem procurem atendimento médico imediatamente e façam a notificação à Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, pelo telefone (83) 9 8699-2919.

Os técnicos do Cievs reforçam também que, além de manter a vacinação em dia é necessário adotar cuidados básicos de prevenção durante as viagens, como higienizar frequentemente as mãos, utilizar álcool em gel e seguir as etiquetas de proteção e higiene para reduzir os riscos de transmissão de doenças.

Serviços disponíveis – As salas de vacinas estão disponíveis em toda a cidade de fácil acesso à população. As Policlínicas Municipais, que funcionam das 7h às 17h, o Centro de Imunização, localizado no bairro da Torre, conta com atendimento das 8h às 16h, e as Unidades de Saúde da Família (USFs) atendem das 7h às 11h e das 12h às 16h.

Para ampliar o acesso da população, a Prefeitura também mantém pontos móveis de vacinação instalados no Shopping Sul, Shopping Tambiá e Home Center Ferreira Costa, com atendimento de segunda a sexta-feira, a partir das 12h, e aos sábados, das 8h às 16h. Já o quiosque localizado na orla de Cabo Branco funciona de segunda a sexta-feira, das 17h às 21h. No Shopping Tambiá, com atendimento exclusivamente aos sábados, das 9h às 16h.

Documentos necessários – Além da documentação básica, documento oficial com foto, CPF ou Cartão SUS e caderneta de vacinação, os integrantes dos grupos prioritários deverão apresentar um comprovante que ateste o vínculo com a categoria contemplada pela campanha.

Vacinação domiciliar – A Prefeitura de João Pessoa também oferece a opção de vacinação domiciliar para pessoas acamadas/restritas ao leito, que não conseguem se deslocar até um serviço de saúde. Para ter acesso ao serviço, é necessário realizar o agendamento por meio do aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’.

Encontre o local mais próximo para se vacinar, em salas ou pontos móveis:

Unidades de Saúde da Família (USFs)

Horário: das 7h às 11h e das 12h às 16h (De segunda a sexta-feira)

Todas as vacinas do calendário de rotina e de campanhas:

Dengue: adolescentes de 10 a 14 anos;

Covid-19: crianças menores de 5 anos e grupos prioritários;

HPV: atualização para o público de 9 a 19 anos.

Vírus Sincicial Respiratório (VSR) tipos A e B: exclusivo para gestantes.

Influenza: Apenas para os públicos prioritários.

Policlínicas Municipais (Cristo, Mangabeira, Mandacaru, Jaguaribe e Praias)

Horário: das 8h às 16h (De segunda a sexta-feira)

Todas as vacinas do calendário de rotina e de campanha:

Dengue: adolescentes de 10 a 14 anos;

Covid-19: crianças menores de 5 anos e grupos prioritários;

HPV: atualização para o público de 9 a 19 anos;

Vírus Sincicial Respiratório (VSR) tipos A e B: exclusivo para gestantes. Influenza: Apenas para os públicos prioritários.

Centro Municipal de Imunização – Torre

Horário: das 8h às 16h (De segunda a sexta-feira)

Todas as vacinas do calendário de rotina e de campanha:

Dengue: adolescentes de 10 a 14 anos;

Covid-19: crianças menores de 5 anos e grupos prioritários;

HPV: atualização para o público de 9 a 19 anos;

Vírus Sincicial Respiratório (VSR) tipos A e B: exclusivo para gestantes. Influenza: Apenas para os públicos prioritários.

Home Center Ferreira Costa – BR 230 – Aeroclube

Horário: 12h às 20h (segunda a sexta) e das 8h às 16h (sábados)

Todas as vacinas do calendário de rotina e de campanhas:

Covid-19: crianças menores de 5 anos e grupos prioritários;

HPV: atualização para o público de 9 a 19 anos;

Vírus Sincicial Respiratório (VSR) tipos A e B: exclusivo para gestantes. Influenza: Apenas para os públicos prioritários.

Shopping Sul – Bancários

Horário: 12h às 20h (segunda a sexta) e das 10h às 16h (sábados)

Todas as vacinas do calendário de rotina e de campanha:

Covid-19: crianças menores de 5 anos e grupos prioritários;

HPV: atualização para o público de 9 a 19 anos.

Vírus Sincicial Respiratório (VSR) tipos A e B: exclusivo para gestantes.
Influenza: Apenas para os públicos prioritários.

Shopping Tambiá – Tambiá

Horário: Exclusivamente aos sábados, das 9h às 16h

Todos os imunizantes do calendário de rotina e de campanha:

Covid-19: crianças menores de 5 anos e grupos prioritários;

HPV: atualização para o público de 9 a 19 anos;

Vírus Sincicial Respiratório (VSR) tipos A e B: exclusiva para gestantes. Influenza: Apenas para os públicos prioritários.

Mix Mateus – Unidade Valentina Figueiredo

(R. Brasilino Alves da Nóbrega – Valentina de Figueiredo)

Horário: 12h às 21h (segunda a sexta) e das 8h às 16h (sábados)

Todas as vacinas do calendário de rotina e de campanha:

Covid-19: crianças menores de 5 anos e grupos prioritários;

HPV: atualização para o público de 9 a 19 anos.

Vírus Sincicial Respiratório (VSR) tipos A e B: exclusivo para gestantes. Influenza: Apenas para os públicos prioritários.

Quiosque na Orla – Avenida Cabo Branco – na frente do Xênius Hotel e próximo ao CAT Adaptado

Horário: Apenas de segunda a sexta-feira, das 17h às 21h.

belga testa positivo para malária, mas Fiocruz não descarta ebola

Por MRNews

O Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), investiga desde sábado (30) o caso de um viajante belga que veio de Uganda, na África, para o Rio de Janeiro com sintomas virais. O resultado do exame de sangue do paciente não foi concluído, mas as primeiras amostras biológicas deram positivo somente para malária.

Assim que o homem chegou ao Instituto Evandro Chagas com tosse, calafrios e diarreia, a Fiocruz acionou o protocolo para atendimento especializado. O paciente ficará isolado até o diagnóstico conclusivo, considerando que Uganda, o país de origem dele, tem registros de casos de ebola. “A medida é de precaução, considerando o histórico de viagem do paciente”, informou a Fiocruz, em nota à imprensa neste domingo (31).

Os primeiros diagnósticos baseados em amostras de saliva e urina, no próprio sábado, confirmaram a malária. Nelas, as análises deram negativo para o ebola. O teste diagnóstico referente à amostra de sangue segue em análise. A Fiocruz não informou quando o resultado deve ficar pronto.

Quem Ama Cuida? Atuação de Isabela Garcia é comentada pelo público e movimenta as redes sociais

Brasil no Mundo discute impacto de decisão dos EUA sobre facções

Além do paciente, estão sendo monitoradas pessoas que tiveram contato com ele, com apoio das secretarias municipal e estadual de Saúde, que acompanham o caso. Mesmo assim, a Fiocruz reitera que o vírus não é transmitido por via respiratória, como a gripe, mas somente por contato direto com sangue, tecidos ou fluidos corporais de indivíduos e/ou animais infectados.

No momento, há um surto de ebola em países da África Central, com o epicentro no Congo e casos registrados em Uganda. O vírus provoca febre hemorrágica e apresenta alta letalidade.

A Fiocruz é referência para tratar casos suspeitos de ebola com atendimento médico e testagem diagnóstica no Brasil e informa que o risco de transmissão no país é baixo.

Fachin determina desintrusão da Terra Indígena Cachoeira Seca, no Pará

Caso Henry Borel: julgamento de Jairinho e Monique entra no sétimo dia

Álbum da Copa do Mundo vira meio de diversão para crianças em tratamento contra o câncer na PB

Mabel Pontes

Lucas Emanuel, de oito anos de idade, teve uma ideia simples que vem ajudando a transformar a rotina da ala infantil do Hospital Napoleão Laureano, em João Pessoa: a de criar um espaço de troca de figurinhas da Copa do Mundo para as crianças internadas.

LEIA TAMBÉM:

Internado desde novembro de 2025 para tratar um linfoma, Lucas sentia falta dos momentos de lazer e convivência típicos da infância. Fã de futebol e interessado em colecionar figurinhas, o menino propôs a criação de um espaço para que a troca de figurinhas pudesse ser feita também dentro do hospital.

“Em 2022 a gente tentou, mas já era tarde, porque só em 2023 que a gente foi procurar o álbum de 2022. Daí, como esse ano tem Copa, eu tive essa ideia”, contou o menino.

A proposta de Lucas ganhou apoio da equipe do hospital e passou a acontecer na brinquedoteca da unidade, espaço preparado especialmente para receber os encontros de forma segura. Para acessar a ala infantil, é necessário utilizar máscara e avental descartável.

Troca de figurinhas em hospital entre crianças em tratamento contra o câncer. Mabel Pontes

Segundo profissionais do hospital, atividades lúdicas ajudam diretamente no bem-estar emocional das crianças durante o tratamento, tornando os dias de internação mais leves.

“Ele é muito inteligente, falou que queria que mais pessoas no Brasil inteiro lembrassem das crianças internadas, das crianças que estão doentes, mas que também estão montando o álbum, que essas crianças também teriam direito de ter um ponto de troca [de figurinhas]. A gente se emocionou demais”, disse a dentista Cristiane Maia, que participa da organização do espaço.

Troca de figurinhas da Copa do Mundo em hospital diverte crianças em tratamento contra o câncer. Mabel Pontes

Na brinquedoteca do hospital, entre figurinhas repetidas, álbuns abertos e conversas sobre futebol, as crianças encontram uma oportunidade de brincar, fazer amizades e esquecer por alguns instantes a rotina hospitalar.

A ação também recebe doações de álbuns e figurinhas para ampliar a participação dos pacientes. De acordo com Marcelo Lucena, presidente da Fundação Napoleão Laureano, pessoas de fora que queiram trazer figurinhas para trocar ou doar são bem vindas.

“Você que tem um álbum que quer doar, ou que quer trazer figurinhas, trocar figurinhas, vem para o Laureano, traz para essas crianças, abraça essa causa para fazer com que elas tenham um tratamento mais leve e possam se divertir”.

Governador Lucas Ribeiro inaugura Centro Especializado em Reabilitação de Picuí e amplia atendimento a pessoas com autismo — Governo da Paraíba

O governador Lucas Ribeiro inaugurou, na tarde deste sábado (30), o Centro Especializado em Reabilitação (CER) de Picuí, ampliando a rede de cuidado especializado no interior da Paraíba e garantindo atendimento mais próximo para famílias da região. Na ocasião, também foram assinados convênios que asseguram R$ 3,2 milhões para custeio dos serviços e R$ 835 mil para aquisição de equipamentos, totalizando mais de R$ 4 milhões em investimentos. 

Durante a solenidade, Lucas Ribeiro destacou que a entrega representa o compromisso do Governo da Paraíba com a interiorização dos serviços de saúde e a escuta das demandas da população. “Cuidar das pessoas sempre foi a nossa prioridade, especialmente daqueles que mais precisam do apoio do poder público. Sabemos dos desafios enfrentados diariamente pelas famílias atípicas, das viagens longas, da busca por atendimento especializado e das dificuldades que muitas vezes fazem parte dessa rotina. É uma conquista construída junto com a população e que vai transformar a vida de muitas famílias do Curimataú e do Seridó”, afirmou o gestor.

A implantação do equipamento atende a uma demanda apresentada pela população durante o Orçamento Democrático Estadual do ano passado e deve beneficiar centenas de famílias da região, com atendimento especializado voltado principalmente a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Presente na inauguração, Raline Farias, mãe de duas crianças autistas, relatou os desafios enfrentados para garantir atendimento aos filhos. Moradora de Picuí, ela explicou que a rotina incluía viagens frequentes para outras cidades em busca de terapias e consultas especializadas. “A importância desse centro é enorme para nós. Muitas vezes precisávamos nos deslocar para Campina Grande ou João Pessoa, em viagens longas e cansativas para as crianças. Agora vamos ter esse atendimento aqui, na nossa cidade, perto de casa. É uma conquista muito importante para todas as famílias atípicas da região”, comemorou. 

O secretário de Estado da Saúde, Ari Reis, ressaltou que o novo centro permitirá que muitas famílias deixem de percorrer longas distâncias em busca de atendimento especializado. “Vamos ofertar atendimento para mais de 500 famílias por mês, com uma equipe multiprofissional preparada e integrada à rede estadual de saúde. Muitas pessoas que precisavam viajar para Campina Grande ou João Pessoa agora terão acesso ao tratamento aqui mesmo, perto de casa, com qualidade e acompanhamento contínuo”, destacou. 

O prefeito de Picuí, Ranieri Ferreira, destacou a parceria entre município e Estado para viabilizar o equipamento e ressaltou o impacto social da iniciativa para as famílias da região. “Como pessoa com deficiência, eu conheço de perto os desafios que muitas famílias enfrentam para acessar serviços especializados. Por isso, a entrega deste centro representa dignidade, inclusão e esperança para centenas de famílias da nossa região. Essa conquista é resultado da união de esforços entre município, Governo do Estado e a própria população, que apresentou essa demanda e agora vê esse sonho se tornar realidade”, afirmou.

julgamento de Jairinho e Monique entra no sétimo dia

Por MRNews

O julgamento da morte do menino Henry Borel, de 4 anos, entrou no sétimo dia neste domingo (31). No banco dos réus estão o ex-vereador Jairo Souza Santos e a professora Monique Medeiros, acusados do crime. Eles são o padrasto e mãe do menino, respectivamente. O Tribunal do Júri começou a ouvir as testemunhas de defesa dos réus no sábado (30) e continua neste domingo. A sessão deve se estender por toda a semana.

Presidido pela juíza Elizabeth Machado Louro, o júri, ontem, ouviu o engenheiro Bryan Medeiros da Costa Silva, irmão de Monique e principal testemunha de defesa dela. Durante mais de 8 horas, ele respondeu a perguntas da juíza, das defesas e da acusação, representada pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. O homem fez uma descrição afetuosa da irmã, oito anos mais velha, e do convívio familiar.

Segundo Bryan, Monique era uma mãe zelosa, que sempre trabalhou e esteve ao lado do ex-marido Leniel Borel, pai de Henry, “nos altos e baixos” da vida. Ele também falou sobre o relacionamento da irmã com Jairo. Disse que os dois se conheceram pela internet, que o homem era gentil e nenhum familiar desconfiou de que ele poderia ser autor de agressões que levaram o pequeno à morte, conforme a denúncia. Monique é acusada de tortura e de participação no homicídio.

Pesquisadores querem criar índice para “traduzir” estresse ambiental

Sthefany Brito se emociona ao falar sobre falecido durante gravidez

Bryan também relatou que o padrasto de Henry, após a divulgação dos laudos relacionando as lesões no menino a agressões, tentou persuadir Monique a mentir sobre os fatos que antecederam a morte do garoto. Uma prima, segundo ele, alertou para a possibilidade de Monique estar sendo manipulada, o que fez a família buscar uma defesa separada da de Jairo.

No julgamento, o irmão afirmou ainda que o filho era prioridade para a ré e que ela jamais permitiria qualquer agressão a ele.

No sábado, também foram ouvidos um colega de trabalho de Monique, em uma escola, e uma funcionária da brinquedoteca do condomínio onde ocorreu o crime. A mulher disse que a ré frequentava o espaço com a criança e era atenciosa.

Na sexta (29), os jurados já tinham ouvido as testemunhas de acusação. O último a depor foi o pai de Henry, Leniel Borel, que terminou de falar às 4h15 da madrugada de sábado.

Rádio MEC estreia Damas do Jazz, série apresentada por Ruy Castro

Governo paga R$ 12 mil a projetos para jovens em áreas vulneráveis

Segundo o advogado Cristiano Medeiros, assistente da acusação, ligada ao pai do menino, o depoimento de Bryan não altera o conjunto de provas do processo. “Ele não presenciou os fatos e tudo o que afirma saber foi contado por Monique, após sua prisão, quando ela já tinha evidente interesse em construir uma versão defensiva”, comentou, em nota enviada à imprensa na manhã deste domingo.

Na avaliação do assistente, as declarações não têm força. No processo, lembra, documentos comprovam que Henry foi lesionado enquanto estava sob os cuidados da mãe e do padrasto.

A defesa de Jairo argumenta que a laceração hepática, que provocou a hemorragia e morte de Henry, conforme o laudo pericial, teria sido provocada pelas sucessivas manobras de ressuscitação no menino, no hospital. O  médico-legista Luiz Carlos Leal Preste discordou da tese, no julgamento.

Em depoimento, outro legista, Luiz Airton Saveedra de Paiva afirmou que foram três traumatismos em locais diferentes da cabeça. “Ações essas que resultaram no descolamento do couro cabeludo da vítima. No tórax, há sinais de contusão nos pulmões e de hemorragia retroaórtica e no abdômen, hemorragia peritoneal, o que foi a causa do óbito”, apontou.

Saveedra afirmou que Henry estava sem vida quando chegou ao hospital.

No depoimento, o delegado do caso Henrique Damasceno, confirmou que Jairo fez pressão para que a unidade de saúde atestasse a morte da criança, sem a necessidade de encaminhar o corpo para o Instituto Médico Legal (IML), onde seria periciado.

O caso

Segundo a denúncia, na madrugada de 8 de março de 2021, Dr. Jairinho espancou até a morte o menino Henry, enquanto a mãe, Monique Medeiros, se omitiu da responsabilidade, o que levou ao homicídio. De acordo com o Ministério Público, em outras três ocasiões em fevereiro de 2021, Jairo tinha submetido o menino a sofrimento físico e mental com emprego de violência.

Jairo é acusado de homicídio qualificado por meio cruel que impossibilitou a defesa da vítima; três torturas praticadas contra criança; fraude processual; coação no curso do processo, entre outros crimes. Monique responde por sete crimes, entre eles homicídio por omissão qualificado e omissão.

Secretaria de Turismo potencializa divulgação de João Pessoa para mais de mil agentes de viagens

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), continua intensificando o processo de promoção da Capital paraibana nas principais feiras de turismo e capacitação de agentes de viagens e operadores de todo o Brasil. Em maio, foram capacitados mais de mil profissionais do turismo durante a realização do Roadshow Nordeste Paraíba e do Workshop da Cativa Operadora.

O Roadshow Nordeste aconteceu em duas etapas, com a participação das duas maiores operadoras de turismo da região, com forte presença no mercado nacional. Na primeira etapa, em parceria com a Foco Operadora, a comitiva paraibana esteve nas cidades de Fortaleza (CE) e Mossoró e Natal (RN), reunindo mais de 200 agentes de viagens.

Na segunda etapa do evento, em parceria com a Masterop Operadora, promoveu capacitação e networking com agentes de Salvador (BA), Aracaju (SE), Maceió (AL) e Recife (PE). A ação promocional, coordenada pelo Governo do Estado, em conjunto com a Associação Brasileira de Hoteleiros, seccional Paraíba (ABIH-PB), foi encerrada na noite da quinta-feira (29), na capital pernambucana.

Ainda em maio, a Setur esteve presente no Encontro Anual da Operadora Cativa realizado em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. Durante três dias, o Cativa 360º reuniu mais de 800 profissionais do turismo, fortalecendo o relacionamento e potencializando os principais roteiros de João Pessoa, por meio de capacitações e exposição de roteiros no espaço ocupado pela Setur-JP.

De acordo com Daniel Rodrigues, secretário de Turismo de João Pessoa, é de suma importância estar atualizando os agentes de viagens e as operadoras de turismo, responsáveis por mais de 80% das vendas de pacotes turísticos para João Pessoa. São esses profissionais, conforme o secretário, que trabalham diretamente com o público final e exercem influência no momento deles decidirem por um destino para curtir férias ou feriados prolongados.

Além desse contato direto, a Secretaria de Turismo estabeleceu um criterioso calendário de participação nas principais feiras no Brasil, B2B ou B2C, procurando atender e estar próximos de todos os públicos, sejam os turistas de lazer ou de negócios. “É um trabalho que tem tido resultado expressivo, haja vista o aumento de fluxo de turistas na cidade durante todo o ano”, pontuou o secretário.

Rádio MEC estreia Damas do Jazz, série apresentada por Ruy Castro

Por MRNews

O jazz embala a programação da Rádio MEC com um repertório de clássicos do gênero nas noites de domingo. A emissora pública estreia o seriado Damas do Jazz, produção original apresentada por Ruy Castro, que reúne histórias sobre estrelas que marcaram época ao emprestar suas vozes e talento para a música: Ella Fitzgerald, Peggy Lee, Carmen McRae e Sarah Vaughan.

A nova série reúne sucessos que atravessam gerações e estão presentes no imaginário popular. Com quatro episódios que têm transmissão semanal, o programa inédito Damas do Jazz entra no ar nas ondas da Rádio MEC neste domingo (31), às 22h. O conteúdo mescla o repertório interpretado pelas divas com histórias sobre suas trajetórias e a importância delas no cenário da cultura.

Plataformas

O programa original de Ruy Castro, Heloisa Seixas e Julia Romeu pode ser acompanhado em várias plataformas. Além de curtir pelo dial, a audiência pode conferir as edições de Damas do Jazz no app Rádios EBC e ouvir a transmissão em streaming no site da emissora pública.

Governo paga R$ 12 mil a projetos para jovens em áreas vulneráveis

Paciente em SP com suspeita de ebola testa positivo para meningite

Como em todas as séries produzidas pelo trio para a Rádio MEC, a nova atração veiculada pela emissora pública traz a gravação completa da obra utilizada como prefixo. A versão integral celebra a composição Preview, de Paul Quinichette, na voz de Ella Fitzgerald.

Primeira edição

A artista Ella Fitzgerald é justamente a homenageada no episódio de estreia. O seriado traça um panorama sobre sua relevância na história da música como maior improvisadora da história vocal do jazz e intérprete com swing sem igual.

O primeiro episódio do programa se concentra na maturidade de Ella Fitzgerald. A série Damas do Jazz revela o período em que a icônica cantora, com cerca de 40 anos, na década de 1950, começou a gravar o grande songbook americano.

Produções recentes

Com um histórico de grandes produções na Rádio MEC, o célebre escritor Ruy Castro lançou outros seriados musicais na programação da emissora pública nos últimos anos. Em março, a primeira novidade de 2026 foi o seriado De Quem é a Música?, sobre grandes compositores mais conhecidos por suas obras.

Mega-Sena acumula e prêmio principal vai para R$ 16 milhões

Após afogamento, morte de vice-prefeito causa comoção e mobiliza homenagens

Em janeiro de 2025, estreou a produção Samba-Jazz com um panorama sobre esse gênero musical genuinamente brasileiro. Na sequência, em fevereiro, o destaque foi a série A Música do Carnaval, atração com hits do repertório popular que incluiu obras consagradas, além de curiosidades e bastidores sobre os intérpretes e os compositores.

Em abril, a programação foi embalada pela atração Ao som dos Boleros e Tangos. A obra explicou a evolução e a história de dois dos mais emblemáticos ritmos internacionais. Com uma linguagem instigante, a série revelou como essas influências se entrelaçaram na cultura nacional.

Com o título Orlando Silva, o cantor das multidões, a produção apresentada em maio se debruçou sobre a vida e a trajetória profissional do astro. Considerado um dos maiores intérpretes do Brasil, ele é lembrado no seriado por gêneros em que se superou: samba, fox e valsa.

Já em agosto, o especial Tom Jobim, o Ouvidor do Brasil celebrou um dos maiores gênios da música brasileira. A série foi inspirada no livro O Ouvidor do Brasil: 99 Vezes Tom Jobim, título com o qual Ruy Castro se sagrou vencedor do Prêmio Jabuti 2025 na principal categoria da premiação, Livro do Ano.

Depois, outubro marcou o lançamento da temporada com séries de crônicas de Ruy Castro e Heloisa Seixas, A Escrita Falada e Contos Mínimos, respectivamente. Com textos curtos, temas leves e bem-humorados, os conteúdos entraram no ar em formato de interprogramas.

No mesmo mês, o autor comandou outra produção temática: A Música do Cinema. A série original sobre trilhas da sétima arte também contemplou clássicos dos grandes musicais aos filmes noir, com trilha sonora jazzística. Composições do cinema brasileiro e europeu ganharam atenção especial.

Sobre Ruy Castro

O jornalista e escritor Ruy Castro começou sua trajetória profissional como repórter em 1967, no Rio de Janeiro, e atuou nos principais veículos da imprensa carioca e paulistana. Em 1988, ele passou a se dedicar aos livros e fez sua estreia como escritor em 1990, com o lançamento de Chega de Saudade: a História e as Histórias da Bossa Nova.

É autor de biografias de Nelson Rodrigues, Garrincha e Carmen Miranda, reconstituições históricas sobre a bossa nova, o samba-canção e o Rio de Janeiro dos anos 1920, além de romances e obras sobre cinema e literatura.

Em 2021, Ruy Castro conquistou reconhecimento com o prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras (ABL). No ano seguinte, foi eleito para ocupar a cadeira 13 da ABL. Atualmente, também escreve artigos para jornais.

Serviço

Damas do Jazz – Estreia – Domingo (31), às 22h, na Rádio MEC

Rádio MEC na internet e nas redes sociais

Site: https://radios.ebc.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/radiomec
Spotify: https://open.spotify.com/user/radiomec
YouTube: https://www.youtube.com/radiomec
Facebook: https://www.facebook.com/radiomec
X: https://x.com/radiomec
WhatsApp: (21) 99710-0537

Como sintonizar a Rádio MEC

Rio de Janeiro: FM 99,3 MHz e AM 800 kHz 
Belo Horizonte: FM 87,1 MHz 
Brasília: FM 87,1 MHz e AM 800 kHz 
Parabólica – Star One C2 – 3748,00 MHz – Serviço 3 
Celular – App Rádios EBC para Android e iOS

MEI deve enviar declaração anual até este domingo; veja como fazer

Paraíba fecha 2024 com 20 mil empresas a mais e tempo de abertura 80% menor que em 2020.. Prazo de entrega da declaração anual do MEI termina hoje. Foto: Mark Sivewright / Unsplash

O Microempreendedor Individual (MEI) tem até este domingo (31) para enviar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI). O procedimento é obrigatório e deve ser feito mesmo por quem não teve faturamento no período. O não cumprimento do prazo pode gerar multa mínima de R$ 50, além de restrições cadastrais.

Prazo e consequências

A entrega da declaração, referente ao faturamento do ano anterior, está disponível desde janeiro de 2026. Na DASN-SIMEI, o MEI informa o faturamento bruto anual da empresa, utilizado para manter a regularidade do registro.

Em caso de atraso, além da multa, o CNPJ pode ficar irregular. Se a pendência não for resolvida por dois anos consecutivos, há risco de cancelamento do cadastro do MEI.

O que é considerado na declaração

A legislação permite que parte do lucro do MEI seja tratada como rendimento isento de Imposto de Renda, com base em percentuais de presunção, conforme a atividade:

  • 8% do faturamento: comércio, indústria e transporte de cargas
  • 16% do faturamento: transporte de passageiros
  • 32% do faturamento: prestação de serviços em geral

Onde fazer a declaração

A DASN-SIMEI deve ser preenchida exclusivamente online, no site do Simples Nacional. O envio é gratuito e feito pelo próprio microempreendedor.

Passo a passo para declarar o MEI

1. Calcular o lucro do negócio

Some toda a receita bruta anual e subtraia as despesas do empreendimento (aluguel, contas de água, luz, telefone, mercadorias e outros custos). Esse será o lucro total.

2. Aplicar o percentual de presunção

Defina a parcela isenta conforme a atividade exercida:

  • 8% para comércio, indústria e transporte de carga
  • 16% para transporte de passageiros
  • 32% para serviços em geral

3. Separar a parcela isenta

O valor obtido deve ser registrado como rendimento isento, que será usado na declaração do Imposto de Renda na seção “Rendimentos Isentos – Lucros e Dividendos Recebidos pelo Titular”.

4. Calcular a parcela tributável

Subtraia a parcela isenta do lucro total para encontrar o valor tributável.

5. Informar no Imposto de Renda

O valor da parcela tributável deve ser lançado na seção “Rendimentos Tributáveis Recebidos de PJ” na Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF), quando o MEI se enquadrar nas regras de obrigatoriedade.

Quem precisa declarar o Imposto de Renda

O MEI também pode ser obrigado a entregar a DIRPF caso se enquadre em alguma das situações abaixo:

  • Rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 no ano anterior (sem Auxílio Emergencial)
  • Rendimentos tributáveis acima de R$ 22.847,76 (para quem recebeu Auxílio Emergencial ou dependentes beneficiários)
  • Rendimentos isentos ou tributados exclusivamente na fonte acima de R$ 40.000,00

Paciente em SP com suspeita de ebola testa positivo para meningite

Por MRNews

A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo informou que o homem internado com suspeita de ter contraído o vírus Ebola testou positivo para meningite meningocócica. O diagnóstico foi confirmado após a realização de um exame de sangue PCR.

De acordo com nota divulgada pelo órgão neste sábado (30), a suspeita de ebola segue em investigação. O paciente será avaliado por meio de análises laboratoriais e genômicas.

O caso envolve um homem de 37 anos, que viajou recentemente para a República Democrática do Congo, país que vive um surto de ebola.

Mega-Sena acumula e prêmio principal vai para R$ 16 milhões

Após afogamento, morte de vice-prefeito causa comoção e mobiliza homenagens

Ao chegar ao Brasil, ele apresentou febre intensa e foi internado no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em São Paulo. O paciente está em isolamento.

Protocolo

No estado de São Paulo, casos suspeitos devem ser comunicados imediatamente à vigilância epidemiológica municipal e ao Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE-SP).

O Instituto de Infectologia Emílio Ribas é a unidade de referência estadual para atendimento de casos suspeitos ou confirmados e o Instituto Adolfo Lutz é responsável pela investigação laboratorial e pelo diagnóstico diferencial.

Edital da EBC seleciona programas da RNCP para exibir nas rádios

EBC e MinC assinam acordo para integrar acervo ao Tela Brasil

Sedest abre inscrições de linha de crédito para turma do programa ‘Elas Lideram’

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de João Pessoa (Sedest) oferece, a partir desta segunda-feira (1º), mais uma oportunidade para as microempreendedoras da Capital – pessoas físicas ou jurídicas. É uma linha de crédito do programa ‘Eu Posso’ destinada às mulheres da segunda turma de mentoria ‘Elas Lideram’.

As inscrições seguem até a quarta-feira (3) e são realizadas exclusivamente de maneira presencial na sede da Sedest, localizada na Rua Diogo Velho, 150, Centro, das 8h às 14h. As 30 vagas ofertadas neste edital serão para as linhas de crédito tradicional, limitadas ao valor de R$10 mil para pessoa física e até R$ 20 mil para pessoa jurídica. O pagamento poderá ser dividido em até 24 parcelas mensais fixas, com carência de até 6 meses, quando houver investimento em capital fixo ou misto. Para investimento apenas em capital de giro, o pagamento será de até 12 parcelas e sem carência.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Bruno Farias, além da qualificação técnica em gestão e liderança, o programa oferece suporte psicossocial e a criação de redes de apoio, garantindo que o potencial empreendedor feminino seja convertido em autonomia financeira e impacto social sustentável.

Durante a mentoria, conforme explicou, as alunas têm acesso a conhecimento e ferramentas importantes para crescerem de forma estruturada e sustentável. “E o mais importante é que, no final desse processo, essas mulheres também poderão contar com uma linha de microcrédito social, que chega como uma oportunidade concreta para impulsionar seus empreendimentos, ampliar seus negócios e transformar sonhos em realidade”, pontuou.

Bruno Farias reforçou que a gestão municipal segue comprometida em criar oportunidades, promover autonomia financeira e abrir caminhos para que mais mulheres ocupem espaços de liderança, geração de renda e independência econômica. “Investir nas mulheres é investir no desenvolvimento da nossa cidade. O projeto Elas Lideram nasce justamente com esse propósito, fortalecer, capacitar e incentivar mulheres empreendedoras a acreditarem ainda mais no potencial dos seus negócios”, completou.

Programa – ‘Elas Lideram’ é uma iniciativa estratégica da Prefeitura de João Pessoa, operacionalizada pela Sedest em parceria com o Sebrae, o Hub Casa Empreendedora e a Be.labs Aceleradora.

Esta política pública cumpre as diretrizes do plano de governo voltadas à equidade de gênero e ao fortalecimento da economia local, focando no protagonismo de mulheres cis e trans através de uma jornada de mentoria especializada e suporte técnico-pedagógico.

Dúvidas e mais informações sobre o edital no link.