Setor de Serviços cresce quase 6% e Paraíba fica em segundo lugar no país em 2025, aponta IBGE
O setor de Serviços na Paraíba registrou a segunda maior taxa de crescimento no país em 2025 no acumulado de janeiro a dezembro, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No período em questão, a Paraíba registrou um crescimento de 5,7%, enquanto o primeiro colocado no ranking, o Distrito Federal, cresceu 7%. Somente em relação ao mês de dezembro do ano passado, no comparativo de dezembro de 2024, o estado cresceu 4,3%, taxa superior à média do País, em 3,4%.
As taxas de crescimento foram registradas em dez dos 12 meses do ano passado. Os meses com melhores desempenhos de crescimento no ano passado foram novembro (9,2%), abril (8,8%), fevereiro (8,7%) e março (7,5%).
O setor de serviços inclui atividades como transporte, turismo, restaurantes, salão de beleza e tecnologia da informação. Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet; transporte aéreo de passageiros; rodoviário de carga; publicidade; e desenvolvimento e licenciamento de programas de computador aparecem como os serviços de mais destaque.
Dentre os166 serviços pesquisados pelo IBGE, 53,6% deles terminaram o ano com alta. O secretário de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), Marialvo Laureano, informou que o crescimento acontece pelo quarto ano consecultivo relativo aos números do estado.
“No ano passado, o setor que mais contribuiu para o saldo de 31 mil postos foram os segmentos de serviços com um total 23.935 postos de saldo. Outra informação importante: o setor de serviços na Paraíba cresce pelo quinto ano seguido”, disse.
A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) foi a pesquisa pela qual o IBGE conseguiu apurar os resultados.