Cícero Lucena celebra o Muriçocas do Miramar, destaca tradição do Carnaval de rua e o crescimento do Via Folia, que reuniu multidão

O prefeito Cícero Lucena celebrou a passagem do bloco Muriçocas do Miramar, que nesta quarta-feira (11) completou 40 anos alegrando o pré-carnaval da Capital e também encerrou a programação do circuito Via Folia, na Epitácio Pessoa. O gestor aproveitou para exaltar aspectos como participação popular, preservação da cultura do carnaval de rua, com a presença dos grupos de maracatu, ala-ursa, além de destacar o fortalecimento do turismo, organização da festa que arrastou uma multidão ao longo de quase uma semana, com segurança e estrutura.

O desfile teve o grande cantor pernambucano Alceu Valença como atração principal, puxando o Muriçocas com seu repertório clássico de frevo, ciranda e canções consagradas da música brasileira, culminando numa festa de cores, música e alegria. A programação ainda contou com artistas locais como Juzé, Capilé, Myra Maya, Axé do Yuri, Capilé e Beleza Pura. O mestre Fubá, mantendo a tradição, abriu alas para a folia, no trio elétrico próximo ao estandarte do bloco, que este ano homenageou o cantor e compositor Zé Katimba.

“Com crescente dedicação, nossa equipe atua de maneira eficaz, oferecendo a João Pessoa uma celebração culturalmente relevante. Preservamos nossas tradições e identidade, ao mesmo tempo em que promovemos o turismo, evidenciando o notável potencial da cidade”, afirmou o prefeito Cícero Lucena, que também parabenizou os 40 anos do bloco Muriçocas do Miramar, reconhecendo sua relevância para a cultura e festividades em João Pessoa. A Prefeitura, de acordo com o gestor, garantiu apoio e estrutura para mais um desfile histórico pelas ruas da cidade, com saída na Praça das Muriçocas, em Miramar, passagem pelo corredor Via Folia, até dispersão no Busto de Tamandaré.

População local e turistas – O vice-prefeito Leo Bezerra lembrou que milhares de pessoas passaram pelo corredor Via Folia durante a programação. Ele ainda lembrou que as prévias carnavalescas da Capital acontecem nos bairros, reúne artistas consagrados da música brasileira e ainda vai seguir durante este final de semana. “Esta festa é esplêndida, encantadora. Um evento para os moradores e também para os turistas presentes. Este ano já superou as expectativas do ano anterior. E o próximo ano promete ser ainda melhor. Convidamos todos a participar e compartilhar este grande evento”, afirmou o vice-prefeito.

O Muriçocas do Miramar, de acordo com o diretor-executivo da Fundação Cultural de João Pessoa, Marcus Alves, é o bloco que melhor consegue integrar as diversas expressões da cultura popular. “Recentemente, acompanhei o desfile na avenida com diversos grupos de maracatus, ala-ursas e outras manifestações da cultura popular. As Muriçocas se destacam por integrar essas diversas expressões culturais, demonstrando a força e a vivacidade de nossa tradição”, afirmou.

Para a noite de festa, a Prefeitura de João Pessoa garantiu estrutura para que os foliões pudessem se divertir com comodidade e segurança, desde a mobilidade urbana, saúde e segurança. A Guarda Civil Metropolitana, por exemplo, contou com efetivo de 140 agentes, mais forte aparato e tecnologia. “Nossa atuação visa proporcionar a melhor experiência, de forma discreta. Como resultado, não houve relatos de importunação sexual, e as ocorrências de venda de drogas foram prontamente encaminhadas à delegacia. Em relação a pequenos furtos, realizamos um mapeamento por meio do monitoramento e devolvemos os bens aos proprietários. Essa ação continuará até o final do Carnaval”, afirmou o comandante da Guarda, Victor Cavalcanti.

Folia das Muriçocas – Todo o percurso do bloco contou com uma multidão de foliões, que exaltaram a experiência de curtir o bloco mais festejado da cidade. Juliana Lopes, de Recife, numa demonstração da evolução histórica, já que o bloco surgiu como opção para quem ficava em João Pessoa e não viajava até a capital pernambucana durante as prévias. “Eu vim só pra brincar no Muriçocas. Eu, amigos e amigas, porque esse bloco tem tudo de bom, acho que já é a quarta vez que nos fazemos esse roteiro”, explicou.

Já Rayan Mendes, estudante de João Pessoa, destacou a relevância das Muriçocas, numa festa em que a população se conecta com sua tradição. “Que bom que o desfile aconteceu com muita alegria, numa festa de cores e ritmos. Uma festa segura e que a gente tem que se orgulhar, porque o Muriçocas é nosso patrimônio”, exaltou o folião.