PB INFORMA

Notícias da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Noticias

Trabalho preventivo e ostensivo da Guarda Civil Metropolitana garante segurança nos eventos na Orla

Durante o período de alta temporada, especialmente no verão, a segurança da Capital recebe um reforço devido ao aumento da circulação de moradores e turistas, principalmente na região da Orla. Para garantir o bem-estar do público, a Prefeitura de João Pessoa, por meio da Guarda Civil Metropolitana (GCM-JP), vem realizando um trabalho preventivo e ostensivo na área dos shows do Festival Forró Verão.

Mais de 50 agentes e 22 viaturas – entre carros, motos, vans e ônibus de videomonitoramento – atuam no patrulhamento e reforço da segurança na área da praia, com atenção especial ao entorno do Busto de Tamandaré. Além do efetivo humano, a corporação conta com o apoio da tecnologia, por meio das câmeras inteligentes com reconhecimento facial do sistema Smart City.

O monitoramento da área do evento é realizado a partir da central que funciona 24 horas na sede da Agência de Inovação Tecnológica de João Pessoa (Inovatec). Ao menor sinal de suspeita, as equipes em campo são acionadas de forma imediata.

O comandante da Guarda Civil Metropolitana, Vitor Almeida, destaca que o trabalho planejado e contínuo, aliado ao suporte tecnológico, garante mais tranquilidade à população. “Estamos trabalhando intensamente durante esse período. Desde dezembro passado, tanto a região da Orla quanto o Centro Histórico têm sido prioridades. Nessas áreas, realizamos inspeções diárias com motocicletas e, por conta do Forró Verão, o efetivo foi ampliado de maneira significativa nos espaços destinados ao Festival”, explica.

O comandante acrescenta que, nas noites de shows, a GCM atua, em média, com 80 agentes, utilizando motos, carros, ônibus de videomonitoramento, câmeras da Smart City e drones. “O sistema Smart City tem sido fundamental, especialmente com a instalação do ônibus de monitoramento, fruto da parceria entre a Semusb e a Inovatec-JP. As informações recebidas são essenciais para identificar rapidamente práticas ilícitas e garantir a segurança dos cidadãos”, afirma.

João Almeida, secretário de Segurança Urbana e Cidadania de João Pessoa (Semusb), ressalta que o trabalho integrado e o investimento em tecnologia fortalecem a atuação da Guarda Civil Metropolitana. “A segurança pública é uma prioridade da gestão municipal. Estamos unindo efetivo qualificado, planejamento estratégico e tecnologia de ponta para assegurar que moradores e turistas possam aproveitar os eventos com tranquilidade. Esse é um esforço permanente da Prefeitura para oferecer uma cidade mais segura e acolhedora”, pontua.

Trabalho conjunto – Durante o Festival, a Guarda Civil Metropolitana atua em parceria com outras secretarias municipais para oferecer o suporte necessário ao público. “Destacamos pelotões para acompanhar o público, desde o acolhimento de crianças perdidas até o encaminhamento de pessoas para atendimento pelo Samu. Também realizamos abordagens de rotina diante de situações suspeitas e atuamos na manutenção da ordem pública”, relata o comandante.

Atuação da Guarda – Com a missão de proteger bens, serviços e prédios municipais, a Guarda Civil Metropolitana de João Pessoa conta atualmente com um efetivo de cerca de 500 agentes, entre homens e mulheres. Em breve, a corporação receberá o reforço de novos servidores aprovados no último concurso público.

Além de atuar nos diversos postos fixos espalhados pela cidade, junto ao policiamento preventivo, a GCM-JP tem ainda grupos especializados, com funções ambientais pelo GAAM, rondas nas escolas, praças, logradouros e na Orla, bem como o núcleo de inteligência.