PB INFORMA

Notícias da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Noticias

Emlur monta operação especial de limpeza para a Romaria de Nossa Senhora da Penha

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana de João Pessoa (Emlur) preparou uma ampla operação para garantir a limpeza e a organização antes, durante e após a tradicional Romaria de Nossa Senhora da Penha, que acontece neste sábado (29) e deve reunir cerca de 600 mil fiéis no percurso de 14 quilômetros, entre a Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, no Centro, e o Santuário da Penha. Ao todo, 280 agentes de limpeza estarão mobilizados na ação.

A operação contará ainda com uma estrutura reforçada de equipamentos e pontos de descarte, para assegurar que todo o trajeto permaneça limpo e seguro. Para facilitar o descarte correto dos resíduos, a Emlur vai instalar 9 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) ao longo do percurso, distribuídos a cada 2 quilômetros, além de 2 PEVs adicionais no Santuário da Penha. Também reforçarão a operação os PEVs fixos já existentes em locais estratégicos, como o instalado na Praça da Paz, no bairro dos Bancários.

Além dos PEVs, contêineres e papeleiras estarão posicionados em pontos de grande fluxo, garantindo opções adequadas para que os fiéis descartem corretamente os resíduos durante o evento religioso.

Educação ambiental – Na tarde do dia 29, antes do início da Romaria, as equipes da Divisão de Educação Ambiental da Emlur estarão ao longo do percurso orientando os grupos de fiéis que fazem distribuição de água e alimentos. Além da orientação, os agentes ambientais também irão entregar sacolas para que os voluntários possam acondicionar corretamente os resíduos gerados nos próprios pontos de doação. A ação reforça a importância da organização, do cuidado com o espaço e do descarte adequado durante todo o trajeto.

A operação de limpeza final começará a partir da meia-noite, após a saída da romaria da Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, e deve seguir até as 10h de domingo (30), percorrendo todo o trajeto até o Santuário da Penha. As equipes realizarão varrição, catação, recolhimento de resíduos e a limpeza final após a passagem dos romeiros.

O superintendente da Emlur, Ricardo Veloso, destacou o empenho dos servidores nos preparativos até a fase final da operação. “Nos últimos dias, nossas equipes operacionais trabalharam incessantemente para deixar tudo limpo e preparado para a passagem dos milhares de romeiros. Realizamos ações de conservação, pintura de meio-fio, varrição, catação, recolhimento de resíduos e uma série de serviços essenciais. Estamos à disposição da população e seguimos comprometidos em garantir um percurso seguro e acolhedor durante toda a Romaria e assim que ela for concluída”, ressaltou Ricardo Veloso.

Além da operação especial para o evento, a Emlur manterá normalmente todos os serviços de conservação na cidade ao longo de todo o fim de semana, assim como a coleta domiciliar regular, realizada conforme o calendário vigente. O objetivo é assegurar que toda a Capital permaneça organizada e bem atendida, mesmo com a mobilização reforçada para a Romaria.

Com planejamento, reforço operacional e ações educativas, a Emlur reafirma seu compromisso com a limpeza urbana, o cuidado com a cidade e o acolhimento aos romeiros.