PB INFORMA

Notícias da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Noticias

TCE impõe débito e desaprova contas de vereadores pela compra de 473 amaciantes de roupa

Conselheiros do Tribunal de Contas ainda aprovam na sessão contas de sete prefeituras.

A 1ª Câmara do Tribunal de Contas da Paraíba impôs um débito de R$ 251 mil ao ex-prefeito de Cacimba de Dentro, Valdinele Gomes Costa, ao decidir pela procedência de denúncia sobre a existência de oito servidores fantasmas na prefeitura.

O débito corresponde ao gasto indevido com a folha de pessoal no período de 2018 a 2022.

Na mesma sessão, na manhã desta quinta-feira (27), um outro débito foi imputado. Mas dessa vez por uma situação bem peculiar: o excesso de gastos da Câmara de Vereadores de Zabelê com produtos de higiene e limpeza. Entre eles, amaciantes de roupa…

De acordo com o TCE, as despesas resultaram na desaprovação das contas de 2024, com imposição do débito de R$ 39,9 mil ao então presidente, Vandelândio Silva Monteiro.

As compras incluíram 473 unidades de amaciantes de roupa, 204 de desodorizadores de ambiente, 439 unidades de detergente em pó, 422 de limpador de piso, 473 de limpador multiuso, 235 de inseticidas e 324 pacotes de papel higiênico. Mas o ex-presidente da Câmara ainda tem a oportunidade do esclarecimento dessas despesas, em fase recursal.

O espaço no Blog, claro, está aberto também para esclarecimentos. Mas a julgar pela decisão dos conselheiros, ninguém em Zabelê pode reclamar de cheiro ruim na Câmara Municipal.