PB INFORMA

Notícias da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Noticias do Seridó

SES realiza IV Simpósio de Prevenção ao Suicídio em João Pessoa — Governo da Paraíba

A Secretaria de Estado da Saúde, por meio do Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira (CPJM), realizou o IV Simpósio de Prevenção ao Suicídio, com o tema “Saúde Mental em Contextos Atuais: Desafios, Estratégias e Inovações para o cuidado”. O evento aconteceu nessa quinta (25) e sexta-feira (26), no auditório do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê). 

O simpósio visou sensibilizar profissionais de saúde, docentes e discentes sobre a prevenção ao suicídio e ao sofrimento mental. O evento ofereceu várias palestras, oficinas e práticas integrativas aos participantes para sensibilizar as pessoas sobre a importância da prevenção do suicídio, principalmente na questão da qualidade de vida, focando na prevenção do adoecimento e do sofrimento psíquico, visto os altos índices de casos de ansiedade, depressão e violências auto infligidas. 

De acordo com o diretor-geral do Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira, Tercio Ramos, a realização do IV Simpósio de Prevenção ao Suicídio é crucial para discutir saúde mental, combater estigmas e promover cuidados humanizados, especialmente em setembro. “Eventos como esse trazem à tona temas necessários e importantes, incentivando diálogos e reflexões. Falar sobre saúde mental é trazer luz a um tema que é de extrema necessidade, pois combate estigmas e fomenta melhor o cuidado e a humanização, independente da época do ano. Desde que envolva a saúde mental, é de grande importância o debate”, destacou.

O evento foi voltado para estudantes e todos os profissionais de saúde envolvidos no acolhimento e no cuidado ao usuário que passa por algum sofrimento mental, então o psiquiatra, o psicólogo, a assistente social e os profissionais da enfermagem têm uma importância no cuidado com o usuário. Neste sentido, o CPJM trabalha sempre com uma equipe multidisciplinar, aplicando os conhecimentos de forma complementar para um cuidado mais integral com o paciente.

Para a diretora técnica do CPJM, Camila Franca falar sobre a importância do IV Simpósio em um ambiente acadêmico promove a conscientização sobre saúde mental entre estudantes universitários, pois ter acesso a informações sobre transtornos mentais incentiva a busca por ajuda. “Com o aumento dos afastamentos do trabalho por problemas de saúde mental no Brasil, é crucial expandir a compreensão sobre o cuidado da mente, que é tão importante quanto o cuidado físico. O crescente interesse na temática por parte dos profissionais de saúde é um sinal de uma nova era voltada para a saúde mental e bem-estar da população”, concluiu. 

Neste ano, em parceria com o Unipê, o CPJM proporcionou o evento dentro da instituição como forma de capacitar os estudantes universitários da instituição de ensino na temática da saúde mental em contextos atuais, com desafios e inovações no cuidado em saúde.

Nesta edição do simpósio, foram ofertadas práticas integrativas e complementares em saúde para os participantes do evento. Essas práticas já são ofertadas no Ambulatório Gutemberg Botelho do CPJM, como a auriculoterapia, massoterapia e ventosaterapia. Também houve uma exposição de quadros feitos pelos usuários CPJM, e os participantes também puderam comprar produtos da lojinha do CPJM com produtos feitos também pelos usuários como cadernos com colagens, bonecos e canetas personalizadas, além de bolsas e outros itens. Todos esses produtos foram feitos pelos usuários do CPJM como forma de terapia, o que fomenta geração de renda e desenvolve habilidades, muitas vezes desconhecidas