Como fazer redação para o Enem sobre políticas públicas para prevenção de crimes cibernéticos
Como fazer redação sobre políticas públicas para prevenção de crimes cibernéticos.
Reprodução / Freepik
Se você quer saber como fazer redação sobre políticas públicas para prevenção de crimes cibernéticos, chegou a hora de organizar suas ideias. Esse é um tema que pode aparecer no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e pede que você saiba discutir sobre causas, consequências e soluções de forma clara.
LEIA TAMBÉM:
- Lá Vem o Enem: saiba como enviar sua redação na plataforma de correção gratuita
A professora de redação Josy Kelly, parceira do Lá Vem o Enem, veio com as dicas para dar uma forcinha nos estudos.
Problemas que podem ser abordados
Josy Kelly lembra que esses problemas ajudam a construir argumentos fortes. “Você pode falar da baixa escolaridade, da dificuldade de identificar conteúdos falsos, da desinformação e até do uso excessivo do celular. Tudo isso aumenta os riscos de cair em golpes”
O ponto principal é relacionar o que acontece no dia a dia da população com os riscos dos golpes virtuais, deixando claro que a prevenção passa pelo conhecimento e pela educação digital.
Repertórios que podem fortalecer sua redação
A professora sugere duas leis que encaixam bem com o tema:
- Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD): define regras para o uso, armazenamento e compartilhamento de dados. Dá para falar sobre a responsabilidade das empresas e o direito dos cidadãos à segurança digital.
- Marco Civil da Internet: com ele, você pode discutir o papel do Estado em proteger os usuários e prevenir golpes online.”
E se você curte referências culturais, Josy Kelly indica: “Aos alunos que preferem filmes ou obras literárias, sugiro a série ‘Control z’ ou o livro ‘1984’, de George Orwell”.
Proposta de intervenção
Na hora de propor soluções, Josy Kelly recomenda que elas sejam super práticas e claras. Ela dá duas ideias:
- “As escolas podem promover programas de educação digital.”
- “A mídia pode criar campanhas educativas que orientem a população sobre os fatos e fakes que circulam nas redes.”
Com isso, sua redação mostra capacidade de propor políticas públicas que realmente ajudem a prevenir crimes cibernéticos.
Quer colocar essas dicas em prática? Envie o seu texto para a plataforma de correção gratuita do Lá Vem o Enem e veja como melhorar sua redação.