PB INFORMA

Notícias da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Noticias do Seridó

Encontro de Mulheres do Agro na Expofeira Paraíba Agronegócios 2025 apresenta palestra sobre o programa “Antes que Aconteça”

O projeto Encontro de Mulheres do Agro, desenvolvido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap-PB), teve mais uma edição realizada nesta segunda-feira (15), dentro da Expofeira Paraíba Agronegócios 2025, que acontece no Parque de Exposições Henrique Vieira de Melo, no bairro do Cristo Redentor, em João Pessoa. A programação do evento contou com uma palestra da advogada e segunda dama do estado, Camila Mariz, que coordena o programa “Antes que Aconteça”, que visa prevenir casos de feminicídio.

O secretário da Sedap-PB, Joaquim Hugo, acompanhou a programação e destacou a importância do projeto “Encontro de Mulheres do Agro”. “O setor agropecuário gera emprego e transforma a vida de quem mora no campo. E a pauta das mulheres no agro é uma das nossas prioridades. A Sedap-PB é uma secretaria que está de portas abertas, mais aberta ainda para as mulheres. E as mulheres na Sedap-PB vão entrar em primeiro lugar”, afirma.   

A assessora de Gestão Social da Sedap-PB e idealizadora do projeto Encontro de Mulheres do Agro, Márcia Dornelles, destacou a presença de caravanas de vários municípios do estado para participar do evento. Ela destacou a participação de Camila Mariz apresentando o projeto “Antes que Aconteça”. “Trazer Camila aqui é exatamente com o objetivo de fortalecer o programa por meio do conhecimento dessas mulheres, porque o programa ‘Antes que Aconteça’ salva vidas. E a forma como Camila fala é legítima. E a forma como ela conseguiu ultrapassar a dor e hoje ser exemplo. E hoje ela é um exemplo de mulher, de família, de resistência, de persistência e de superação”, apontou.

Durante a palestra, a advogada Camila Mariz pontuou que o objetivo do “Antes que Aconteça” visa atuar para que se evite casos de feminicídio. O programa, que foi idealizado pela senadora Daniella Ribeiro, age também de forma a acolher a mulher vítima da violência doméstica. 

Camila Mariz explicou sobre o funcionamento das Casas Lilás, uma das ações do “Antes que Aconteça” que busca garantir atendimento acolhedor para as mulheres vítimas de violência. Ela mostrou como se dá o ciclo de violência e a necessidade de toda a sociedade atuar visando quebrar essa rotina de agressões e, assim, prevenir casos de feminicídio.  

A segunda dama frisou que “é importantíssimo o agro ter se aberto para uma pauta sobre a violência doméstica contra a mulher”. E afirmou que “é fundamental quando a mulher está aqui para expandir sua rede de negócios, fazer contatos com outras associações, pequenos produtores rurais. Mas como empoderar essas mulheres, promover o empreendedorismo feminino, quando, na realidade, muitas vivem ciclos e demandas de violência doméstica dentro de seus lares? Como a mulher vai poder usar toda sua capacidade, força produtiva, laboral, inclusive, quando o psicológico está abalado, muitas vezes o físico está abalado, quando há violência física?”. 

A coordenadora estadual do “Antes que Aconteça” completou dizendo que é fundamental palestras como a realizada na Expofeira Paraíba Agronegócios. “Para que a gente hoje possa plantar uma semente, já que estamos em um evento do agro. A gente reuniu muita gente aqui para falar sobre esse tema tão importante. A gente tem que estar em todos os lugares, porque, infelizmente, hoje, há violência contra a mulher e a gente precisa combater”, completou.

O auditório montado para o Encontro de Mulheres do Agro ficou lotado. Caravanas de vários municípios paraibanos como Sousa, Bayeux e Mari, por exemplo, estiveram presentes. Durante o evento, várias mulheres apresentaram suas experiências. Um momento de descontração ocorreu durante a apresentação do “caricantor” Sócrates Gonçalves, que fez um pocket show cantando sucessos da MPB.

Construção de propostas – No período da tarde, o Encontro de Mulheres do Agro prosseguiu com a realização de discussões e a elaboração e o início da construção de uma pauta coletiva de temas ligados às mulheres. O objetivo é elaborar um manifesto a ser elaborado, debatido e aprovado, para ser apresentado ao governador João Azevêdo. 

A assessora de Gestão Social da Sedap-PB, Márcia Dornelles, ressaltou que “criamos uma comissão para elaborar um manifesto que tem por objetivo fortalecer o projeto Mulheres do Agro dentro das exposições e feiras da agropecuária”. O grupo formado por seis mulheres terá a missão de redigir o manifesto.

Em seguida, esse texto será analisado e aprovado. A partir daí, ele será entregue ao secretário da Sedap-PB, Joaquim Hugo, para ser levado, juntamente com uma comissão de mulheres, para o governador João Azevêdo.

Programação expofeira – A Expofeira Paraíba Agronegócios 2025 prossegue até o próximo domingo, dia 21. A entrada é gratuita e a visitação está aberta diariamente a partir das 10h e se estende até 22h, sendo que em dias de shows, da próxima quinta-feira (18) até o domingo (21), o espaço permanecerá aberto até meia-noite e meia. 

A programação conta com exposição e concursos de animais, mostra de máquinas, veículos e implementos agrários. São 2,1 mil animais expostos de várias espécies e raças, como bovinos, equinos, caprinos e ovinos. Há ainda espaços para debates, palestras e minicursos; e o Salão do Queijo e da Cachaça com cerca de 50 estandes. Outra atração são os produtos em couro e artesanato. 

Uma praça de alimentação com barracas e comidas típicas foi montada, assim como um parque de diversões. As crianças ainda têm a opção de passeio de pônei. 

Durante os oito dias do evento, a média diária de público é de 15 mil visitantes, o que deve ultrapassar 100 mil pessoas durante a realização da expofeira. O volume de negócios previstos deve ultrapassar a cifra dos R$ 50 milhões. 

A Expofeira Paraíba Agronegócios 2025 é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap-PB), tendo como parceiros o Sebrae-PB, Associação Paraibana dos Criadores de Caprinos e Ovinos (Apacco), Federação de Agricultura da Paraíba (Faepa-PB), o Sistema Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-PB), Organização das Cooperativas Brasileiras na Paraíba (OCB/PB), Governo Federal e Banco do Nordeste. 

Agenda de shows noturnos

Quinta-feira, dia 18, às 20h: Rodolfo Marinho
Sexta-feira, dia 19, às 20h: Donas da Farra & Felipe Melo
Sábado, dia 20, às 20h: Gabriel Rabelo & Danieze Santiago
Domingo, dia 21, às 20h: Mauricinho dos Teclados, Pedrinho do Xote & Daniel Almeida