PB INFORMA

Notícias da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Noticias

Investimentos da Prefeitura em obras de drenagem reduz pontos de alagamentos em dias de chuvas na Capital paraibana

Um investimento de mais de R$ 30 milhões em obras de drenagem. É o que projeta a Prefeitura de João Pessoa para 2025 com a meta de resolver os históricos pontos de alagamentos na cidade que surgem em dias de fortes chuvas. Nesta sexta-feira (15), por exemplo, a Capital registrou a maior precipitação da história para o mês de agosto nos últimos 50 anos – 254,6 mm de chuva em 24 horas. Este número é 90,43% maior que a média história do mês inteiro, que é de 133,7 mm.

As obras de drenagem vêm sendo realizadas desde 2021, em uma ação integrada entre as Secretarias de Infraestrutura (Seinfra) e Planejamento (Seplan), além da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec-JP). Em fevereiro de 2021, João Pessoa chegou a registrar uma chuva de 180 mm, o que contabilizou 110 pontos de alagamentos.

“A Seinfra, juntamente com a Defesa Civil, mapeou 110 pontos de alagamentos por conta dessa chuva histórica. A partir daí, a Prefeitura, com o suporte também de Secretaria de Planejamento, começou a fazer os projetos para solucionar esses pontos de alagamentos”, explicou Rubens Falcão, secretário de Infraestrutura.

Paralelo a esse estudo, a Prefeitura também contratou seis super caminhões para o trabalho de limpeza de galerias nesses pontos de alagamentos. “Hoje, 2025, já são mais de 80 pontos de alagamentos resolvidos e os demais estão em projetos ou em obras, como é o caso do bairro Esplanada. A Prefeitura tem a meta de investir mais de R$ 30 milhões em obras de drenagem na cidade só esse ano”, ressalta Rubens Falcão.

Obras em 2025 – Recentemente, a Prefeitura de João Pessoa realizou uma intervenção na entrada do bairro José Américo (lateral da empresa Transacional), aumentando o fluxo da rede de drenagem.

As ações para minimizar os efeitos das chuvas na cidade avançam também na área do Viaduto Luciano Agra e proximidades do Centro Administrativo Municipal, em Água Fria; e na construção da ponte sobre o rio Cuiá (entre Valentina e Mangabeira).

Ações diárias – Os serviços de manutenção e prevenção na rede de drenagem são realizados de forma diária, com diversas equipes da Seinfra espalhadas pelos bairros fazendo ações como limpeza e desobstrução de galerias, recuperações e construções de bocas de lobo e caixas coletoras e colocação de grelhas.

Entre 2021 e 2024, também foram realizadas obras de drenagem em pontos que historicamente registravam alagamentos no período chuvoso. A exemplo da Avenida Hilton Souto Maior, em frente ao Mangabeira Shopping; Rua Francisco Leocádio Ribeiro Coutinho, nas proximidades do Bessa Shopping; Rua Radialista Newton Júnior, principal do Detran do Valentina Figueiredo; entre outras vias.

Defesa Civil em alerta – Em caso de ocorrência por conta da chuva, as pessoas devem acionar a Defesa Civil pelo telefone 199, que funciona 24 horas, pelo WhatsApp 98831-6885 ou pelo aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’.

“A Defesa Civil não vai parar enquanto perdurar essa situação de aviso de chuvas intensas para a cidade. Todo o Sistema permanece funcionando e a população pode contar com nossa presença quando necessário for. Não deixaremos de acompanhar e assistir aqueles que estiverem em risco, seguindo a recomendação dos prefeitos Cícero e Leo”, afirmou Kelson Chaves, coordenador da Defesa Civil de João Pessoa.