PB INFORMA

Notícias da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Noticias do Seridó

Festa do Queijo de Caturité estimula a produção leiteira da região com apoio do Governo da Paraíba — Governo da Paraíba

A programação da 1ª Festa do Queijo do Município de Caturité, no Cariri paraibano, termina neste sábado (9). O secretário de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap-PB), Joaquim Hugo Vieira, visitou o evento nessa sexta-feira (8), e verificou o sucesso da feira e da exposição do agronegócio realizada pela Prefeitura de Caturité com apoio do Governo da Paraíba.

De acordo com o secretário Joaquim Hugo, a 1ª Festa do Queijo mostra já na sua primeira edição que é um evento grande e que contribui para o desenvolvimento da produção leiteira de Caturité. “É importante porque a cidade é uma grande produtora de leite do estado, leite de cabra. Produz hoje 30 mil litros de leite por dia. São valores que superam o FPM (Fundo de Participação do Município), que é a principal fonte de entrada de recursos para uma cidade do porte de Caturité”, lembrou. 

O secretário Joaquim Hugo ressaltou que o apoio do Governo do Estado para a realização do evento é fundamental, juntamente com outros parceiros, para contribuir com o desenvolvimento econômico do município e da região. “A gente precisa estar perto disso, o Governo do Estado tem que estar perto, juntamente com parceiros como Apacco (Associação Paraibana dos Criadores de Caprinos e Ovinos), prefeituras, Sebrae-PB, Faepa (Federação da Agricultura da Paraíba), Senar-PB (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba), os bancos públicos. Com esse apoio a gente permite que este tipo de evento dê mais visibilidade ao setor agropecuário”.

O secretário da Sedap-PB acrescentou: “Caturité já foi um dos maiores produtores de leite do estado e hoje está em recuperação, tem uma bacia leiteira muito boa. “As exposições são espaços bastante interessantes e necessários para o produtor, porque são vitrines para o produtor apresentar o seu queijo, mel, ovo, cachaça”, avaliou.

O prefeito de Caturité, Tita do Biu Domingos, corroborou com a mesma opinião. Ele frisou que a festa começou grande e que ela é importante porque a zona rural representa 80% do município. “A gente criou essa ideia da Festa do Queijo para alavancar os produtores rurais do nosso município. Caturité é uma bacia leiteira muito grande e a gente está tentando potencializar, cada vez mais, os produtores da nossa região”, comentou. Ele completou afirmando que a expectativa é que a Festa do Queijo de Caturité cresça ainda mais no próximo ano. 

Os expositores ressaltaram a importância de participar de eventos como da 1ª Festa do Queijo. Um exemplo é Fernando Cardoso, que produz queijos. “É muito bom para o produtor participar de eventos como este de Caturité, porque aqui se consegue vender a produção, fazer bons negócios, inclusive, manter contatos que terminam em novas vendas mesmo após a exposição”, diz.

Opinião semelhante foi compartilhada pelo produtor Lucas André, que há dois anos fabrica doces de leite. Ele diz que fabrica, em média, por semana, 20 quilos do produto, e que apenas no período em que participa de feiras, como a realizada em Caturité, comercializa mais que a produção de uma semana, chegando a 30 quilos de doces. “A exposição é muito importante para que o produtor consiga vender sua produção, para que consiga fazer negócios e ter uma renda melhor, para conseguir mostrar o seu trabalho”, completou. 

Encerramento – A 1ª Festa do Queijo terá no seu último dia atrações como a conclusão do torneio leiteiro e da pista de julgamento de raças; o Festival do Queijo e da exposição de artesanato e outros produtos. A programação contará, ainda, com a distribuição de sementes com os produtores rurais. À noite do sábado terá shows com Donas da Farra, Lukas Bass e Rey Vaqueiro.

Além do apoio da Sedap-PB, a 1ª Festa do Queijo de Caturité conta com o apoio da Fundação Espaço Cultural (Funesc), Apacco, Governo Federal, Banco do Nordeste, Senar-PB, Faepa-PB, Sebrae-PB e Serviço Nacional do Comércio (Senac).