Samir Xaud é eleito novo presidente; Michelle Ramalho é uma das oito vices
O médico Samir Xaud foi eleito o novo presidente da CBF e vai comandar a principal cadeira do futebol do país pelos próximos quatro anos. A eleição foi realizada neste domingo (25), com a chapa encabeçada pelo roraimense sendo a única inscrita. A confirmação de Xaud como mandatário confirma o nome de Michelle Ramalho, mandatária da Federação Paraibana de Futebol (FPF-PB), como uma das oito vice-presidentes eleitas.
Samir Xaud tem 41 anos e é nascido em Boa Vista, capital de Roraima. O dirigente é médico infectologista com especialização em “saúde, bem-estar e esportes”. É filho de Zeca Xaud, presidente da Federação Roraimense de Futebol desde a década de 70, e havia sido eleito recentemente para substituir o pai no cargo.
O novo presidente da CBF contou com o apoio de 25 federações, incluindo a paraibana, além de 10 clubes, como Botafogo, Grêmio e Palmeiras. Contudo, alguns times não se fizeram presentes na votação, como Corinthians, Flamengo, Fluminense e São Paulo. Isso em virtude de um protesto contra o processo eleitoral na entidade.
Veja os vice-presidentes eleitos na chapa de Samir Xaud:
- Ednailson Leite Rozenha (presidente da Federação Amazonense)
- Fernando José Macieira Sarney (atual interventor da CBF e ex-membro do Conselho da Fifa)
- Flávio Diz Zveiter (ex-presidente do STJD)
- Gustavo Dias Henrique (ex-diretor de Relações Institucionais da CBF)
- José Vanildo da Silva (presidente da Federação Norte-rio-grandense)
- Michelle Ramalho Cardoso (presidente da Federação Paraibana)
- Ricardo Augusto Lobo Cluck Paul (presidente da Federação Paraense)
- Rubens Renato Angelotti (presidente da Federação Catarinense)
Michelle Ramalho é a primeira mulher eleita vice-presidente da CBF
Com o novo grupo eleito para comandar a CBF, Michelle Ramalho é a primeira mulher a ser eleite vice-presidente na história da entidade. A advogada e admistradora de empresas é natural de Campina Grande e, desde 2018, preside a FPF-PB.
Ela, que já atuou como auditora do STJD, também Conselheira Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e integra o Conselho Consultivo da CBF. Michelle também chefiou a delegação da seleção brasileira em competições importantes, como a Copa do Mundo Feminina de 2019, na França, e as Olimpíadas de Paris 2024.
Leia mais notícias de Esportes no Jornal da Paraíba