Cícero Lucena celebra mais de 3,5 mil procedimentos de hemodinâmica, novos serviços e ampliação de cirurgias no Hospital Santa Isabel
O prefeito Cícero Lucena celebrou os avanços do Hospital Municipal Santa Isabel, resultado de importantes investimentos em infraestrutura, tecnologia e qualificação profissional. Durante as comemorações da Semana da Enfermagem, realizadas nesta segunda-feira (12), o gestor da Capital destacou a marca de mais de 3.500 procedimentos de hemodinâmica — um dos novos serviços implantados na atual gestão para beneficiar a população.
Cícero Lucena também ressaltou o crescimento no número de cirurgias, a ampliação de novos leitos e a construção de uma nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI), reforçando o compromisso da Prefeitura de João Pessoa com a melhoria contínua da saúde pública.
“Hoje é um dia especial de celebração — o Dia Internacional da Enfermagem. Uma oportunidade para reconhecer a dedicação e a importância desses profissionais que são fundamentais para os avanços na saúde da nossa cidade. Mas também dia de trabalho e resultados. Acompanhar de perto o crescimento da unidade, verificar o pleno funcionamento dos serviços e celebrar os números expressivos alcançados em cirurgias, exames e procedimentos. Um reflexo do compromisso com uma saúde pública cada vez mais eficiente, humanizada e acessível para todos”, afirmou o prefeito.
Retomada – O vice-prefeito Leo Bezerra destacou que acompanhou de perto a reabertura do Hospital Santa Isabel, resultado da iniciativa e visão do prefeito Cícero Lucena ainda em gestões anteriores. Segundo ele, é motivo de orgulho ver a unidade hoje consolidada como uma referência em saúde pública, não apenas para João Pessoa, mas para toda a Paraíba.
“É gratificante ver como o Santa Isabel evoluiu. A reabertura desse hospital marcou um novo capítulo na história da saúde pública da nossa Capital. Hoje, com tantos serviços implantados, estrutura ampliada e uma equipe qualificada, podemos afirmar com segurança que o hospital é referência estadual em qualidade de atendimento e resolutividade. Isso é fruto de uma gestão comprometida com as pessoas”, afirmou.
Evolução expressiva – De acordo com a diretora do HMSI, Adriana Lobão, nos últimos anos, o Hospital Santa Isabel tem reafirmado seu compromisso com a excelência no atendimento e na qualidade dos serviços prestados à população. Entre 2019 e 2024, os números comprovam uma trajetória de crescimento e melhoria dos serviços.
“Implantamos serviços importantes, como a Hemodinâmica, Endoscopia, Colonoscopia, além da criação do SPA Bariátrico e da realização de cirurgias bariátricas. Também houve ampliação dos leitos de UTI e a duplicação da capacidade dos blocos cirúrgicos. Visitamos obras em andamento, outras já concluídas, e aproveitamos para homenagear os profissionais durante a Semana da Enfermagem, que é tão especial para todos nós”, afirmou.
Semana da Enfermagem – O Santa Isabel conta com cerca de 500 profissionais, que atuam no na promoção, prevenção e recuperação da saúde dos pacientes. Na programação alusiva a Semana da Enfermagem, os profissionais estão recebendo um cuidado todo especial em reconhecimento ao cuidado deles com os usuários dos serviços. O dia de homenagem contou com certificados de reconhecimento, corte de cabelo, maquiagem, massagem, ventosa, além de música e um café da manhã especial.
“É um momento de reconhecimento e agradecimento ao trabalho dos nossos profissionais, que se doam todos os dias, cuidando dos nossos pacientes com muito amor e dedicação. Que eles continuem fazendo esse trabalho belíssimo. Hoje o Hospital Santa Isabel é referência em atendimento graças aos seus profissionais de saúde, a direção, técnicos e enfermeiros, que dedicam suas vidas a cuidar do próximo”, ressaltou Leide Carvalho, que está a frente da Gerência de Enfermagem do HMSI.
Avanços em números – Hospital Santa Isabel
Atendimentos e cirurgias (2019–2024):
• Atendimentos ambulatoriais: crescimento de 30.000 (2019) para mais de 45.000 (2024)
• Cirurgias totais realizadas: aumento de 2.500 (2019) para mais de 4.500 (2024)
• Cirurgias por especialidade: de 1.000 (2019) para mais de 1.600 (2024)
• Cirurgias urológicas: de 402 para 960
Novos exames incorporados (dados do último ano):
• Tomografias: mais de 6.000 exames realizados
• Ecocardiogramas: mais de 2.000 exames realizados
• Endoscopias: mais de 1.000 exames realizados
• Colonoscopias: mais de 700 exames realizados