Conta de luz fica mais cara em maio após Aneel acionar bandeira amarela
A conta de energia elétrica vai ficar mais cara em maio com a aplicação da bandeira tarifária amarela. A medida foi anunciada nesta sexta-feira (25) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
O custo extra será de R$ 1,885 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. A mudança ocorre devido à redução das chuvas, que afeta a geração de energia nas hidrelétricas, e deve resultar no maior uso das termelétricas, que são mais caras.
LEIA TAMBÉM:
Desde dezembro de 2024, a bandeira estava verde, sem custos adicionais. No entanto, com o fim do período chuvoso e a transição para a estação seca, a previsão de geração de energia a partir das hidrelétricas piorou. Segundo a Aneel, isso poderá demandar mais acionamento de usinas termelétricas.
O que são bandeiras tarifárias
O sistema de bandeiras tarifárias foi criado pela Aneel em 2015 e reflete os custos variáveis da geração de energia elétrica. Elas são divididas em três cores:
- Verde: sem custo extra na conta
- Amarela: acréscimo de R$ 1,885 a cada 100 kWh
- Vermelha: custo maior, que varia conforme a escassez de energia
A cor é definida todo mês pela Aneel, considerando fatores como clima, demanda e uso de termelétricas. Em maio, a bandeira amarela sinaliza que o país está gastando mais para produzir energia.