Ouvidores da SEE-PB participam de Seminários Nacional e Internacional de Ouvidorias — Governo da Paraíba
Os servidores da Ouvidoria da Educação da Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB), participaram do 17º Seminário Ouvidores & Ouvidorias e do 7º Seminário Internacional “Ouvidores, Defensorías del Pueblo & Ombudsman”, realizado entre os dias 9 e 11 de abril, em Recife (PE). O evento reuniu especialistas, gestores públicos e ouvidores de todo o Brasil e de países da América Latina para debater o papel das ouvidorias na promoção da transparência, inclusão e eficiência na gestão pública.
Durante o evento foi realizado mesas de diálogo, workshops e debates, sobre os temas: Tecnologia e Inovação: Aprendizados com a Prefeitura do Recife sobre o uso de inteligência artificial e chatbots para agilizar o atendimento a demandas relacionadas a merenda escolar, transporte e infraestrutura; Diversidade e Inclusão: Intercâmbio de ideias com a Ouvidoria do SUS sobre políticas de acessibilidade em escolas, garantindo que todas as vozes sejam ouvidas; Proteção de Dados: Capacitação sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), essencial para o tratamento seguro de denúncias e manifestações dentro do ambiente educacional.
Entre os palestrantes do Seminário participaram o ex-ministro da Educação e ex-reitor da Universidade de Brasília (UNB), Cristovam Buarque, o 1º Ouvidor Público do Brasil, Manoel Eduardo Camargo e a Ouvidora da UNB, Agatha Guerra.
O coordenador da Ouvidoria da Educação, Thiago Paiva, ressaltou a importância do evento para estabelecer contatos estratégicos com ouvidorias de outros estados, firmar parcerias e projetos, além adquirir conhecimentos sobre modelos bem-sucedidos de mediação de conflitos e fortalecimento da participação social nas instituições de ensino.
“O evento foi uma oportunidade valiosa para trocar experiências, debater boas práticas e reforçar o compromisso com a transparência, a escuta ativa e a defesa dos direitos do cidadão. Saímos ainda mais motivados a fortalecer os canais de ouvidoria como instrumentos essenciais para construção de uma gestão pública mais ética, eficiente e participativa”, afirmou o coordenador.
Também participaram dos Seminários os ouvidores assistentes Euza Xavier, Italo Andrade e Pedro Henrique.