treine com questões de provas anteriores
O concurso para professor da rede estadual da Paraíba está com 2 mil vagas abertas. A função exige nível superior e oferece um salário de quase R$ 7 mil. Por isso, o Jornal da Paraíba reuniu provas as últimas provas do certame para que os candidatos possam treinar com questões anteriores.
Antes de partir para a prática, já é possível fazer as inscrições no site da organizadora do certame, o Idecan, em https://ps-adm-756.selecao.net.br/informacoes/85/.
Após o treino, é possível conferir o gabarito das provas no fim desta reportagem. As questões e as respostas estão disponíveis para baixar em formato PDF.
Questões de provas anteriores do concurso para professor da rede estadual da Paraíba
Prova para professor de Artes:
Prova para professor de Biologia:
Prova para professor de Educação Física:
Prova para professor de Filosofia:
Prova para professor de Física:
Prova para professor de Geografia:
Prova para professor de História:
Prova para professor de Língua Portuguesa:
Prova para professor de Química:
Prova para professor de Sociologia:
Gabaritos das provas acima
Concurso para professor da rede estadual da Paraíba
Vagas disponíveis
Confira como as vagas estão distribuídas por disciplinas:
Artes – 144 vagas
Para concorrer a uma vaga de professor de artes, é necessário ter curso superior completo com licenciatura plena em Artes ou Educação Artística, reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).
Biologia – 89 vagas
Para concorrer a uma vaga de professor de biologia, é necessário ter curso superior completo com licenciatura plena em Biologia ou Ciências Biológicas, reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC)
Educação Física – 207 vagas
Para concorrer a uma vaga de professor de educação física, é necessário ter curso superior completo com licenciatura plena em Educação Física, reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e registro no conselho de classe específico.
Filosofia – 30 vagas
Para concorrer a uma vaga de professor de filosofia, é necessário ter curso superior completo com licenciatura plena em Filosofia, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).
Física – 91 vagas
Para concorrer a uma vaga de professor de física, é necessário ter curso superior completo com licenciatura plena em Física, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).
Geografia – 165 vagas
Para concorrer a uma vaga de professor de geografia, é necessário ter curso superior completo com licenciatura plena em Geografia, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).
História – 194 vagas
Para concorrer a uma vaga de professor de geografia, é necessário ter curso superior completo com licenciatura plena em História, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).
Língua Espanhola – 74 vagas
Para concorrer a uma vaga de professor de língua espanhola, é necessário ter curso superior completo com licenciatura plena em Letras – habilitação em língua espanhola, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).
Língua Inglesa – 124 vagas
Para concorrer a uma vaga de professor de língua inglesa, é necessário ter curso superior completo com licenciatura plena em Letras – habilitação em língua inglesa, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).
Língua Portuguesa – 375 vagas
Para concorrer a uma vaga de professor de língua portuguesa, é necessário ter curso superior completo com licenciatura plena em Letras – habilitação em língua portuguesa, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).
Matemática – 383 vagas
Para concorrer a uma vaga de professor de matemática, é necessário ter curso superior completo com licenciatura plena em Matemática, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).
Química – 80 vagas
Para concorrer a uma vaga de professor de química, é necessário ter curso superior completo com licenciatura plena em Química, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).
Sociologia – 44 vagas
Para concorrer a uma vaga de professor de sociologia, é necessário ter curso superior completo com licenciatura plena em Sociologia ou Ciências Sociais, reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).
Provas do concurso para professor da rede estadual da Paraíba
O certame terá duas etapas. A primeira delas é a prova objetiva, aplicada no dia 6 de julho em 16 cidades paraibanas.
A segunda fase é a prova de títulos, entre os dias 6 e 8 de agosto.
Por fim, o resultado final do concurso será divulgado no dia 14 de setembro.