PB INFORMA

Notícias da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Noticias

Bolsonaro precisa ser banido da vida política

Foto/Reprodução.

Nesta quinta-feira, 21 de novembro de 2024, o ex-presidente Jair Bolsonaro foi indiciado pela Polícia Federal. Ele e mais 36 pessoas.

Recebi algumas mensagens com a seguinte pergunta: “Quando Bolsonaro será preso?”. A todas elas, respondi: “Há um longo caminho a percorrer”.

Depois do indiciamento, vêm a denúncia, o julgamento e a condenação. Se houver condenação, aí sim, poderá ocorrer a prisão.

A um professor de História, que estava convencido da prisão de Bolsonaro já na próxima semana, respondi: “Não confunda desejo com realidade”.

Jair Bolsonaro foi um mau militar. Quem disse isso, coberto de razão, foi o ex-presidente Ernesto Geisel. Geisel tinha lugar de fala e não era um mau militar.

Jair Bolsonaro foi um mau parlamentar. No tempo em que foi deputado federal, se notabilizou como difusor das piores e mais retrógradas ideias.

Jair Bolsonaro foi um péssimo presidente. No cargo, ficou contra o povo que morria de covid e a favor de um golpe na nossa democracia.

Jair Bolsonaro não vale absolutamente nada, mas tem dividido com o presidente Lula o posto de maior liderança política brasileira.

“O povo é ruim”, ouvi de um homem velho e experiente. Era a única explicação para a ascensão de um político atrasado, grosseiro e abominável como Jair Bolsonaro.

Pior. Vi professores universitários da área de humanas, homens cultos, deixando de votar em Fernando Haddad, um homem da academia, para votar em Jair Bolsonaro.

“O Brasil não é para principiantes” – ouvimos de Antônio Carlos Jobim. O Brasil que produz Machado de Assis e Villa-Lobos é o mesmo que gera Jair Bolsonaro.

Houve um tempo em que a extrema-direita se envergonhava de expor suas teses. A extrema-direita não queria ser reconhecida como extrema-direita.

Esse tempo passou. De uns anos para cá, a extrema-direita se orgulha de ser extrema-direita. Os ignorantes se orgulham da própria ignorância.

Jair Bolsonaro é a mais completa tradução da extrema-direita brasileira. Jair Bolsonaro é a mais completa tradução dos ignorantes que se orgulham da ignorância.

Reinaldo Azevedo assegura que Jair Bolsonaro vai se preso. Ricardo Noblat diz que já passou da hora de botar Jair Bolsonaro na cadeia.

Na GloboNews, Demétrio Magnoli diz que o STF só está prendendo os idiotas úteis, os peixes pequenos. Quando vai prender o tubarão?

Prender ou não prender Jair Bolsonaro. Sinceramente, não acho que esse seja o ponto principal. Parece justo, mas isso não é tudo.

O processo civilizatório do Brasil não passa necessariamente pela prisão de Jair Bolsonaro. Passa pela superação dessa coisa monstruosa chamada bolsonarismo.

Jair Bolsonaro precisa ser banido da vida política nacional, e o ideal era que isso se desse pela consciência dos muitos milhões que o seguem e disso se orgulham.

Há quem diga que Jair Bolsonaro é um doente terminal, respirando por aparelhos. Pode até ser. Mas, não se iludam, o bolsonarismo sobreviverá ao fim do seu líder.