Hulk, Marcelinho Paraíba, Júnior, Durval; relembre paraibanos que venceram a Copa do Brasil
Neste domingo começa mais uma decisão da Copa do Brasil. Atlético-MG e Flamengo decidem o título da competição. O jogo de ida da final do torneio será neste domingo, às 16h, no Estádio Maracanã. A volta será no domingo seguinte, em Belo Horizonte. Quem pode ser bicampeão do torneio é o paraibano Hulk, que campeão pelo Galo em 2021. O Jornal da Paraíba relembra abaixo outros paraibanos que já conquistaram a competição.
O primeiro deles foi Júnior, do Flamengo. O grande ídolo rubro-negro, hoje comentarista da Globo, conquistou a taça da Copa do Brasil na sua volta ao clube carioca na década de 1990.
A competição dava seus primeiros passos. Em sua segunda edição, em 1990, o campeão foi o Flamengo, que neste domingo começa a ir em busca do pentacampeonato. Naquele ano, o “vovô garoto” foi fundamental na conquista.
No primeiro ano do século atual, foi a vez de outro paraibano brilhar. O meia Marcelinho Paraíba despontava como um dos grandes jogadores do país. Em 2001, pelo Grêmio, o jogador, que marcou época na Alemanha, foi campeão da Copa do Brasil.
Naquele período, o meia fez parte de alguns jogos da campanha do Brasil para se classificar para Copa do Mundo de 2002. Mas acabou fora da lista para o Mundial.
Em 2008, sete anos depois, outro paraibano fez história, entrando de vez para a história do clube em que conseguiu conquistar o título. O zagueiro Durval, que cinco anos tinha aparecido para o futebol pelo Botafogo-PB, em 2003, chegava ao Sport para ser o capitão que ergueu a taça de uma conquista histórica.
O paraibano foi peça fundamental na campanha que deu ao Sport o seu primeiro título de Copa do Brasil. Até hoje, esse é a única taça da região Nordeste na Copa do Brasil. Em 2014, pela camisa do Atlético-MG quem foi campeão foi o lateral-esquerdo Douglas Santos.
Ainda temos um bicampeão. E por times diferentes. O goleiro Santos levou a taça pelo Athletico-PR em 2019 e pelo Flamengo em 2022.
Leia mais notícias de Esporte no Jornal da Paraíba