PB INFORMA

Notícias da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Noticias

confira as propostas de Marcelo Queiroga para o esporte em João Pessoa

Nesta quarta-feira é a vez de o Jornal da Paraíba trazer as propostas do candidato Marcelo Queiroga (PL) para o esporte de João Pessoa. O candidato falou da importância de melhorar a estrutura física das escolas em relação a equipamentos esportivos para fomentar, inclusive, competições intermunicipais na Região Metropolitana de João Pessoa.

Queiroga também defendeu que a iniciativa pública não precisa ser provedor de todas as políticas esportivas, mas que ela tem que dialogar com as empresas privadas para poder apoiar os atletas com potencial e o esporte na cidade.

“A base começa no Ensino Fundamental, que é responsabilidade do Município. Todas as escolas devem ter quadras poliesportivas. Cerca de 50% nas escolas não têm quadra em João Pessoa. Temos que estimular o desporto amador. João Pessoa já teve campeão olímpico, mas que conseguiu isso muito pelo seu esforço pessoal. Não queremos o Estado provedor de tudo, queremos que a iniciativa privada ingresse nessa iniciativa de fomentar o esporte na cidade de João Pessoa”, disse o candidato.

Marcelo Queiroga em entrevista no JPB1. (Foto: Katharina Moura/Jornal da Paraíba)

O que tem sobre o esporte no programa de governo?

  • Revisar, ampliar e fortalecer as políticas municipais de Esporte, Recreação e Lazer, em suas dimensões educacional, social, cultural e de alto rendimento, garantindo o acesso e a inclusão de todas as faixas etárias e pessoas com deficiência.
  • Desenvolver, com ampla participação da sociedade, um novo plano municipal de esporte, recreação e lazer, propostas de ações e programas integrados, com acompanhamento dos indicadores e alcance das metas de resultado.
  • Desenvolver, ampliar e apoiar projetos sociais de oferta de esporte, recreação e lazer, gratuitos e monitorados, como instrumentos de bem-estar, saúde, inclusão e cidadania para todas as faixas etárias, especialmente as mais vulneráveis ou com deficiência, valorizando sua inclusão social, educação e socialização.
  • Expandir e aprimorar a ação nos moldes do Programa Vida Ativa, com atividades físicas orientadas em espaços públicos da cidade para todas as idades.
  • Colaborar nos esforços federais e estaduais de difundir o Paradesporto, garantindo a inclusão social e o pleno direito à cidadania da pessoa com deficiência ao mundo do esporte.
  • Estabelecer parcerias com entidades esportivas, educacionais e comunitárias para diversificar e ampliar a oferta de projetos e modalidades esportivas nas escolinhas, incluindo artes marciais, esportes radicais, náuticos e adaptados, colaborando na capacitação de entidades proponentes em locais de maior vulnerabilidade social.
  • Celebrar convênios com o Governo Federal em programas e projetos referentes ao esporte escolar e comunitário para viabilizar projetos tais como Esporte na Praça, Esportes Aquáticos, Saúde Jampa, Idoso em Ação etc.
  • Ampliar e melhorar a oferta de esportes nas escolas públicas municipais, dotando-as de recursos humanos e materiais para a prática poliesportiva como componente curricular e com maior regularidade semanal, disponibilizando a possibilidade de realização de atividades esportivas no contraturno escolar e no período de férias escolares.
  • Realizar, aperfeiçoar e incentivar eventos esportivos e culturais visando a integração da população dos bairros e comunidades: Copa dos Bairros, Festival Esportivo de Verão (Olimpíadas e Paralimpíadas Municipais), Festival de e-Games (Escolares e Abertos), Meia Maratona de João Pessoa, Volta Ciclística da Cidade de João Pessoa e municípios do estado da Paraíba, Jornadas Esportivas e Culturais das praças de João Pessoa, dentre outros.
  • Realizar os Jogos Escolares da Rede Municipal de Ensino (JEPINHO).
  • Viabilizar o Programa Caça Talentos no Esporte: Despertando Campeões – assinatura de convênio com os clubes profissionais e amadores de João Pessoa, incentivando essas entidades, com a contrapartida de serem destinados espaços e horários para os estudantes da Rede Municipal de Ensino, descobrindo assim talentos do esporte na Capital (esportes olímpicos e paralímpicos).
  • Incentivar esportes e competições náuticas (piscinas, rios e mar) e equestres de João Pessoa.
  • Atuar para trazer pelo menos dois eventos nacionais do esporte por ano.
  • Buscar viabilizar o Programa Bolsa Atleta Municipal: contemplando os atletas de alto rendimento não só na parte financeira, mas também fazendo um acompanhamento perene das atividades que fomentem seu crescimento como atleta.
  • Contribuir para a participação de atletas pessoenses no esporte de alto rendimento, com o apoio do governo federal via Bolsa Atleta e outras ações, buscando a melhor campanha nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos e outras competições.
  • Oportunizar aos alunos da rede municipal a participação em grandes competições estaduais, nacionais e internacionais.
  • Infraestrutura para o Esporte, a Recreação e o Lazer: criar e revitalizar espaços de lazer e convivência nos bairros, como quadras, pistas de skate, ciclovias, academias da terceira idade e brinquedotecas.
  • Investir, junto com governos estadual e federal e a iniciativa privada, em obras de infraestrutura esportiva, de recreação e lazer, incluindo ampliações, reformas e aparelhamento dos equipamentos já disponíveis em João Pessoa.
  • Ampliar obras de infraestrutura, contemplando convênios com Clubes da Comunidade e outros equipamentos municipais, tais como parques e centros esportivos.
  • Financiamento para atividades de Esporte, Recreação e Lazer: ampliar as ações envolvendo a Lei de Incentivo ao Esporte, visando captar recursos para projetos que atendam crianças, adolescentes, jovens, adultos e pessoas idosas.
  • Criar e apoiar polos de atividades de esporte, recreação e lazer em diferentes regiões e na orla de João Pessoa: oferecer crédito facilitado para os profissionais da Educação Física que queiram promover planos e atividades de saúde e bem-estar para a população, usando os equipamentos disponíveis da PMJP, estimulando seu empreendedorismo.

*Também contribuíram para a reportagem Cisco Nobre e Zuila David.

Leia mais notícias do esporte paraibano no Jornal da Paraíba