Cícero Nobre conquista o bronze no lançamento de dardo da categoria F57

O paratleta Cícero Nobre conquistou o bronze no lançamento de dardo da categoria F57, nas Paralimpíadas 2024. O atual campeão mundial, natural de Aguiar, no Sertão da Paraíba, arremessou na marca de 49,46 metros, alcançando a terceira melhor marca da prova.

Alexandre Schneider / CPB

A categoria F57 é destinada para os paratletas que precisam competir sentados. Cícero ficou atrás do uzbeque Yorkinbek Odilov, que conquistou o ouro após atingir a marca de 50,32 metros, e do turco Muhammet Khalvandi, que atingiu 49,97 metros.

Com o bronze, Cícero Nobre repete o seu resultado de Tóquio, onde ele também subiu ao 3º lugar mais alto do pódio paralímpico. Em Paris, Cícero se tornou o quarto paraibano a conquistar uma medalha.

Leia mais notícias do esporte paraibano no Jornal da Paraíba.

Mariana lê a carta de Marianinha e descobre que Inocêncio é inocente

Por MRNews

Renascer: A Revelação que Mudou Tudo

Os fãs do remake de “Renascer” estão prestes a testemunhar uma reviravolta dramática que mudará completamente a percepção sobre José Inocêncio (Marcos Palmeira). No último capítulo da novela das nove da Globo, o conteúdo da carta escrita por Marianinha (Gabriella Cristina) será finalmente revelado, trazendo à tona uma verdade há muito oculta.

A Carta Reveladora

Na mensagem, Marianinha revela que não foi José Inocêncio quem assassinou Belarmino (Antonio Calloni), mas sim Venâncio (Fabio Lago), que agiu em vingança pela filha. Esta revelação ocorre após Teca (Lívia Silva) encontrar a carta perdida e entregá-la a Mariana (Theresa Fonseca), desencadeando uma série de eventos que esclarecem tudo.

Impacto na Trama

Diferente da versão original de 1993, onde a carta era tratada com leveza, o remake confere a este documento um peso dramático crucial. A revelação não só limpa o nome de José Inocêncio, mas também realinha as relações familiares, unindo Mariana e Teca como primas que compartilham uma história familiar complexa e dolorosa.

Reações dos Personagens

Mariana fica chocada ao descobrir a verdade sobre a morte de seu avô. A revelação de que Venâncio matou Belarmino para vingar sua filha, avó de Mariana, traz um novo entendimento e uma reviravolta emocional para os personagens envolvidos.

Espero que este resumo atenda às suas expectativas! Se precisar de mais detalhes ou ajustes, estou à disposição.

Inocêncio recebe notícia reveladora de Kika em Renascer, na novela das nove da Globo

Na novela das nove “Renascer”, exibida pela TV Globo, o destino de José Inocêncio (interpretado por Marcos Palmeira) toma um novo rumo após uma revelação impactante feita por Kika (Juliane Araújo). A advogada, que retorna à Bahia a pedido do fazendeiro, está cada vez mais envolvida nas tramas e segredos da família do barão do cacau.

Kika retorna à Bahia e decide seu destino

Após voltar à Bahia, Kika decidiu terminar seu relacionamento com Eriberto (Pedro Neschling) e se entregou a um novo amor ao lado de José Bento (Marcello Melo Jr). Em meio aos desafios amorosos e aos negócios que envolvem a família de Inocêncio, a advogada se vê no centro de mais um conflito.

Durante um dos momentos mais tensos da novela, Inocêncio, que se recupera em uma cadeira de rodas, recebe uma notícia que promete mudar o curso de sua trajetória. Kika, sempre atenta aos detalhes das investigações e aos desdobramentos da história, revela que o resultado da perícia não comprova a inocência de Egídio (personagem interpretado por um ator ainda não revelado), o grande vilão da trama.

A tensão aumenta com o novo álibi de Egídio

 

Com muitos suspeitos circulando na história, Egídio surge como o principal antagonista de Inocêncio. No entanto, o vilão da trama encontra um álibi convincente para se livrar da prisão: ele usa a mesma arma que foi utilizada no assassinato de Venâncio (Rodrigo Simas) e com a qual ele próprio foi baleado por Marçal (Osvaldo Mil).

Essa artimanha, porém, não é suficiente para enganar a experiente advogada. Kika, em sua busca pela verdade, descobre que as provas periciais não garantem a inocência de Egídio. Com essa revelação em mãos, Inocêncio pode respirar um pouco mais aliviado, mas sabe que precisa redobrar a atenção para proteger sua família e se preparar para possíveis novos embates com o vilão.

 

Lei Eleitoral

Em virtude da legislação eleitoral, toda comunicação institucional no âmbito dos municípios deve ser encerrada no prazo de três meses anteriores ao pleito.

A divulgação de notícias em portais institucionais também é afetada pelas regras das eleições.

Deste modo, em cumprimento ao calendário eleitoral, estamos suspendendo as publicações neste espaço.

Agradecendo a todos a compreensão.

Joeferson Marinho conquista medalha de bronze nos 100m rasos da categoria T12

O paraibano Joeferson Marinho conquistou a medalhe de bronze nos 100m rasos da categoria T12 nas Paralimpíadas 2024. O paratleta fez a marca de 10s84 , registrando o terceiro melhor tempo da prova e conquistando sua primeira medalha paralímpica.

Alessandra Cabral / CPB

A categoria é T12 é destinada aos paratletas que possuem deficiência visual. Joeferson ficou atrás do americano Malone Noah, que cravou o tempo de 10s70, e do turco Serkan Yildirim, que ficou em segundo, fazendo o tempo de 10s71.

Nas Paralimpíadas de Tóquio, Joeferson Marinho bateu na trave e ficou com o quarto melhor tempo dos 100m rasos. O paraibano ainda é o dono do recorde nacional da categoria T12, com a marca de 10s66.

Leia mais notícias do esporte paraibano no Jornal da Paraíba

Mulher ribeirinha no Pantanal é resgatada em ação conjunta da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e PRF

Por MRNews

Uma moradora ribeirinha da comunidade do Bracinho, na região do Pantanal de Paiaguás foi resgatada ontem (30) em uma ação conjunta entre a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e PRF (Polícia Rodoviária Federal). Dona Maria José Pereira, de 82 anos, sofreu queimaduras de segundo grau em virtude de um acidente doméstico quando manuseava o fogão à lenha. As chamas acabaram consumindo toda a sua casa.

De acordo com o capitão da Defesa Civil, Maxwelbe de Moura Fé, ainda no local foram prestados por bombeiros os primeiros socorros, e em seguida, um helicóptero da Polícia Rodoviária Federal (PRF) deslocou a moradora até Corumbá, onde segue em atendimento médico.

“Após acionarmos o nosso comando da Defesa Civil,  o Corpo de Bombeiros deslocou imediatamente o helicóptero da PRF para o local. A vítima recebeu os primeiros socorros e foi transportada até Corumbá para atendimento hospitalar”, afirmou o capitão Maxwelbe.

A Defesa Civil do Estado realiza até este sábado (31) no Alto Taquari uma operação de assistência humanitária aos ribeirinhos do Pantanal.

Durante a operação, que teve início no dia 25 de agosto, cerca de 230 famílias foram atendidas na região do Taquari, com entrega de cestas básicas e água potável, além de assistência médica e social. Esta é a primeira edição desta operação humanitária no Pantanal.

Para o mês de setembro estão previstas mais três ações no Alto Pantanal, Baixo Pantanal e Taquari. Assim como o retorno nas mesmas regiões em outubro e novembro.

Alexandre Gonzaga, Comunicação do Governo de MS, com informações de Helton Davis ( Comunicaçaõ Defesa Civil)

Fotos: Helton Davis

siga a disputa pela artilharia da competição

A 2ª divisão do Campeonato Paraibano 2024 já começou, com nove clubes nas disputa. Um time será campeão e dois vão ter a chance de subir de patamar e disputar a elite do futebol da Paraíba no ano que vem. Mas quem vai ser o goleador desta edição? O Jornal da Paraíba atualiza a artilharia da competição rodada a rodada. Veja o ranking abaixo.

+ Confira a tabela da 2ª divisão do Campeonato Paraibano 2024

(Arte: Cisco Nobre/Jornal da Paraíba)

Artilharia

3 GOLS

  • Everton Cabaré (Auto Esporte)

2 GOLS

  • Robinho (Spartax)
  • Caio Cesar (Spartax)
  • Bruno Henrique (Desportiva Guarabira)
  • Vitinho (Auto Esporte)

1 GOL

  • Ferreira (Spartax)
  • Diego (Auto Esporte)
  • Ítalo (Sport-PB)
  • Lucas Gavião (Cruzeiro-PB)
  • Tiago Cardoso (Cruzeiro-PB)
  • Jefferson (Desportiva Guarabira)
  • Allef (Picuiense)
  • Pedro Henrique (Confiança-PB)
  • Maike (Auto Esporte)
  • Joãozinho (Auto Esporte)
  • Diego Souza (Auto Esporte)
  • Deyvison Mosquito (Auto Esporte)
  • Binho (Queimadense)

Leia mais notícias do esporte paraibano no Jornal da Paraíba

Lei Eleitoral

Em virtude da legislação eleitoral, toda comunicação institucional no âmbito dos municípios deve ser encerrada no prazo de três meses anteriores ao pleito.

A divulgação de notícias em portais institucionais também é afetada pelas regras das eleições.

Deste modo, em cumprimento ao calendário eleitoral, estamos suspendendo as publicações neste espaço.

Agradecendo a todos a compreensão.

Petrúcio Ferreira conquista o ouro nos 100m rasos na classe T47, nas Paralimpíadas de Paris 2024

Petrúcio Ferreira é ouro paralímpico mais uma vez! Nas Paralimpíadas de Paris 2024, o paraibano subiu no lugar mais alto do pódio da prova pela terceira vez, nos 100m rasos, na categoria T47. Na final, o tempo do atleta foi de 10.68 segundos, o melhor da temporada.

Petrúcio Ferreira conquista ouro nas Paralimpíadas de Paris 2024. (Foto: Douglas Magno/CPB)

As outras duas conquistas paralímpicas de Petrúcio Ferreira aconteceram nas Paralimpíadas do Rio 2016 e em Tóquio 2020.

Após a prova, o paraibano trouxe toda a emoção da conquista em suas palavras.

É muita emoção. Estar vivendo tudo isso. Estou muito grato por tudo e por todos. Petrúcio está aí conquistando o mundo

Petrúcio Ferreira
Petrúcio Ferreira é tricampeão paralímpico. (Foto: Ale Cabral/CPB)

O atleta também aproveitou para exaltar sua terra, São José do Brejo do Cruz, no interior da Paraíba, e o Nordeste.

Eu sou muito orgulhoso das minhas origens e raízes. Tudo o que eu passei e vivi na minha infância, sofrida, serviu como combustível para conquistar os meus sonhos. Vim de uma cidadezinha, São José do Brejo do Cruz, no interior da Paraíba. O chapéuzinho que eu carrego comigo também é uma forma de representar o Nordeste e muitos talentos que surgem de lá. E esse surgiu de lá. Petrúcio Ferreira, três vezes campeões paralímpicos

Petrúcio Ferreira
Petrúcio Ferreira conquistou o ouro nas Paralimpíadas de Paris 2024. (Foto: Reuters)

A classe em que Petrúcio Ferreira compete, T47, é destinada a paratletas com amputação nos membros superiores.

Leia mais notícias do esporte paraibano no Jornal da Paraíba

Confira na íntegra dados da 1º pesquisa Quaest da corrida eleitoral de João Pessoa

Candidatos a prefeito de João Pessoa nas Eleições 2024. Reprodução

Na última terça-feira (27), a TV Cabo Branco, afiliada da Globo em João Pessoa, divulgou a 1º pesquisa Quaest da corrida eleitoral na capital paraibana.

A sondagem, um termômetro após 11 dias do início da campanha de rua e na internet, mostrou o prefeito Cícero Lucena (PP) liderando com 53% das intenções de voto.

Na sequência, aparecem Luciano Cartaxo (PT), com 12%; Ruy Carneiro (Podemos), com 11%; e Marcelo Queiroga (PL), com 7%.

Os três estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro.

A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

Os candidatos Camilo Duarte (PCO) e Yuri Ezequiel (UP) não pontuaram.

Além de intenção de votos de maneira geral, a pesquisa trouxe informações sobre preferências por faixa etária, renda, escolaridade e religião.

Também revelou números de aprovação do governo municipal, estadual e federal, interesse do eleitor com a disputa, disposição para ir votar. Entre outras informações apresentadas pelo time de política da Rede Paraíba.

Veja:

Opinião: na Quaest, liderança de Cícero impõe desafio grande a adversários

Quaest: 76% dos eleitores de João Pessoa estão pouco ou nada interessados nas eleições

Quaest: Cícero Lucena é o candidato com mais potencial de voto em João Pessoa; veja números

Análise: Cícero lidera na Quaest, mas Cartaxo e Queiroga podem crescer com Lula e Bolsonaro

Agora, você pode conferir na íntegra todos os dados da pesquisa. Um forma de democratizar a informação e mostrar toda transparência dos resultados, métodos e análises.

Principais resultados:

● Eleição de João Pessoa inicia com 57% de indecisos, de acordo com pesquisa espontânea.

● Para 58% dos eleitores de Cícero Lucena, a escolha de voto é definitiva.

● Cícero Lucena tem o maior potencial de voto, enquanto Luciano Cartaxo e Ruy Carneiro são os mais rejeitados.

● A administração do prefeito Cícero Lucena é avaliada positivamente por 62% dos eleitores de João Pessoa. Outro número que vale ficar de olho: 45% dos entrevistados estão dispostos a mudar de voto ainda. Contra 54 que não mudam.

Dados da pesquisa

A pesquisa foi realizada entre os dias 24 e 26 de agosto de 2024. Foram entrevistados 852 eleitores de João Pessoa. A margem de erro estimada é de 3 (três) pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.

A pesquisa foi contratada pela TV Cabo Branco e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo TSE: PB-08301/2024.

CONFIRA RELATÓRIO:

Veja também:

Quaest em João Pessoa: 30% se dizem de direita e 27% de esquerda

Silvana perde nas semis e disputará o bronze no parataekwondo

Silvana Fernandes foi derrotada nas semifinais do parataekwondo, na categoria até 57kg, na classe K44, nas Paralimpíadas de Paris 2024. Na disputa, a paraibana levou a pior contra a chinesa Li Yujie, por 17 a 13. Com isso, a atleta ficou de fora da disputa pelo ouro, mas ainda tem chance de medalha, na luta pelo bronze.

Silvana Fernandes foi derrotada nas semifinais. Foto: divulgação / Comitê Paralímpico Brasileiro

Em uma luta emocionante, a paraibana saiu atrás do placar, recebendo duas advertências logo no começo do combate. Silvana até conseguiu equiparar a disputa, mas, no final, a chinesa Li Yujie conseguiu abrir uma vantagem e liquidou as chances brasileiras.

Contudo, Silvana Fernandes ainda tem chances de sair das Paralimpíadas de Paris 2024 com a medalha de bronze. Na disputa pelo terceiro lugar, a brasileira enfrentará Kamilya Dosmalova, do Cazaquistão.

A disputa pela medalha de bronze está marcada para as 16h04, ainda nesta sexta-feira (30).

Leia mais notícias do esporte paraibano no Jornal da Paraíba