Ruy busca polarização com Cícero, mas terá que ter habilidade para responder sobre condenação
Disputando mais uma vez a prefeitura de João Pessoa, o deputado federal Ruy Carneiro (Podemos) não tem poupado críticas à gestão do prefeito Cícero Lucena (PP). Em entrevista hoje à Rádio CBN e ao Jornal da Paraíba, Ruy apontou deficiências no transporte público, na saúde e na educação municipal.
No transporte repetiu o discurso da existência de um ‘esquemão’ entre a gestão e empresários, prometendo que, caso eleito, revisará preços e exigirá dos empresários um melhor serviço.
O pré-candidato não descartou, inclusive, rescindir contratos e promover novas licitações, caso entenda ser necessário.
A estratégia da campanha está clara: buscar a polarização com Cícero, para tentar chegar no segundo turno.
Na campanha deste ano, contudo, Ruy terá que conviver com questionamentos dos adversários sobre temas sensíveis. O principal deles uma decisão da Justiça que o condenou por fraude, peculato e lavagem de dinheiro no caso Desk.
A condenação tem como referência irregularidades em contratos firmados na gestão de Ruy enquanto secretário de Esportes do Estado.
A temática na campanha é inevitável. Como pré-candidato, o deputado terá que ter habilidade ao falar sobre o assunto. Não pode culpar o Judiciário ou a imprensa, por exemplo – até porque da sentença ainda cabe recurso.
Para o debate eleitoral a decisão tem um peso significativo. Sobretudo para um candidato que sempre teve como bandeira o combate à corrupção e acostumou-se a cobrar, dos adversários, moralidade nos atos administrativos.