Parceria da Prefeitura com IBGE torna João Pessoa a primeira cidade do país a fazer cadastro conjunto de endereços
A parceria da Prefeitura de João Pessoa com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) resultou na elaboração pioneira, no país, de um cadastro conjunto de endereços e no mapeamento da cidade feito pelo IBGE durante o Censo Demográfico de 2022. Para confirmar o resultado positivo do trabalho em conjunto, o superintendente do IBGE na Paraíba, Roberto Salgado, fez uma visita técnica, nesta quinta-feira (2), ao secretário de Planejamento da Capital, Ayrton Falcão, e à equipe da Unidade de Geotecnologia e Cadastro Municipal, vinculada à Seplan.
Estudos de adequações de poligonais das favelas e comunidades urbanas ajudaram na elaboração do cadastro conjunto de endereços e no mapeamento da cidade feito pelo IBGE durante o Censo Demográfico de 2022. Poligonais são figuras geométricas de apoio a levantamentos topográficos para delimitação de áreas urbanas ou rurais.
O secretário Ayton Falcão lembrou que a Prefeitura e o IBGE abriram, desde então e de forma recíproca, seus bancos de dados para troca de informações sobre a expansão urbana e o desenvolvimento socioeconômico do município. Ele enalteceu a história e a credibilidade do instituto: “Nenhum profissional, empresa ou instituição que necessite fazer qualquer trabalho técnico pode prescindir dos dados e informações do IBGE. Todos recorrem e colocam lá: fonte IBGE”, destacou.
O superintendente Roberto Salgado lembrou que os resultados alcançados a partir da troca e integração de informações e dados sobre o território municipal desde que o trabalho da Prefeitura de João Pessoa e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística começou a ser feito em conjunto, no final de 2021, já no primeiro ano da atual gestão do prefeito Cícero Lucena.
A parceria permitiu a compatibilização dos dados das duas instituições sobre os aglomerados urbanos e favelas existentes, além de ajudar a manter o cadastro de ambos sempre atualizado, conforme apresentação feita, na reunião, pelo analista do IBGE, Fernando Lins, e por Jordana Coimbra, diretora da Unidade de Geotecnologia e Cadastro Municipal.
O próximo passo, alinhado ao término da reunião, será promover em breve a divulgação conjunta de dados que demonstram a expansão da cidade, suas novas demandas; e, também, que contribuam para subsidiar ainda mais a gestão municipal, por exemplo, em áreas como transporte público e mobilidade urbana, educação e saúde.
Participaram também do encontro, Eini Celly, geotecnóloga da Seplan, Carlos Alberto Ribeiro e Niedja Lemos, ambos da Diretoria de Geoprocessamento.