PB INFORMA

Notícias da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Noticias

4 clubes mudaram de treinador nesta temporada

A 1ª fase do Campeonato Paraibano Unipê 2024 chega à sua última rodada. Independente da temporada, ou da situação dos clubes, uma coisa sempre está presente na rotina do estadual: as trocas de técnicos. Neste ano, as substituições na área técnica não foram muito massivas. Até o momento, apenas cinco mudanças aconteceram entre os treinadores das equipes da elite do futebol da Paraíba. O número representa uma queda de pouco mais de 44% em relação ao ano passado.

+ Confira a tabela completa do Campeonato Paraibano

O fato é que a dança das cadeiras está bem pouco movimentada em 2024. Agora, o Jornal da Paraíba detalha todas as trocas de técnicos que aconteceram entre os times da elite do futebol paraibano nesta temporada.

Trocas de técnicos no Campeonato Paraibano 2024

  • SOUSA: Renatinho Potiguar → Paulo Schardong
(Foto: Jefferson Emannoel/Sousa)

A primeira das cinco trocas de técnicos aconteceu justamente com a queda de um dos técnicos mais regulares da temporada 2023 na Paraíba. Renatinho Potiguar estava acertado com o Sousa desde novembro de 2022. No Paraibano, o treinador conduziu o Dinossauro na campanha do vice-campeonato estadual. Com a regularidade, ele foi mantido para a disputa da Série D do Campeonato Brasileiro, levando a equipe sertaneja até o mata-mata do acesso, onde foi eliminado pela Ferroviária.

Mantido para 2024, Renatinho viu a temporada do Sousa começar de uma forma bem diferente do ano passado. Logo na estreia, o Dinossauro perdeu para o Nacional de Patos por 1 a 0. Na sequência, venceu o Serra Branca, também por 1 a 0. Mas na 3ª rodada, após perder para o CSP, em João Pessoa, a relação entre Renatinho Potiguar e o Sousa chegou ao fim. Para o seu lugar, a diretoria do Dino trouxe Paulo Schardong.

  • SÃO PAULO CRYSTAL: Giovanni Montinni → Ferreira
(Foto: Divulgação/São Paulo Crystal)

Quem começou a temporada em uma situação bem complicada diferente de 2023 foi o São Paulo Crystal. A equipe, que ficou na 3ª colocação no estadual do ano passado, precisou sair de Cruz do Espírito Santo, na Região Metropolitana de João Pessoa, e foi para Alagoa Nova, no Brejo Paraibano. A mudança no planejamento fez com que o Carcará fosse o último time do estadual a anunciar seu treinador. O escolhido foi Giovanni Montini, que assumiu seu primeiro compromisso como treinador de futebol profissional.

No entanto, a campanha do São Paulo Crystal não foi nem um pouco convincente durante toda a temporada. Já na estreia, o time foi goleado por 5 a 1 pelo Botafogo-PB, no Almeidão. Com o passar do Paraibano, o Carcará acumulou três derrotas nas três primeiras rodadas, passando a ser um forte candidato ao rebaixamento. No 4º jogo da temporada, a equipe chegou à sua primeira vitória. No entanto, logo na partida seguinte, uma nova derrota. Dessa vez, o algoz foi o Treze, que deu um ponto final à passagem de Montini no comando técnico. Ferreira foi o escolhido para assumir o cargo. Essa acabou sendo uma das trocas de técnicos mais previsíveis da temporada.

  • BOTAFOGO-PB: Cristian de Souza → Severino Maia → Moacir Júnior
(Foto: Cristiano Santos/Botafogo-PB)

O Botafogo-PB passou por duas trocas de técnicos neste ano. No início da temporada, Cristian de Souza foi o escolhido para comandar o Alvinegro da Estrela Vermelha e acabou sendo o responsável por conduzir o Belo à liderança do Campeonato Paraibano. Além de se manter na parte mais alta da tabela do estadual, a equipe da capital paraibana se manteve invicta por muito tempo na temporada. No entanto, logo após a primeira derrota, para o Altos, na Copa do Nordeste, a passagem de Cristian de Souza à frente do clube chegou ao fim, surpreendendo grande parte da torcida.

Para o lugar de Cristian de Souza, Moacir Júnior foi o escolhido pela diretoria do Alvinegro. No entanto, até que o novo comandante chegasse à Maravilha do Contorno, Severino Maia, que faz parte da comissão permanente da equipe, ficou com a responsabilidade técnica do Belo. O interino, inclusive, comandou o Botafogo-PB na vitória sobre o Serra Branca, um dos famosos jogos de seis pontos, que valia a liderança do Campeonato Paraibano.

  • NACIONAL DE PATOS: Michel Lima → Hércules
(Reprodução/TV Paraíba)

O time com o começo mais invejado desta edição do Campeonato Paraibano foi, sem dúvidas, o Nacional de Patos. Na pré-temporada, após não renovar com Rodrigo Fonseca, o Canário do Sertão acertou com Michel Lima. O início de estadual do Alviverde foi avassalador: três vitórias em três jogos. Além disso, a equipe se manteve na liderança da competição até a 4ª rodada. No entanto, essas foram as únicas vitórias do Naça até aqui.

O que parecia que seria uma classificação fácil acabou se tornando uma matemática bastante complicada. Nas últimas cinco rodadas, o Canário acumula um empate e quatro derrotas. A última, contra o Pombal, deixou as chances de classificação do Naça em um cenário muito remoto. Mas foi uma rodada antes, contra o Campinense, após ser derrotado por 1 a 0 com um gol contra, que a passagem de Michel Lima à frente do Canário chegou ao fim. Para o seu lugar, o auxiliar-técnico Hércules acabou sendo efetivado.

Clubes que não fizeram trocas de técnicos no Paraibano 2024

(Foto: Daniel Vieira/Treze)

Diferente da temporada 2023, em que apenas três clubes não fizeram trocas de técnicos na elite do futebol paraibano, mais da metade dos times seguem com o mesmo treinador desde a 1ª rodada neste ano. Atlético-PB, Campinense, CSP, Pombal, Serra Branca e Treze não fizeram substituições na área técnica.

  • Atlético-PB: Ederson Araújo
  • Campinense: Francisco Diá
  • CSP: Josivaldo Alves
  • Pombal: Adriano de Souza
  • Serra Branca: Ranielle Ribeiro
  • Treze: William De Mattia

Leia mais notícias do esporte paraibano no Jornal da Paraíba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *