PB INFORMA

Notícias da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Noticias

Prefeitura encerra formação de profissionais para implantação de EMAIs em 11 novas unidades

Diretores, coordenadores pedagógicos, coordenadores administrativos, financeiros, especialistas, articuladores de aprendizagem e professores da Educação Infantil, anos iniciais e anos finais, professores de salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e mediadores de práticas ativas participaram durante toda a semana da Formação Inicial dos Professores que atuam nas 11 novas Escolas Municipais Ativas Integrais (EMAIs). A formação foi realizada pela Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), por meio da Diretoria de Ensino, Gestão e Escola de Formação (Degef).  

“A implantação da EMAI é um ganho para a Rede Municipal de Ensino de João Pessoa. Na verdade, eu posso dizer que é um sonho de todo estudante estudar em escola com este sistema. Nela o estudante é ouvido plenamente. A escola EMAI foca no protagonismo da criança e do adolescente. Nossos estudantes que escolhem as disciplinas que querem fazer, além do que a escola já oferta. Tem unidade de ensino que oferta capoeira, pintura, atividades esportivas, diversidade”, disse a secretária executiva da Sedec, Luciana Dias, no encerramento da formação.  

Durante as 40h do processo formativo, os educadores viram conceitos e práticas que devem ser adotados na rotina escolar, na perspectiva da oferta das condições para que se apropriem dos elementos conceituais e metodológicos orientadores do Modelo da Escola da Escolha e, dessa forma, serem dotadas de conhecimentos para desempenhar as suas funções no desenvolvimento do Projeto Escolar.   

A rede municipal agora conta com 21 EMAIs, sendo 10 implantadas no ano passado. Este primeiro ano é chamado de ‘Sobrevivência’, e as de 2023 passam para o ‘Ano de Crescimento’.  

“Dentro do projeto da escola de formação o prefeito Cícero Lucena e a secretária da Educação, América Castro, querem que no próximo ano seja implantado em mais nove escolas, chegando ao um total de 30 unidades”, explicou o gestor de implantação do programa na Sedec, Clécio Albuquerque.  

EMAIs – No ano de 2023 foi implantado na Rede Municipal de Ensino o Modelo de Escola Ativa Integral em 10 unidades. A partir de 2024 esse modelo será expandido para outras 11 escolas municipais: Analice Caldas, Anísio Teixeira, Cônego João de Deus, Chico Xavier, Frei Afonso, João Gadelha de Oliveira, João Medeiros, João Santa Cruz, José Peregrino de Carvalho, João XXIII e Ubirajara Targino Boto.   

O professor de História da EMAIs Oscar de Castro, Iraguacy de Sousa Silva, falou sobre esta mudança. “É um sistema inovador no qual traz a parte diferenciada que são as disciplinas diversificadas, que traz uma proposta de formação do indivíduo voltado para o projeto de vida, pautado na formação do protagonista A gente fazia muito tempo que vinha num modelo que já se pode considerar arcaico, tendo em vista a nova mentalidade dessa juventude. A escola tinha que sair daquele modelo de quadro e pincel e isso está acontecendo”, falou o professor.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *