Profissionais de saúde alertam sobre a importância de não atrasar o cronograma vacinal de crianças e adolescentes
Uma das melhores formas de garantir a proteção da criança, é seguir o cronograma de vacinas recomendado pelo Ministério da Saúde (MS). Sempre que se adia uma vacina, aumenta a vulnerabilidade para o adoecimento, pois para ter a imunidade contra uma doença é preciso receber todas as doses indicadas na caderneta de vacinação. Enquanto uma criança ou qualquer pessoa não receber todas as doses, não estará protegida.
A imunidade coletiva também previne surtos ao dificultar a disseminação da doença, que se tornará cada vez mais rara, às vezes desaparecendo completamente da comunidade. “Quando fazemos esse alerta, convocando a população para se proteger e evitar atrasar novas doses, ou seja, completar o cronograma de vacinas, é para garantir uma proteção coletiva e entendendo que, desta forma, estamos criando um bloqueio sanitário para determinadas doenças”, esclareceu Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização de João Pessoa.
Nesta quinta-feira (9), as vacinas serão administradas nas unidades de saúde da família (USFs), Centro Municipal de Imunização e policlínicas municipais, de acordo com o horário de funcionamento de cada serviço.
Há também dois pontos extras localizados no Shopping Sul, no bairro dos Bancários, e no Home Center Ferreira Costa, às margens da BR-230, que atendem de segunda a sexta-feira, das 12h às 21h, e aos sábados, até 16h. Ambos com a administração de todas as vacinas que fazem parte do calendário de rotina e das campanhas ativas, facilitando a vida do usuário que não pode ir até um serviço de saúde durante o horário comercial.
Para crianças, o esquema vacinal é indicado a partir dos seis meses de idade, a segunda dose aos 30 dias e a terceira dose com 60 dias, com imunizantes Pfizer-BioNTech baby.
Já a vacina bivalente contra a Covid-19 é destinada aos maiores de 18 anos, desde que tenham completado o esquema vacinal primário (duas doses ou dose única). É necessário um período de 4 meses desde a última aplicação para poder receber o imunizante. O público-alvo são pessoas acima de 18 anos, além de pessoas com deficiência, imunocomprometidas e com comorbidades acima de 12 anos, gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde.
Documentação – Para ter acesso à vacina contra Covid-19, o usuário deve apresentar um documento oficial e o cartão de vacina, que comprove outras doses do imunizante, além do Cartão SUS. Já para receber a vacina contra Influenza e demais vacinas do calendário de rotina, é importante levar o cartão de vacina, Cartão SUS e um documento oficial do usuário.
Vacinação Domiciliar – Para pessoas acamadas e restritas ao leito, é necessário fazer agendamento, por meio do número (83) 98645-7727. As vacinas são disponibilizadas nos domicílios, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 16h.
Locais de vacinação em João Pessoa nesta quinta-feira (9):
Unidades de Saúde da Família (USFs)
Horário: 7h às 11h e das 12h às 16h (de segunda a sexta-feira)
*exceção: Alto do Céu II, Roger III, Cruz das Armas IV, Anayde Beiriz e Jardim Planalto
Policlínicas Municipais e Centro Municipal de Imunização
Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)
Home Center Ferreira Costa
Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira)
8h às 16h (sábado)
Shopping Sul
Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira)
10h às 16h (sábado)
Vacinação Domiciliar
Agendamento: (83) 98645-7727
Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)