Pesquisadores descobrem nova espécie de peixe e batizam em homenagem a Lula
O nome do presidente Lula (PT) está em alta. E não somente na política, após ele ter ressurgido das ‘cinzas’ da prisão de Curitiba e se tornado, pela terceira vez, presidente do Brasil ano passado. Essa semana pesquisadores da UFPB, UFRN e UEPB publicaram um artigo na revista Neotropical Ichthyology, relatando a descoberta de uma nova espécie de peixe.
A nova espécie foi encontrada na bacia do rio Trairi, no Rio Grande do Norte, região onde predomina o bioma Caatinga, e batizada de Hypsolebias lulai, em homenagem ao presidente Lula.
Conforme o relato dos pesquisadores, o peixe foi visto pela primeira vez por um agricultor em agosto de 2022. Ele fez fotos e enviou as imagens para um dos pesquisadores.
A partir daí uma expedição foi feita na área para coletar amostras da espécie na região.
Segundo as pesquisas, o Hypsolebias lulai faz parte de um dos grupos mais ameaçados do Brasil.
Conhecido popularmente como “peixe das nuvens”, o gênero Hypsolebias possui 34 espécies (35 com a nova descoberta), pertencentes à família Rivulidade.
A espécie representa os peixes mais ameaçados de extinção no Brasil, devido ao seu caráter endêmico (restrito a um único ambiente) de lagoas temporárias na caatinga.
O peixe descoberto mede cerca de cinco centímetros e apresenta um número maior de raios na nadadeira dorsal e de listras no corpo, além de uma coloração azul metálica, diferente dos parentes.
O Hypsolebias lulai tem como característica, pelo que dizem os pesquisadores, a persistência. Nascem em pequenas lagoas no meio da caatinga. Uma característica que é também reconhecida no presidente, até mesmo por parte de seus mais ferrenhos adversários. Ninguém deixa a prisão para ser novamente presidente de um país por acaso…
Com informações do Jornal Correio Braziliense ****