PB INFORMA

Notícias da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Noticias

Fórum Internacional de Cidades Criativas promove debates e resulta em acordos de cooperação

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest), em parceria com o Sebrae, realizou, nesta sexta-feira (6), a primeira edição do Fórum Internacional de Cidades Criativas. O evento – que reuniu diversos representantes da Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco – foi encerrado no início da noite com, pelo menos, três acordos de cooperação firmados.

O Fórum começou pela manhã e contou com 12 palestrantes, que participaram de mesas de debates divididas em três eixos temáticos: Artesanato – políticas públicas e ações de cooperação; Música e arte midiática – experiências das cidades criativas; e o presente e o futuro da Economia Criativa. Para a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de João Pessoa, Vaulene Rodrigues, foi uma grande honra para a cidade sediar o evento.

“Vivemos, nesta sexta, um momento incrível de trocas de experiências de sucesso e práticas de economia criativa. Renomados representantes do país e do mundo estiveram aqui reunidos, ao longo do dia, com a visão de cooperação para o fortalecimento do potencial da criatividade como vetor econômico e cultural. Um marco para nossa cidade”, destacou.

Experiências – Entre os palestrantes, estava Álvaro Narvaez, secretário de Cultura de Medellín, na Colômbia. Ele mostrou como a música tem contribuído para transformar a cidade colombiana em um lugar de paz. “Apresentar, em João Pessoa, a experiência de Medellín como cidade inovadora e criativa no campo musical nos dá a oportunidade de contribuir para o intercâmbio criativo, e analisar as estratégias que nos permitiram construir uma economia criativa através da música”, disse.  

Ainda segundo ele, esses encontros permitem aprofundar questões sobre o futuro das cidades, a relação entre a humanidade e o desenvolvimento tecnológico, os desafios que isso coloca e as mudanças que estão por vir. “Sem essas reuniões, as cidades ficariam cegas às soluções que o mundo propõe. Espero que, nos próximos meses, se amplie o intercâmbio entre Medellín e João Pessoa, o que nos permitirá trocar conhecimentos e estabelecer processos de colaboração com outras cidades e países”, acrescentou.

Parcerias – O coordenador de Projetos Especiais da Sedest, Eduardo Barroso, contou que o Fórum encerrou com, ao menos, três acordos de cooperação encaminhados. “O primeiro deles, envolve o estado da Paraíba e a cidade de Puebla, no México. Já foi definido, inclusive, um protocolo com oito pontos a serem executados. Entre eles, estão intercâmbios de pesquisadores e de métodos e processos de gestão”, explicou.

O segundo acordo foi apresentado por Dominique Roland, diretor do Centro de Artes da cidade de Enghien-les-Bains, na França. De acordo com ele, a proposta é firmar parceria com cidades brasileiras, em especial, João Pessoa e Campina Grande, para intercâmbio de pessoas em regime de residências criativas ou residências artísticas.

Já o terceiro, é uma cooperação do Laboratório de Inovação e Design para o Artesanato Competitivo (Labin), em João Pessoa, com o laboratório O Imaginário, da Universidade Federal de Pernambuco, em Recife. “Eles vão nos apoiar na implantação da Fábrica Social de Artesanato e também nas metodologias de intervenção em comunidades artesanais, trabalho que eles já vêm realizando há vinte anos, colhendo vários erros e acertos. Então, vamos aprender com eles”, complementou Eduardo.

Vaulene Rodrigues comemorou os resultados obtidos. “São encaminhamentos concretos, firmados com esse encontro, na nossa capital. E esperamos que esse seja só o início de uma série de cooperações mais estreita entre todas as cidades envolvidas no evento”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *