As estruturas subterrâneas originais do Cruzeiro do Centro Cultural São Francisco, em João Pessoa, foram encontradas debaixo do calçadão por restauradores e arqueóloga durante o processo de restauração do projeto Caminhos da Fé.
A primeira etapa deste projeto é a restauração do Cruzeiro, que data do século XVIII. Os restauradores não sabem ao certo, mas, se a estrutura for oca, ele pesa cerca de 160 toneladas. Caso o Cruzeiro for feito de pedra maciça, o monumento ultrapassa as 400 toneladas.
>> Como doar ao projeto ‘Caminhos da Fé’
Segundo o restaurador Jorge Eduardo, o cruzeiro não apresenta nenhuma fissura, o que significa que, além de ser bem construído, o terreno em que o Cruzeiro está é sólido.
Antes de começar a obra, os restauradores perceberam que a estrutura vista do Cruzeiro não poderia terminar na linha do solo em que se encontra nos dias de hoje. Por isso, uma escavação foi feita, e uma arqueóloga percebeu que a base do cruzeiro continua mais abaixo.
Além disso, foram encontradas pedras que fazem parte do pavimento original da construção. O restaurador explica que, com essa descoberta, é possível ter a noção de que não houve um erro construtivo no século XVIII e sim que, quando o pavimento atual do centro Cultural São Francisco foi feito, o nível do solo do local foi elevado, assim cobrindo a base do Cruzeiro.
Os restauradores irão estudar junto com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) o que fazer com esse achado.
Futuras restaurações
Após o Cruzeiro, outras quatro estruturas serão restauradas, e esse trabalho deve demorar um ano e meio.
De acordo com o diretor do Centro Cultural São Francisco, o padre Marcondes Meneses, a segunda parte do projeto será a restauração do adro, que comporta os muros laterais com azulejos portugueses.
Já a terceira fase será a restauração da fachada da igreja e, por fim, a quarta parte será a restauração do relógio solar e a fonte.
O Caminhos da Fé é um projeto para restaurar igrejas do Centro Histórico de João Pessoa. O projeto está sendo custeado com recursos direcionados por agentes públicos, empresas e pessoas físicas.
É possível doar para o projeto ‘Caminhos da Fé’ por dois caminhos diferentes. O primeiro, através do PIX, serviço de pagamento instantâneo, pela chave caminhosdafepb@gmail.com.
Além disso, também é possível depositar o valor que será doado diretamente em uma conta específica para este fim. Conforme a Arquidiocese da Paraíba, o número da conta é 37650-7 e a agência, número 435, do banco Bradesco.