PB INFORMA

Notícias da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Noticias

Na CBN, ministro sugere monitoramento por câmeras para evitar paralisação de obras do PAC III na Paraíba; ouça

Felipe Nunes

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse nesta terça-feira (12), em entrevista à Rádio CBN João Pessoa, que uma das estratégias a serem adotadas pelo Governo Federal para evitar paralisações de obras da nova versão do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) será o monitoramento por câmeras dessas obras. Pela manhã, ele participou de solenidade de lançamento do programa, em João Pessoa, com a participação de autoridades locais.

De acordo com o ministro, o Governo Federal vai “estimular” o monitoramento eletrônico pelas gestões municipais e estaduais, que de acordo com ele estão mais próximas da execução das obras e podem verificar de perto qualquer intercorrência em relação ao andamento dos projetos.

“Estamos estimulando que, mesmo as obras que sejam licitadas por prefeitos e governadores, que eles instalem câmeras, por exemplo, que funcionem 24 horas por dia, para que tenhamos imagens diárias dessas obras e que possamos monitorar se a movimentação de máquinas está adequado, se o movimento de pessoal está adequado, se o andamento da obra corresponde ao planejado, para que tenhamos , caso necessário, eventuais intervenções rápidas e consigamos dar andamento célere às obras”, explicou.

Além do monitoramento por câmeras, o ministro garantiu que o Governo Federal planeja a realização de balanços periódicos, a partir de ferramentas de acompanhamento das obras, junto aos governadores e prefeitos. “Esse monitoramento será feito e haverá esse acompanhamento. A outra estratégia é ter ferramentas de balanço junto a governadores e prefeitos”, afirmou.

Na Paraíba, uma das obras que estão incluídas no PAC é a triplicação da BR-230 de Cabedelo a João Pessoa. Iniciada em 2017, a obra se arrasta lentamente, mas por falta de recursos suficientes para sua conclusão.
No último dia 05, foi assinada a ordem de serviço para execução de obras remanescentes da triplicação, com a liberação de R$ 151 milhões para retomada dos serviços.

Obras

Na Paraíba, o ministro Rui Costa apresentou empresários e gestores públicos, incluindo o governador João Azevêdo (PSB), os empreendimentos que estão na carteira do Novo PAC na Paraíba.

As onze obras estruturantes pleiteadas pelo chefe do Executivo ao governo federal que foram incluídas no novo PAC preveem investimentos de R$ 2,4 bilhões na Paraíba em infraestrutura rodoviária, saúde e segurança hídrica.

Confira a entrevista do ministro Rui Costa: 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *