Senado lança biografia que inclui José Maranhão entre ‘grandes vultos’ da Casa
Por Felipe Nunes
Será lançado, no dia 19 deste mês, em Brasília, um livro sobre a trajetória do senador José Targino Maranhão (MDB), morto em fevereiro de 2021, vítima da Covid-19. A obra vai integrar a coletânea ‘Grandes Vultos que honraram o Senado’ . O evento deve contar com a participação do presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD).
Construída a partir de um extenso trabalho de apuração, a obra tem a autoria dos escritores Francisco de Sales Gaudêncio e Eduardo Peruzo, dando ênfase ao período em que José Maranhão exerceu o cargo de senador da República pela Paraíba, por duas ocasiões.
A série ‘Grandes Vultos’ reúne biografias de alguns dos principais senadores que exerceram mandato durante os quase duzentos anos do Senado. Em 2022, o paraibano foi selecionado pela Mesa Diretora da Casa para receber a homenagem.
José Targino Maranhão faleceu no dia 8 de fevereiro de 2021, no Hospital Villa Nova Star, em São Paulo, aos 87 anos, após 71 dias internados para tratar complicações da Covid-19.
O senador era casado com a desembargadora Maria de Fátima Bezerra Maranhão, atual presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), e deixou três filhos (Maria Alice, Leônidas e Letícia) e dois netos (José Neto e Maria de Fátima). Além de senador, ele foi governador da Paraíba por três vezes, vice-governador, deputado Constituinte, deputado federal e deputado estadual.
O evento de lançamento do livro será realizado às 15h do dia 19, no Salão Nobre do Senado, com a participação de familiares de José Maranhão e políticos da Paraíba.