Compartilhe
Se estivesse viva, Janis Joplin teria completado 80 anos nesta quinta-feira, 19 de janeiro de 2023. Quando morreu, no dia quatro de outubro de 1970, vítima de uma dose excessiva de heroína, tinha somente 27 anos e estava terminando a gravação do álbum Pearl, no qual era acompanhada pela Full Tilt Boogie Band. O disco foi lançado postumamente em janeiro de 1971.
Há outros livros, mas, se você quer conhecer a história de Janis Joplin, sugiro duas biografias. Enterrada Viva, de 1973, foi escrita ainda no calor dos acontecimentos. Myra Friedman, a autora, fora secretária de Albert Grossman, empresário da cantora. Também é de uma mulher, Holly George-Warren, a outra biografia que indico: Janis Joplin, Sua Vida, Sua Música, lançado no Brasil em 2020.
Texana de Port Arthur, Janis Joplin trocou sua cidade por São Francisco. Foi lá que encontrou a liberdade que procurava e de onde se projetou. O primeiro disco que gravou não era dela, mas da banda Big Brother and The Holding Company. No segundo, Cheap Thrills, o protagonismo era dividido entre o grupo e a cantora, embora esta começasse a se sobrepor. I Got Dem Ol Kozmic Blues Again, Mama foi o único disco solo que gravou e lançou em vida. Pearl estava praticamente pronto quando morreu.
Veja também Roberto Carlos rompe parceria com o empresário Dody Sirena
Muita gente diz que Janis Joplin era uma cantora de blues. Não era exatamente isso, ainda que tenha gravado números do gênero e que tivesse um forte sentimento bluesy no seu modo de cantar. Também tinha muito de soul. Cantava ainda rocks, baladas e música country. Na voz rouca de Janis tanto era possível identificar a influência de uma cantora de blues como Bessie Smith quanto a força vocal do soul man Otis Redding.
Janis Joplin era um diamante em estado bruto que o tempo não pôde lapidar. Sua música era expressão de uma busca inútil pela felicidade, tema universal que garante a sobrevivência do seu legado. Tal como na letra da canção, ela não conseguiu deixar de ser uma pequena garota triste. Ouça.
-
80 anos de Janis Joplin
-
janis joplin