Fórum Nacional de Governadores oferece forças de segurança para conter atos golpistas
Compartilhe
O Fórum Nacional de Governadores colocou as Forças de Segurança Pública à disposição do Governo Federal para impedir os atos de terrorismo e vandalismo na Esplanada dos Ministérios e na Praça dos Três Poderes, em Brasília, neste domingo (8). A reunião de emergência ocorreu logo após o início dos ataques e contou com a participação do governador João Azevêdo (PSB).
Participando agora de reunião extraordinária do Fórum Nacional dos Governadores. Estamos colocando as forças de segurança dos estados à disposição do Ministro da Justiça, Flávio Dino, para apoiar a restauração da normalidade no Distrito Federal, postou o governador da Paraíba.
Participando agora de reunião extraordinária do Fórum Nacional dos Governadores. Estamos colocando as forças de segurança dos estados à disposição do Ministro da Justiça, Flávio Dino, para apoiar a restauração da normalidade no Distrito Federal. pic.twitter.com/Lntrc1q2yJ
— João Azevêdo (@joaoazevedolins) January 8, 2023
O Fórum Nacional de Governadores também emitiu uma nota de repúdio aos atos antidemocráticos na área central de Brasília, “condenando quaisquer atitudes violentas e posturas irresponsáveis que ponham em risco a integridade do estado democrático de direito”.
Como presidente do Consórcio do Nordeste, João já havia emitido nota de repúdio aos atos terroristas contra os três poderes e oferecendo o envio de policiais dos estados da região para ajudar na recuperação da segurança em Brasília.
Veja também Vândalos e golpistas bolsonaristas invadem Congresso, Planalto e STF
Leia a nota do Fórum de Governadores:
O Fórum Nacional de Governadores externa sua absoluta repulsa ao testemunhar os gravíssimos e inaceitáveis episódios registrados hoje no Distrito Federal, os quais revelam a invasão da Praça dos Três Poderes, seguida da ilegal vandalização das dependências do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal por manifestantes golpistas, irresignados com o resultado das eleições legitimamente encerradas no País, e publica a presente nota de apoio à democracia, condenando quaisquer atitudes violentas e posturas irresponsáveis que ponham em risco a integridade do estado democrático de direito.
As governadoras e os governadores brasileiros, colocando-se à disposição para o envio de forças militares estaduais destinadas a apoiar a situação de normalidade nacional, exigem a apuração das origens dessa movimentação absurda e a adoção de medidas enérgicas contra os extremistas e aqueles que permitiram, por negligência ou conveniência, tal situação, bem como a subsequente penalização de seus responsáveis.
-
ATOS GOLPISTAS
-
forças de segurança
-
Fórum Nacional de Governadores
-
governadores
-
João Azevêdo
Angélica Nunes
Jornalista formada pela UFPB, com bacharelado em Direito (Unipê). Atua na cobertura política no Jornal da Paraíba, na CBN e nas TVs Cabo Branco e Paraíba.
Laerte Cerqueira
Doutor em Comunicação (UFPE), professor do Mestrado em Jornalismo da UFPB. Autor do livro A Função Pedagógica do Telejornalismo (Insular, 2018). É repórter, editor e comentarista político das TVs Cabo Branco e Paraíba e CBN/PB.
Deixe uma resposta Cancelar resposta
Leia também
Conversa Política
Governador autoriza envio de 30 policiais da Paraíba para ajudar forças de segurança nacional
O objetivo é conter os ataques de vandalismo golpistas aos prédios do Supremo Tribunal Federal (STF), Congresso Nacional e Palácio do Planalto.
Conversa Política
Consórcio Nordeste pede punição dos envolvidos nos atos terroristas, em Brasília
Nove governadores da região colocaram policiais dos estados à disposição do governo federal.
Conversa Política
Veneziano, vice-presidente do Senado, convoca gabinete de crise após ataques de ‘terroristas’ bolsonaristas
De acordo com Veneziano Vital do Rêgo, houve por parte do governo federal uma “deliberada disposição” para que os atentados terroristas ocorressem.