Compartilhe
O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), cassou o mandato dos vereadores eleitos em 2020 pelo Democratas, atualmente União Brasil, em Piancó, no Sertão do Estado. A decisão foi tomada na sessão desta quarta-feira (7).
O entendimento da Corte Eleitoral é que houve fraude à cota de gênero através da apresentação de ‘candidata laranja’.
A determinação é pela cassação dos registros e dos diplomas de todos os candidatos proporcionais e também foi determinado com a consequente anulação dos votos atribuídos ao partido e a retotalização dos quocientes eleitoral e partidário.
Também foi imputado aos vereadores Cícero Fábio da Silva e Karla Zenaide Azevedo Brasilino, a sanção de inelegibilidade para as eleições que se realizarem nos oito anos subsequentes à eleição em que se verificou a prática abusiva.
Veja também Réveillon de João Pessoa terá Raniery Gomes, Nando Cordel e Cavaleiros do Forró
A ação foi apresentada pelo Progressistas e os suplentes do partido Geraldo Ferreira de Souza e Wagner Ricardo Leite Brasilino, e já havia sido acatada pelo juízo de primeira instância.
Com a decisão, o partido perde dois parlamentares: Cícero de Zé Rico e Priscila Zomim, que obteve a maior votação para o cargo de vereador no município.
-
chapa cassada
-
piancó.
-
vereadores do DEM
Angélica Nunes
Jornalista formada pela UFPB, com bacharelado em Direito (Unipê). Atua na cobertura política no Jornal da Paraíba, na CBN e nas TVs Cabo Branco e Paraíba.
Laerte Cerqueira
Doutor em Comunicação (UFPE), professor do Mestrado em Jornalismo da UFPB. Autor do livro A Função Pedagógica do Telejornalismo (Insular, 2018). É repórter, editor e comentarista político das TVs Cabo Branco e Paraíba e CBN/PB.
Deixe uma resposta Cancelar resposta
Leia também
Conversa Política
Senadores da Paraíba votam ‘fechados’ e aprovam PEC da Transição
Grande aposta de Lula para cumprir as principais promessas de campanha, a proposta eleva o teto de gastos para que o próximo governo possa manter a parcela de R$ 600 do Bolsa Família (atual Auxílio Brasil) e financiar outros programas sociais a partir de janeiro.
Conversa Política
Veneziano apresenta relatório favorável à tributação de grande fortunas
Caso vire lei, o Imposto sobre Grandes Fortunas (IGF) incidirá sobre pessoas físicas e jurídicas em relação ao patrimônio que detenham no País e no exterior.
Conversa Política
Conselheiro Nominando Diniz é eleito para a presidência do TCE-PB
Ele vai comandar a Corte de Contas pelo biênio 2023-2024 no lugar de Fábio Nogueira, que abriu mão do sistema de rodízio para a presidência em seu benefício.